Postado dia 25 janeiro 2013

Diferença entre Água Oxigenada e Emulsão Reveladora




Recentemente me perguntaram na página do Facebook qual a diferença entre emulsão reveladora e água oxigenada e quando cada uma deveria ser usada, por isso hoje vou distinguir as duas e mostrar o que cada uma faz.


Água oxigenada ou emulsão reveladora???
(Post atualizado em 15/05/2020)




Primeiro é importante ressaltar uma coisa: ambas liberam oxigênio. Poderíamos chamar as duas de água oxigenada, pois água oxigenada nada mais é que a água que conhecemos com uma molécula a mais de oxigênio como vemos na formula abaixo:

Água = H²O
H²O + O = H²O² (água oxigenada)

Outra menção importante a se fazer é que somente chamamos de água oxigenada o peroxido de hidrogênio em solução aquosa, caso contrario a fórmula H²O² é naturalmente o Peróxido de Hidrogênio.

E já que o assunto é ensinamento, quero sugerir que você me siga no Instagram @cabelosesonhos para ver os trabalhos que faço, melhor mostrar que falar né. 

Bom, para quem quiser se aprofundar mais no estudo sobre esse assunto eu indico essa matéria:


A seguir vem a pergunta: então porque o nome água oxigenada e emulsão reveladora?

Boa pergunta (tem uma propaganda assim não tem?).

É que a água oxigenada, ou oxidante para ser mais correto, normalmente é usada nos volumes de 10, 20, 30 ou 40. Isso depende de quantos tons se pretende clarear com a tintura.

Se uma pessoa tem o cabelo castanho claro e quer fazer uma coloração loiro claro ela terá que clarear 3 tons, então ela terá que usar uma "água oxigenada" de 30 volumes que é quem tem poder de clareamento de até 3 tons para colorações (em caso de pó descolorante o clareamento pode ser bem maior).

Por outro lado, a emulsão, que é mais chamada de "emulsão reveladora" leva esse nome porque normalmente é encontrada em volumes de 4, 5 e 9, tendo assim uma quantidade menor de peroxido de hidrogênio e por isso menor capacidade de clareamento (quase nenhuma quando falamos em colorações/tinta).

E quando uma e outra devem ser utilizadas?

Resposta: ambas são oxidantes, pois liberam oxigênio.

No entanto as tinturas permanentes precisam expandir mais os pigmentos para que estes se fixem nos fios (necessário que a tintura tenha amônia) e somente as tinturas permanentes tem poder de clareamento. Por isso a necessidade de usar água oxigenada.

Já os tonalizantes não tem poder de clareamento, nem de cobertura de brancos (não completamente, tons mais claros não cobrem brancos) por não possuírem amoníaco (se bem que hoje alguns não tem amoníaco mas tem etanolamina e etc...), e por conta disso não necessitam de expandir tanto os pigmentos, pois eles fixarão apenas na parte externa do fio.

Por isso a emulsão contem uma menor quantidade de peroxido de hidrogênio, pois não necessita de clareamento ou fixação, mas somente revelação do pigmento.

Eu também dei muito mais detalhes sobre os diferentes tipos de coloração existentes no mercado, que inclusive a maioria dos profissionais (eu diria 70 ou 80%) não conhecem, veja:

Agora creio que você entendeu as diferenças e nunca mais vai se confundir.

E é exatamente esse meu objetivo: abrir a cabeça das pessoas para que não comam na mão dos outros, mas saibam diferenciar por si mesmas, o certo do incerto e ajudem ao profissional e/ou o cliente.

Mas aqui faço uma ressalva importante: coloração vi muito além apenas de saber com qual água oxigenada e/ou emulsão reveladora deve-se misturar com o agente colorante (tinta, tonalizante).

A necessidade de entender sobre fundo de clareamento, por exemplo, é tão mais importante do que apenas saber com qual água oxigenada usar. Vou dar um exemplo:

A pessoa tem o cabelo castanho médio, e quer um loiro natural, por óbvio ela terá que clarear o cabelo em 3 tons, usando assim então a água oxigenada de 30 volumes que irá clarear os tons necessários para se chegar no loiro médio. Porém o que não vai agradar nada será o forte alaranjado que o cabelo irá revelar!

E isso irá ocorrer porque o fundo de clareamento do loiro médio 7 é o Laranja/cobre. Aqui entra a necessidade de correção já na coloração, que é um outro assunto.

E eu tenho dou dicas assim no meu canal do Youtube nesse link, onde você pode acompanhar, deixar sua dúvida, inscrever-se e curtir o conteúdo. Corre lá.

Forte abraço pra vocês tudo viu!




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.