Postado dia 03 abril 2013

Como Fazer um Bom Corte de Cabelo?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A dúvida da pessoa que tem o cabelo a ser cortado é justamente quanto ao corte que combina com ela. E a dúvida do profissional, muitas vezes é em como indicar ou fazer. Então vamos falar sobre como fazer um corte de cabelo bonito, ou melhor dizendo: como fazer um bom corte de cabelo.

Uauu...sou suspeito pra falar


Já vou logo começar dizendo que um bom corte não tem nada a ver com cortar muito. Nem com mudar radicalmente uma cabeleira.


Nada disso!

Um bom corte envolve, na minha opinião, em primeiro lugar, o gosto da pessoa. Se ela não suporta cabelos curtos então nem pensar podemos fazer um corte como o da foto acima. Em contra partida, se ela é daquelas que gosta do estilo Llongueras ou Tony & Guy então não adianta fazer um corte certinho/bonitinho.

Enfim, eu sempre digo que corte é parceria entre cliente/profissional. E aqui vai um puxão de orelha para os profissionais que estão lendo: quando a pessoa falar 2 dedos é DOIS DEDOS, cerca de 2,3 centímetros, entendeu?

Depois perde o cliente e não sabe porquê...

Recentemente eu publiquei um passo a passo mostrando a tendencia de corte para 2013, uma grande mudança mas que agradou a modelo e atendeu às expectativas dela, para profissionais então vale muito a pena conferir:



E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

Agora os passos básicos para se efetuar um bom corte de cabelo:

  1. Direcionamento do cliente: a primeira coisa a saber é o que o cliente mais detesta e o que ele mais gosta em termos de comprimento/volume. Assim você já exclui algumas variantes de corte e não corre o risco de ser a estrela cadente em sua própria cadeira;

  2. Personalidade do cliente: aqui o que deve ser verificado são coisas do tipo: qual o tipo de trabalho da pessoa, como ela se veste no dia-a-dia, qual a imagem que ela precisa passar, qual a disponibilidade dela para arrumar o cabelo em casa...Lembro que uma vez um cliente advogado, cabelo liso, loiro alemão, longo, acabou cortando curtinho porque achava que não estava passando uma imagem de uma pessoa séria que tinha um grande escritório de advocacia o qual seu cliente poderia confiar nele..;

  3. Visagismo: aqui o que deve ser observado é o formato do rosto, se é oval, redondo, cordiforme, quadrado, triangular... Isso influenciará por exemplo se você vai deixar a pessoa com um aspecto mais slim ou se ela vai sair do salão 15 kg mais gorda (mulheres agora ficaram aterrorizadas, aposto!);

  4. Material adequado: durante muito tempo usei uma única tesoura, mas o tempo passou e fui percebendo que para cada traço desejado fazia-se necessário ter tesouras diferentes. Particularmente só uso tesouras com fio navalha e as japonesas são as melhores. Mas também é ideal ter uma boa navalha de dentes diferentes e até mesmo uma navalha elétrica que cauteriza o fio enquanto corta;

  5. Fazer o que domina: não tente fazer algo que você não domina e viu "mais-ou-menos" como se faz. Fazendo o pouquinho que sabe, mas bem feito, você com certeza não terá problemas com a pessoa;

  6. Finalize e assine: sempre escove o cabelo e depois dele pronto volte o confira tudo. Se tiver uma pontinha, mesmo que a pessoa esteja na porta da rua, vá atrás e tire, pois melhor é você mostrar que deixou passar algo e corrigir do que a pessoa ser alertada por outra que você falhou.

Acima eu falei sobre os materiais e comentei sobre a navalha elétrica. É muito bakana pois ela aquece a 180 graus e cauteriza as pontas enquanto corta.

Inclusive eu fiz um passo a passo com uma cliente e postei aqui mostrando o resultado do trabalho e como foi feito o corte, confira:

Veja que nessa matéria eu não fiquei ditando normas. Eu não sou o cheio de razão. Eu aprendo muito com vocês, de uma forma ou de outra.

Mas essas são dicas que aprendi com profissionais extraordinários durante esses 9 anos e que me ajudaram muito e estou compartilhando com vocês.

E bakana seria você contar pra gente como tem sido seus cortes: tem gostado do trabalho do seu cabeleireiro? Pretende fazer uma mudança no seu corte?

E você profissional, vai mudar um pouco sua forma de ver o corte e investir em sí mesmo? Tirou algum proveito dessa matéria? Conta pra gente.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

13 COMENTÁRIOS:

  1. alyne guedes03 abril, 2013

    Marlon quando for possivel fale mais um pouco pra gente sobre os seguintes assuntos:

    Estou retirando a progressiva do cabelo e ele está um caco,como recuperar?

    Como fazer banho de brilho na cor preta?

    Como deixar o cabelo com mais volume?com a progressiva meu cabelo caiu mto,e como ele é grande fica super mirrado.

    Se puder falar sobre esses assuntos ficarei imensamente grata.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marlon, parabéns pela qualidade do Blog e sua sinceridade.

    Gostaria que você me dissesse o que seria melhor para um cabelo relaxado com WELLASTRATE, e se encontra seco e quebradiço, uma RECONSTRUÇÃO ou CAUTERIZAÇÃO, gostaria também que me indicasse produtos certos para meu cabelo, pois gosto de escová-lo às vezes.

    Obrigadíssima pela atenção, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cabelo tem q cortar molhado ou seco?

    ResponderExcluir
  4. Caitlyn Piltover04 abril, 2013

    Vixi.. eu peguei trauma de ir em salão justamente por causa desses "2 dedinhos". Eu ia pra tirar as pontas e voltava pra casa com um chanel e um arrependimento enorme, e nunca mais acabava voltando no salão.

    Marlon, se me permite gostaria de sugerir um post. Será que você poderia falar sobre corte de cabelo para pessoas gordinhas? Principalmente sobre as franjas mais indicadas.
    Adoro seu blog, parabéns =)

    ResponderExcluir
  5. Alessandra Xavier10 abril, 2013

    Se eu tivesse cabeleireiros assim ficaria feliz!!!! Agora estou a 5 meses sem cortar... não dá mais pra confiar em cabeleireiro... fiquei muito decepcionada! Peço uma coisa e parece que eles só enxergam um corte de cabelo!

    ResponderExcluir
  6. ja tentei de tudo sério... não acho profissionais competentes que consigam cuidar do meu cabelo... hoje mesmo fiz um corte e a cabeleireira sugeriu para eu passar um relaxamento no cabelo e depois passa botox capilar para deixar hidratado...e dps de tudo passou uma pomada de choque de queratina.
    PQP meu cabelo ta td cheio de buraco, td escorrido pra baixo não levanta nem com secador e escova, bem artificial e duro tipo ficou cheio de caminho de rato meu cabelo
    parece que cada parte do cabelo ta virado pra um lado ta tudo torto e ñ obedece se pentiar... meu ja tentei tanto descobrir um jeito de meu cabelo ficar bonito mais não consigo...
    sou louco para apenas ter um cabelo bonito que fique um moicano simples em cima e q não fique aquele cabelo mega ressecado quando esta seco que nem agora e sempre tentei cuidar do meu mais não tem jeito... fico desanimado, deprimido e baixissima auto estima. Ninguem nao sabe nem sugerir a droga de um corte que combine com meu rosto, ja fiz em casa e em profissionais... mais parece q nada adianta... to muito triste. Desculpa, ter vindo aqui desabafar em seu blog mais so queria ajudar de alguém que saiba que esta fazendo e conseguisse dar um jeito nesse meu cabelo ondulado e grosso. =(

    ResponderExcluir
  7. Alyne,

    alguns ja tem aqui no blog mas valeu a dica.

    ResponderExcluir
  8. Dil,

    a cauterizacao reconstroi. Produtos basta entender o CCB para voce comprar certinho ok.

    ResponderExcluir
  9. Caitlyn,

    o bakana para as mais fofas são os cortes medios e longos com franjas nao tao curtas, eu diria acima da boca, pois o cabelo alonga a silhueta.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marlon! Gostei das dicas! Até hoje não encontrei um corte perfeito para o meu cabelo que é cacheado.

    ResponderExcluir
  11. Allan,

    em respeito ao seu nome, com dois LL, igual o do meu irmao, eu nao vou excluir seu comentario sem respostas. Falar palavrao aqui nao adianta. Quanto a sua revolta entendo.

    Olha, nao tem muito segredo, como voce tem passado na mao de pessoas que nao estao muito bem de conhecimento entao o que sugiro a voce é comecar a ler assiduamente o blog, para aprender um pouco mais e daí voce mesmo saberá o que procurar.

    Tem materias aqui para masculinos, inclusive com fotos minhas. Eu tmb ja passei o que vc passa e só o conhecimento pode me ajudar.

    De cara ja vou te indicar: use shampoo HOMEM de Marie Solti e invista na mascara de aminoacidos deles, para comecar a recuperar os fios, depois daremos um jeito de entender melhor seu cabelo e ajudar voce ok?

    ResponderExcluir
  12. Olá Marlon, tem razão disculpa pelos palavrao.

    Intaum como passou um tempo não teve jeito, fiz varias mascaras de hidratação fix da novex,elseve, e tentei shampoo e condicionador da elseve reparador total 5 quimica e não deu outra. Meu cabelo continuou a cair , caiu tudo ficou todo falhado não tive outra escolha a não ser passar a maquina 2 em tudo. Ainda sim continua a cair muito, vou compra esse shampoo que você me indicou e esperar meu cabelo crescer novamente. Se você poder ver uma foto dele quando ele crescer para poder entender melhor como ele é e poder dar uma ajuda ficaria muito grato. Uma pena é nao poder ir em seu salão sou de SP.

    Abraço e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  13. Allan,

    use o shampoo por 1 mes e depois venha aqui e poste um comentario, tenho certeza que vou usar ele para materia ok.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...