Postado dia 08 abril 2013

Como Fazer uma Boa Escova no Cabelo?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Fazer uma escova não é difícil, afinal basta secar o cabelo alisando e pronto. Mas fazer uma boa escova, que dure, que dê um visual adequado é outra coisa. Então vamos mostrar como fazer uma escova bonita e que seja duradoura.

Essa eu fiz no salão...


Não vou mostrar (pelo menos dessa vez) um passo a passo com fotos de como fazer uma boa escova pois o objetivo aqui é instruir a teoria. Se não houver teoria a prática pouco importa, pois você fará só mecanicamente sem, no entanto, saber o porquê daquele resultado.

E a escova que aqui me refiro não é a progressiva, mas sim a escova normal, do dia-a-dia.

Eu já ensinei como fazer uma boa escova progressiva, porém em um outro post onde as pessoas puderam entender os princípios sobre progressiva e o que realmente é necessário para obter um bom resultado mesmo depois de algum tempo:


Para você ter sucesso ao fazer uma boa escova, que tenha durabilidade, que não arrepie se alguém espirrar perto de você ou se trovejar, alguns passos devem ser seguidos à risca, sob pena de não funcionar e você vir perguntar por que?:

  1. Hidratação: se o cabelo não estiver bem hidratado, esqueça! Isso mesmo, esqueça! O cabelo desidratado tende sempre a absorver umidade do ar por umectação, assim não há escova e chapinha que resista;

  2. Lavagem: a preparação para uma boa escova. Fios limpos e sem resíduos darão ao fio mais suporte ao corpo capilar. E aqui não é conversa fiada não, se você lavar com qualquer shampoo seu cabelo não se subordinará ao efeito da escova, é o mesmo problema descrito no item 1. Já ensinei aqui no blog como lavar um cabelo corretamente;

  3. Defrizante/Termoprotetor: creio que o próprio nome já explica tudo. Combate ao frizz e à umidade, além de proteger da ação mecânica do secador e seu calor;

  4. Material adequado: escolha bem sua escova. Os cabelos mais grossos e carapinha (nome técnico para afro) necessitam de escovas de cerdas duras e naturais, já os fios mais lisos/ondulados e os finos pedem escovas de cerdas sintéticas e vazadas em seu corpo (o calor atravessa de um lado a outro secando mais rápido). Normalmente uma vem descrita como "para alisar" e a outra como "para modelar", fácil né;

  5. Secagem: para cabelos ondulados e mais finos seque em torno de 80% antes de começar a escovar, já para fios mais crespos seque em torno de 50%. Assim você evita o muito contato com o fio por fricção e danifica menos;

  6. Finalização: sempre finalize o cabelo com um sérum ou com um gloss, para formar uma película protetora contra a umidade e para dar viscosidade ao fio. Normalmente esses produtos repelem a umidade preservando o fio mais tempo seco.

E eu ressaltaria novamente que se um dos passos acima não for levado a sério a escova pode não ter a durabilidade desejada nem o formato.

Disse um professor meu na faculdade: "pessoal, conhecimento é poder"...

E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos, e sem conhecimento, assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

E pra mim um item mais que fundamental é o defrizante de cabelos, afinal, ele além de proteger o cabelo do calor do secador, da umidade do ar, ainda ajuda a alisar os fios, ou seja, os fios ficam mais lisos quando usamos o defrizante do que quando não usamos ele pra secar os fios.

E para exemplificar com maior riqueza de detalhes eu falei exclusivamente sobre a importância desse item quando se faz uma escova no cabelo, veja:

Agora que você é doutor(a) em escova, que tal contar pra gente como você tem costume de fazer escova?

Legal também seria você fazer uma escova seguindo as informações aqui mostradas e depois vir contar pra todo mundo qual a diferença que deu no seu cabelo. Óbvio que seguindo todas as dicas.

Aceita o desafio?

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

17 COMENTÁRIOS:

  1. Opaaaaa, desafio mais que aceito rsrs'

    Bom, eu sempre aplico o protetor térmico mas nunca o serum ou gloss por fim :/ tenho medo dos meus cabelos ficarem oleosos demais, tem algum que vc me indique Marlon? eu usei aquele Bed head mas meu cabelo ficou pura gordura rsrs
    Adoro sempre suas super dicas :D


    beijãooo
    Luh

    ResponderExcluir
  2. Yeda Viana da Silva08 abril, 2013

    como sempre, volto e repito, para mim isso significa:ensinamentos, onde so tenho elogios ha fazer e agradecer obrigada por mai um ensinamento valeu e muito beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Marlon obrigada por me receber tão bem hoje! Estou me sentindo outra pessoa, vou voltar aqui pra contar da minha primeira escova sozinha depois de tudo que aprendi hoje no salão com vc! Que Deus te retribua em dobro! um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marlon tem um dúvida muito seria; A algum tempo deixo meu cabelo crescer, ele não é liso mas também não é crespo, o meu maior problema é que ele e muito volumoso e agora dá aquele "efeito bozo"(crescendo para os lados). gostaria de saber se um relaxamento diminuiria esse volume a faria que ele crescesse para baixo.
    Desde de já agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
  5. Eu faço escova utilizando meu kit básico do CCB:
    Lavo com meu xampu anticaspa, depois com um xampu hidratante;
    Divido o cabelo e passo minha máscara (Biolage Fortethérapie da matrix) enluvando mecha por mecha, deixo agir por 10 minutinhos e enxáguo bem;
    Passo meu condicionador (All Soft da Redken) também enluvando o cabelo por uns 3 minutos, enxáguo;
    Seco levemente com a toalha e aplico o protetor térmico (Absolut Repair Thermo Cell da L'oreal, dou uma secadinha com o secador e procedo a escovação, mecha por mecha;

    No fim passo o óleo de argan da Inoar pra finalizar, que também uso, três gotinhas por dia pra proteger e manter hidratado. Meu cabelo fica lindo até a próxima lavagem.

    ResponderExcluir
  6. lu mariane21 abril, 2013

    eu tenho muita dificuldade de fazer escova com as pontas pra fora por um acaso vc tem alguma dica pra me dar

    ResponderExcluir
  7. lu mariane21 abril, 2013

    desde de ja quero te dizer q amei o seu blog ele é td de bom

    ResponderExcluir
  8. Luana,

    aceita mesmo? Olha olha hein, rsrs. Entao Luh, eu uso como reparador o oleo da Morocannoil e tambem gostei do Ouro Marroquino da Marie Solti. Tem um excelentissississimo que uso mas esse nao vende em site, é da Sorelle. Entre no facebook deles e bate um contato lá. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Mariana,

    foi um prazer para mim, cada pessoa que atendo é unica e especial e sem demagogia.

    ResponderExcluir
  10. Marlon, tenho uma dúvida horrivel que ta me matando. Outro dia eu fui no salão para aparar as pontas, levei meu proprio termoprotetor da kerastase, ela aparou usou ele e secou. O cabelo ficou lindissimo! Mas quando eu uso o mesmo produto, seco do mesmo jeito em casa, com o meu secador, o resultado é completamente diferente!" Não fica tão brilhoso e fica um pouquinho frizado, será que é o meu secador que não é bom? Devo comprar um ionico ou sei la? Abraços

    ResponderExcluir
  11. Mariana,

    2 dias atrás eu fiz uma escova linda em uma cliente e um colega de trabalho falou: "o bico desse secador é bom mesmo hein"!...aí falei pra ele que a diferenca estava entre o secador e a escova....o profissional sempre vai levar vantagem em relacao a vc entende? A nao ser que vc comece a escovar cabelos por aí pra treinar...rs

    ResponderExcluir
  12. Rute Almeida Nunes28 junho, 2013

    Oi Marlon, eu mesma que faço minha escova, como uso progressiva em meus cabelos, costumo sempre hidratá-los. Mas antes de escovar ao invés do defrizante eu uso leave-in e eles ficam maravilhos, acha que isso pode prejudicar meus cabelos?

    ResponderExcluir
  13. Weslley Lima20 abril, 2014

    Oi Marlon, bem, comecei na profissão a pouco e tem uma coisa que ta me deixando constrangido em relação a escovação.. minhas escovações n duram nem uma hra direito. n sei o que eu faço de errado começo na escovação logo logo a raiz começa a voltar ao normal e eu n sei o que faço.. vc teria alguma dica p me passar em relação a isso,???

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...