Postado dia 08 abril 2013

Como Fazer uma Boa Escova no Cabelo?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Fazer uma escova não é difícil, afinal basta secar o cabelo alisando e pronto. Mas fazer uma boa escova, que dure, que dê um visual adequado é outra coisa. Então vamos mostrar como fazer uma escova bonita e que seja duradoura.

Essa eu fiz no salão...


Não vou mostrar (pelo menos dessa vez) um passo a passo com fotos de como fazer uma boa escova pois o objetivo aqui é instruir a teoria. Se não houver teoria a prática pouco importa, pois você fará só mecanicamente sem, no entanto, saber o porquê daquele resultado.

E a escova que aqui me refiro não é a progressiva, mas sim a escova normal, do dia-a-dia.

Eu já ensinei como fazer uma boa escova progressiva, porém em um outro post onde as pessoas puderam entender os princípios sobre progressiva e o que realmente é necessário para obter um bom resultado mesmo depois de algum tempo:


Para você ter sucesso ao fazer uma boa escova, que tenha durabilidade, que não arrepie se alguém espirrar perto de você ou se trovejar, alguns passos devem ser seguidos à risca, sob pena de não funcionar e você vir perguntar por que?:

  1. Hidratação: se o cabelo não estiver bem hidratado, esqueça! Isso mesmo, esqueça! O cabelo desidratado tende sempre a absorver umidade do ar por umectação, assim não há escova e chapinha que resista;

  2. Lavagem: a preparação para uma boa escova. Fios limpos e sem resíduos darão ao fio mais suporte ao corpo capilar. E aqui não é conversa fiada não, se você lavar com qualquer shampoo seu cabelo não se subordinará ao efeito da escova, é o mesmo problema descrito no item 1. Já ensinei aqui no blog como lavar um cabelo corretamente;

  3. Defrizante/Termoprotetor: creio que o próprio nome já explica tudo. Combate ao frizz e à umidade, além de proteger da ação mecânica do secador e seu calor;

  4. Material adequado: escolha bem sua escova. Os cabelos mais grossos e carapinha (nome técnico para afro) necessitam de escovas de cerdas duras e naturais, já os fios mais lisos/ondulados e os finos pedem escovas de cerdas sintéticas e vazadas em seu corpo (o calor atravessa de um lado a outro secando mais rápido). Normalmente uma vem descrita como "para alisar" e a outra como "para modelar", fácil né;

  5. Secagem: para cabelos ondulados e mais finos seque em torno de 80% antes de começar a escovar, já para fios mais crespos seque em torno de 50%. Assim você evita o muito contato com o fio por fricção e danifica menos;

  6. Finalização: sempre finalize o cabelo com um sérum ou com um gloss, para formar uma película protetora contra a umidade e para dar viscosidade ao fio. Normalmente esses produtos repelem a umidade preservando o fio mais tempo seco.

E eu ressaltaria novamente que se um dos passos acima não for levado a sério a escova pode não ter a durabilidade desejada nem o formato.

Disse um professor meu na faculdade: "pessoal, conhecimento é poder"...

E para não ficar de fora das novidades sobre cabelos, e sem conhecimento, assine nosso FEED gratuitamente com seu email e receba matérias em primeira mão assim que publicarmos, direto na sua caixa de entrada.

E pra mim um item mais que fundamental é o defrizante de cabelos, afinal, ele além de proteger o cabelo do calor do secador, da umidade do ar, ainda ajuda a alisar os fios, ou seja, os fios ficam mais lisos quando usamos o defrizante do que quando não usamos ele pra secar os fios.

E para exemplificar com maior riqueza de detalhes eu falei exclusivamente sobre a importância desse item quando se faz uma escova no cabelo, veja:

Agora que você é doutor(a) em escova, que tal contar pra gente como você tem costume de fazer escova?

Legal também seria você fazer uma escova seguindo as informações aqui mostradas e depois vir contar pra todo mundo qual a diferença que deu no seu cabelo. Óbvio que seguindo todas as dicas.

Aceita o desafio?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.