Postado dia 12 junho 2013

A Melhor Escova Progressiva do Mercado


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Todos querem saber qual a melhor progressiva do mercado. Eu vivo respondendo que não indico marcas e muitos ficam chateados. Paciência! Então hoje vou falar qual a melhor progressiva do mercado e espero que entendam.

Melhor progressiva do mercado???


Quando comecei o blog falei sobre progressivas, sobre os mitos e as verdades em relação à elas e a matéria explodiu.


Entretanto nessa matéria eu falava sobre o formol, porque naquela época ainda era permitido, então eu coloquei os prós e contras. Posteriormente vim a mudar minha posição devido às descobertas e consequente proibição do formol em escovas progressivas.

O certo é que após ter falado aqui no blog sobre os ácidos, em especial o ácido glioxílico, muitos começaram a pedir indicações de progressivas e perguntar se eu conhecia essa ou aquela marca.

Inclusive sobre o ácido glioxílico e a carbocisteína, que são os componentes da Portier e da Cadiveu, que também falei delas aqui no blog, eu falei em uma matéria explicando o problema dos ácidos:



O formol é proibido no Brasil para produtos de beleza, inclusive progressivas. Os ácidos causam um mal terrível nos fios quando são os compostos ativos das escovas que prometem reduzir o volume.

Eu não trabalho com progressivas que tenham formol ou ácidos em sua fórmula. Inclusive existem linhas que estão vendendo escova progressiva de ácidos chamando as mesmas de Botox Capilar quando na verdade esse procedimento é um tratamento para cabelos extremamente danificados.

Para não ficar dúvidas sobre o botox leia a matéria onde eu falo do verdadeiro e do falso:

Pelo que eu falei acima fica fácil demais saber qual a melhor progressiva do mercado: uma que não tenha formol (maioria hoje) e que não tenha como princípios ativos os ácidos, seja o glioxílico, seja o ácido acético, seja o ácido málico, seja o ácido hialurônico...

É fácil vir aqui no blog e dar o nome da progressiva e me perguntar se conheço a marca e o que tenho a dizer. Perguntas assim me limito a responder: não!

Para quem é profissional basta você ter um pouco mais de personalidade e técnica e quando for um representante no seu salão você não se iludir com a conversa dele e pedir logo para ver o produto (e não cair na besteira de se iludir com cheiro) e ir logo na composição. Lá mostra se tem ácido ou não.

Mas e para quem é cliente? Basta chegar para o profissional e pedir para ver a composição do produto dele. Se ele negar, dê 3 beijinhos, um sorriso e vá embora. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!

Entenderam agora qual a melhor progressiva do mercado né?

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

48 COMENTÁRIOS:

  1. Marlon curso estetica e cosmetologia...

    e tenho uma dúvida pois os unicos acidos que não são agressivos são o ácido glicirrizico e o hialurônico onde um tem função calmante e o outro função de hidratação oclusiva, onde se diferem da ação dos demais acidos que são agressivos e queratolitico, certo?

    mesmo uma escova com acido hialurônico e DEMAI ela vai ser prejudicial ao fio, ja que o acido hialurônico tem funçãode hidratação oclusiva? te pergunto pq confio no que voce diz...

    ResponderExcluir
  2. Deme Cardoso13 junho, 2013

    Penso exatamente como você. Não compro nada sem antes testar. E passo pela mesma cobrança de clientes, querer sempre alguma progressiva que alise e dure muito tempo sem antes se preocupar com tratamentos dos cabelos. Milagres não existem sem disciplina. Um forte abraço. Deme

    ResponderExcluir
  3. achei essa materia muito vaga, nos leitores so queremos uma opinião do que seria bom para nossos cabelos se vc não pode ajudar então é melhor ficar quieto né?

    ResponderExcluir
  4. Luciana Freitas14 junho, 2013

    Olá Marlon! Cheguei a Conclusão que fiz a maior besteira qd decidir deixar o relaxamento (amonia) e fazer a progressiva de carbocisteína com ácido glioxílico, mas só descobri isso dias depois de ter feito. Mas fazer o que né, agora é aplicar o CCB e cortar as pontas danificadas... Meu cabelo (afro) etá com pontas com relaxamento e raiz com progressiva,ele é quebradiço e cresce lentamente tb. Vc pode verificar se montei o kit certo? Shampoo: Textura e Cor, Condicionador: textura, Mascara: Força, Defrizante: Disciplina. Obrigada, bjos

    ResponderExcluir
  5. Marlon, eu entendo perfeitamente sua postura, que mostra sua etica e carater. Mas tbm entendo o lado das leitoras. Nos mulheres estamos sempre atras da formula pro cabelo perfeito, e leigas como somos, geralmente somos enganadas...
    Mandei a formula de um produto que usei, produto que estava lacrado quando a profissional começou o procedimento numa amiga(no mesmo dia q eu usei) e que eu expertamente fotografei, pro farmaceutico que citaste aqui no blog esses dias. A formula nao possue nenhum dos acidos ou formol, segundo o rotulo, e o cabelo teve seu volume reduzido e controlado, como se tivesse passado por uma progressiva. O dr. Gustavo me respondeu prontamente, falando que nada que eu havia descrito tinha força para alisar de alguma forma o cabelo, que possivelmente deveria ter formol ou algo similar ma composicao e nao tava informando. Me assustei ate, porque eu me guiava pelo rotulo sempre, procurando ver se tinha algum componente nocivo que eu ja li por aqui. Agora fico muito receosa de continuar ser enganada por marcas por ai... Dificil ne?
    Sabe o que acho? Que deverias, junto com dr. Gustavo, ter a tua propria linha de produtos de cabelos.. Assim poderias indicar aqui...

    ResponderExcluir
  6. daiane de jesus15 junho, 2013

    Marlon adoro seu blog mim tire uma duvida meu cabelo estava destruído de relaxamento guarnidina ai mina cabeleleira resoveu fazer algo menos agressivo e lavou e passou um produto deixou utempo e enxaguou e secou e pranchou ela falou que era euporia vc conhece

    ResponderExcluir
  7. Marluce Leite16 junho, 2013

    Marlon ,
    Boa noite!
    Gostaria de saber sua opnião sobre a escova da Kenzza com sericina e oléo de argan. Sei que não indica produtos ,mas minha filha quer fazer progressiva e tenho medo de usar produtos que prejudiquem sua saúde. Essa escova é segura?
    Agradeço muito se puder me responder!

    Meu email: marluleite@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Milena,

    opinião tem aos montes em blogs por aí. Se não gostou do blog é só não voltar mais.

    ResponderExcluir
  9. CIcero,

    a oclusividade na pele se diferencia no cabelo uma vez que o fio quando cerrado ao extremo acaba por findar em uma haste pilosa com menor micra, sendo assim o pilo fiz com o diametro menor a ponto de ficar fragil e se dissolver, por isso as ácidos em porções grandes para o cabelo em progressivas sao prejudiciais e o DMAE agiria como a carbocisteina, o que daria na mesma.

    ResponderExcluir
  10. disqus_LWprdPwpOI18 junho, 2013

    Socorrooooooooooooo quero mudar a cor do meu cabelo que é ruivo tintura mesmo rsss e quero colocar um castanho que cor que jeito to doida quero tirar este ruivo me ajude

    Se possivel responde

    e-mail nubiabia01@hotmail.com

    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser

    ResponderExcluir
  11. Perla Castilho25 junho, 2013

    Boa noite Marlon. Sou uma nova leitora do seu blog e acho muito interessante as matérias que você faz, achei um diferencial você explicar muito sobre a composição dos produtos, reação química nos cabelos... Parabéns. Se puder, gostaria que falasse um pouco sobre a questão desamarelador x progressiva, pois eu tenho luzes em um tom louro dourado claro e fiz a Portier Fine (sei que é contra, rs, rs, rs) essa semana e alterou muito a cor das luzes que ficaram em um tom acobreado, acredito ter sido causado pelo shampoo anti resíduos usado antes da escova, não é? Tenho cabelos lisos na raiz e ondulado/indefinido no comprimento. Tenho medo de usar um shampoo desamarelador e retirar a escova (acredito que o desamarelador abre as cutículas dos cabelos para o pigmento neutralizar o tom), mas também gostaria de ter a cor das minhas mechinhas novamente. Pensei em fazer banho de brilho da keraton soja ou pastel, mas fico na dúvida do que usar... Obrigada. Perla Castilho, 23 anos, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Marlon, uso o cadiveu a pouco tempo (alguns meses), e quando tava pra comprar o passo 2 novamente (já que dividi com familiares/vizinha), resolvi procurar um pouco mais sobre ele, e achei o seu blog. Fiquei um pouco receosa de continuar passando depois do que li, mas gostava do resultado porque no meu cabelo fica algo mais natural, já que vai saindo com o tempo, e eu gosto disso. Não gosto e não quero ficar com um cabelo muito liso, como os processos que eu conheço deixam, gosto de cachos/ondas, então tenho medo de acabar fazendo algo e não gostando. Sei que você não gosta de indicar nomes de marcas em si, mas teria como você me falar o que eu poderia fazer no lugar do Cadiveu, mas que não deixasse o meu cabelo muito liso, apenas 'alongasse' os cachos?

    ResponderExcluir
  13. Luciana Freitas29 junho, 2013

    Obrigada, Marlon! Mas com relação as progressivas vc disse que não gosta de falar marca e respeito isso, mas vc poderia falar o principal ativo, porque já procurei uma que não fosse a base de ácidos e nem formol e não achei. Quebra esse galho e nos conte qual é o principal ativo da escova progressiva que vc usa, porfa!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Raquel Gonçalves29 junho, 2013

    Marlon, Glutaraldeído é ácido ?

    ResponderExcluir
  15. Aline Nogueira01 julho, 2013

    Marlon, o que você aconselha para quem quer retirar a química (progressivas e mais progressivas com ácido e equivocadas - agora que com sua ajuda posso entender melhor)? Como você mesmo diz em algum dos posts, não adianta hidratar logo após a progressiva pois os fios estão selados, logo, para que eu possa aderir ao seu método cronograma capilar, teria que estar com o cabelo virgem de química, certo? Só não me diga que precisarei raspar a cabeça! (risos)

    ResponderExcluir
  16. Imsayingthat03 julho, 2013

    Olá, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se o ácido glioxílico afina o cabelo apenas ou afina também os novos cabelos que ainda nascerão? Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Vera Lúcia05 julho, 2013

    Olá, Marlon. Seu blog é muito bom!
    Eu fiquei em dúvida na questão do afinamento do cabelo com ácido glioxilico, e acabei encontrando esse esclarecimento de uma engenheira química. O que vc acha? http://www.produtinhosnocabelo.com.br/2013/01/voce-sabe-o-que-tem-na-sua-progressiva.html

    ResponderExcluir
  18. Maria Elza Fonseca Braga12 julho, 2013

    Maria Elza F.Braga. Bom dia! Marlon eu gosto das suas dicas no seu Blog , vem me esclarecendo com várias dicas. Continue sempre assim dando dicas, importantes principalmente para profissional que está começando, como eu na profissão de cabeleireiro (a) eu gostaria que na próxima postagem desse dicas de cabelos afro o que é compatível e o que não é compatível, sobre teste de mechas.Deus os Abençoe! O nosso Deus está no controle de tudo amado, com pequenos gestos de amor ao próximo. Eu sou de Jesus, pois tudo que eu vou realizar peço direção a ele o "Nosso Deus e ao Senhor Jesus"

    Santos/ SP
    e-mail:

    braga308@terra.com.br

    ResponderExcluir
  19. Maria Elza Fonseca Braga12 julho, 2013

    Bom dia! Marlon o seu Blog está de parabéns, me esclareceu várias dúvidas, eu gostaria que você na próxima postagem desse dicas de permanente afro, o que é compatível e o que não é compatível, pois no meu Salão tem muita procura deste tipo de serviço.
    Deus os Abençoe!
    Fique na Paz do Senhor Jesus!
    Maria Elza F. Braga
    Santos/SP
    e-mail: braga308@terra.com.br

    ResponderExcluir
  20. Aline,

    os fios estarão selados se forem formol. Para aderir ao CCB pode ser qualquer cabelo em qualquer estado ok.

    ResponderExcluir
  21. Você poderia quebrar nosso galho e dar pelo menos uma dica de quais são esses principais ativos que fazem uma progressiva não ser tão prejudicial e funcionar. Pois já fui em uns 10 salões aqui e todos os cabedeleiros foram bem diretos e disseram que não existe outra maneira de alisar se não for com formol ou ácidos. Ai fica difícil =/

    ResponderExcluir
  22. cabeleireiros*
    Obs.- Conseguir recuperar meus cabelos depois de fazer luzes,com o CCB e hoje estou muito feliz com eles, porém estou a procura de uma progressiva para deixar de usar secador/chapinha todos os dias, como venho fazendo.

    ResponderExcluir
  23. Marlon, vc conhece alguma progressiva sem formol ou sem acidos como princípio ativo? Se vc disser q sim, varrerei os salões do Recife atrás de um profissional que aplique, se nao, desisto de progressivas, eh o jeito.

    ResponderExcluir
  24. Luh,

    ruim pra eles, bom pra mim que pesquiso todos os dias.

    ResponderExcluir
  25. Luiza Souza27 agosto, 2013

    qual seria o principio ativo ? também gostaria de uma progressiva sem ácido e formol.

    ResponderExcluir
  26. Camila Beneduzzi09 setembro, 2013

    Por favor diga apenas o principio ativoo

    ResponderExcluir
  27. Cris Pampolin11 setembro, 2013

    Bom dia Marlon, sou cabeleireira a pouco tempo mas ja sigo seus passos, estudos todos os dias, pesquiso, para que eu não venha a obter resultados inesperados em nenhum cabelo, recentemente surgiu um produto novo que "dizem" que alisa 100% e pode ser usado em crianças e gestantes...eu não acredito, mandei um e-mail para empresa solicitando uma amostra para teste e enquanto aguardo a resposta gostaria de saber se vc pode dizer-me algo a respeito.

    http://espacork.blogspot.com.br/2012/05/discovery-ybera.html

    agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  28. Lucia - Estudante de Química12 setembro, 2013

    Vejo que é um blog muito respeito e com muitos leitores, mas precisamos saber todas as questões exatamente para podermos divulgar. O ácido glioxílico ou ácido formilfórmico é um ácido orgânico. Vem sendo muito utilizado pela industria cosmética em substituição ao formaldeído nas progressivas por não ser prejudicial a saúde como o formol.

    Ácido Glioxílico não tem nenhuma associação química com o formol ou glutaral, como tenho visto nas respostas, O Formol age na Cadeia Hidrogênica dos cabelos, assim como o glutaral, já o ácido glioxílico age no córtex na mesma cadeia que o Tios atuam, ou seja nas pontes cistínicas, a associação de ácido glioxílico com a proteína Carbocisteína como veículo e não como agente oxi redutor como ela foi atribuída diversas vezes, faz com que o o cabelo seja elevado a um pH extremamente ácido.



    Minha tese da faculdade é estuda toda sobre o ácido glioxílico, para qualquer dúvida, tenho suportes técnicos para responder a todos que ainda tiverem dúvidas.


    Obrigada pelo espaço para podermos tirar essas dúvidas e nos comunicarmos para maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  29. Sabrina Sampaio20 setembro, 2013

    Agora esquentou aqui hahaha

    ResponderExcluir
  30. Lucia,


    o que ao meu ver é ainda pior, aliás, muito pior. Uma vez que os ácidos agem nas pontes cistinicas causando alteracao das pontes de enxonfre entao ele causa uma desestruturacao definitiva da estrutura capilar, e pior, acidificando esse fio fazendo com que ele fique mais fino e consequentemente quebradiço. O que falo aqui não é teoria, é fato...Talvez as dezenas (centenas) de pessoas que atendo no salao com os cabelos em ponto de sepultura por terem feito essas escovas de acidos estejam muito alem dos estudos de quimica em laboratorio...Agradeço pelo comentario, é sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  31. Clara Carolina31 outubro, 2013

    Olá MArlon! Estou aqui no desespero. Faço progressiva desde que a moda explodiu no país. Meu cabelo é um cacheado rebelde com raiz lisa, por isso não consigo mais viver com ele ao natural. Nunca fiz nenhum procedimento em casa, somente nos salões. A última escova que fiz foi a da Zap, mas pesquisando, não quero mais utilizá-la. Entretanto, aqui no Rio é bemmmm complicado achar um profissional que trabalhe com escova sem formol ou ácido. Quando diz que trabalham, sinto o cheiro forte e caio fora do local. Já estou com 4 dedos de raiz virgem e nada de achar uma solução. Venho pesquisando sobre o que utilizar e já procurar um salão que trabalhe com o produto escolhido. Nessas minhas pesquisas, encontrei a Salvatore e a Exoplastia. O que você tem a falar sobre elas? Quero alisar e não reduzir o volume ( nunca mais tive um bom volume por causa das porcarias que usavam no meu cabelo). Por favor, me ajude. não quero ser mais enganada por profissional. Quero entender o que estão usando no meu cabelo. Se você não puder responder pelo blog, meu email claracarolinag@yahoo.com.br
    muito obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  32. Pra mim não adiantou praticamente nada ler este blog porque entendo pouco sobre químicas, passo no meu cabelo o de sempre xampu e condicionador que conheço há anos e o que está escrito no rótulo, sou leiga no assunto, já que vc é profissional e entendido do assunto por que não nos passa algo efetivamente mais concreto, não diretamente marca, mas sim a quimica correta pois tenho vontade de alisar meu cabelo por meio de alisamento químico mas nunca encontrei um cabelereiro que soubesse me informar com clareza sobre essa tal progressiva.

    ResponderExcluir
  33. Vanessa Peterson Souza06 novembro, 2013

    OQUE ME DIZ DA PERFECT LISS....?RECOMENDA?

    ResponderExcluir
  34. Ola Marlon, gostaria de saber se no mesmo dia pode fazer dois tipos de química como um relaxamento e uma progressiva estou em duvida pois um cabeleireiro falou para mim que essa seria a melhor forma de ficar uma progressiva boa. obrigada!!

    ResponderExcluir
  35. Querida, está mais claro que água. Se não entendeu, precisa voltar a estudar interpretação de texto. O Marlon é perfeito nas suas explicações e mesmo não é preciso ser nenhum gênio pra entender que as escovas que ele indica são as que não contém ácidos nem formol. Agora, toma vergonha e vá lê os rótulos, antes de ficar aki criticando quem faz um trabalho tão bem feito!

    ResponderExcluir
  36. Larga de ser preguiçosa e vai pesquisar kerida. Além de obter conhecimento no blog, quer que o Marlon desenhe pra vc?? Ai não neh amiga.

    ResponderExcluir
  37. Esse Marlon, é pura mentira!!!!!!

    Ele quer é mais clientes para seu salão......... O que tem dizer uma marca confiável de progressiva?????
    VOCÊ, já disse que não quer fazer propaganda para produtos... MAS SE QUER MESMO AJUDAR, AJUDE DIREITO, PQ NEM TODO MUNDO PODE IR AO SEU SALÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  38. ola Marlon sou de campinas e fica difícil estar indo ate você para tratar meus cabelos, tenho muito interesse nessa área de beleza você conhece algum profissional bom como você aki em campinas para me indicar? e oque é preciso para um dia conseguir me tornar uma profissional como você?

    ResponderExcluir
  39. Eduardo Brandao08 março, 2014

    minha namorada gostaria de saber qual e o melhor produto para fazer progresiva e fica lisinho?

    ResponderExcluir
  40. Juciane Dutra02 abril, 2014

    Eita meu povo! ele acabou de dizer que não indica marcas. Voces não leram??

    ResponderExcluir
  41. Geiza Brunelle12 abril, 2014

    tenho interesse em saber sobre isso Lucia. me chamo Geiza Brunelle, me procura no facebook

    ResponderExcluir
  42. pra mim tb não Renata, acho que só a Fernanda que entendeu, não acha? visto que todos continuam com dúvida.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...