Postado dia 12 junho 2013

A Melhor Escova Progressiva do Mercado




Todos querem saber qual a melhor progressiva do mercado. Eu vivo respondendo que não indico marcas e muitos ficam chateados. Paciência! Então hoje vou falar qual a melhor progressiva do mercado e espero que entendam.

Melhor progressiva do mercado???


Quando comecei o blog falei sobre progressivas, sobre os mitos e as verdades em relação à elas e a matéria explodiu.

Entretanto nessa matéria eu falava sobre o formol, porque naquela época ainda não havia proibição explicita da manutenção do mesmo, então eu coloquei os prós e contras. 

Posteriormente vim a mudar minha posição devido às descobertas e consequente proibição da manipulação de formol em escovas progressivas como agente alisante.

O certo é que após ter falado aqui no blog sobre os ácidos, em especial o ácido glioxílico, muitos começaram a pedir indicações de progressivas e perguntar se eu conhecia essa ou aquela marca.

Inclusive sobre o ácido glioxílico e a carbocisteína, que são os componentes da Portier e da Cadiveu, que também falei delas aqui no blog, eu falei em uma matéria explicando o problema dos ácidos:


O formol é proibido no Brasil como agente alisante para produtos de beleza, inclusive progressivas. Os ácidos causam um mal terrível nos fios quando são os compostos ativos das escovas que prometem reduzir o volume.

Eu não manipulo formol em progressivas nem trabalho com progressivas que tenham ácidos em sua fórmula. Inclusive existem linhas que estão vendendo escova progressiva de ácidos chamando as mesmas de Botox Capilar quando na verdade esse procedimento, o Botox, não alisa e é um tratamento para cabelos danificados.

Para não ficar dúvidas sobre o botox leia a matéria onde eu falo do verdadeiro e do falso:

Pelo que eu falei acima fica fácil demais saber qual a melhor progressiva do mercado: uma que não tenha formol manipulado pelo profissional (maioria hoje) e que não tenha como princípios ativos os ácidos, seja o glioxílico, seja o ácido acético, seja o ácido málico, seja o ácido hialurônico...

É fácil vir aqui no blog e dar o nome da progressiva e me perguntar se conheço a marca e o que tenho a dizer. Perguntas assim me limito a responder: não!

Para quem é profissional basta você ter um pouco mais de personalidade e técnica e quando for um representante no seu salão você não se iludir com a conversa dele e pedir logo para ver o produto (e não cair na besteira de se iludir com cheiro) e ir logo na composição. Lá mostra se tem ácido ou não.

Mas e para quem é cliente? Basta chegar para o profissional e pedir para ver a composição do produto dele. Se ele negar, dê 3 beijinhos, um sorriso e vá embora. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!

Entenderam agora qual a melhor progressiva do mercado né?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.