Postado dia 11 junho 2013

A Oxoacetamida de Carbocisteína em Progressivas e o Engano


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Progressivas e mais progressivas maravilhosas surge a Oxoacetamida de Carbocisteína. Ok, mas e o que ela faz? Como ela é obtida? Qual a diferença da carbocisteína? Vamos embarcar mais uma vez no alqueire químico para descobrirmos um pouco mais sobre esse assunto.


Um dos processos de hidroformilação

Um tempo atrás recebi alguns emails onde um representante falava que não estava defendendo o produto dele (e não falou qual o nome) mas que o que eu falava não era bem assim.

Me disse que a progressiva dele era de oxoacetamida de carbocisteína e que era muito boa e tal. Mas não falou o nome da progressiva nem identificou qual era sua representação.

A única falha dele foi que eu tenho LinkedIn e ele também daí eles mandaram no automático para fazer parte da rede dele. Descobri o camarada, a distribuidora dele, local, tudo mais. Sacanagem né, por isso que não gosto dessas redes.

Mas enfim. Fiz uma proposta para ele: ele me mandava uma amostra do produto e se fosse realmente o que ele falava eu iria publicar e fazer propaganda de graça, caso contrário eu faria uma matéria especial falando do produto dele com uma análise integral item a item...

Estou esperando a amostra até hoje...

Pretendo publicar na integra o email que ele me mandou e minha resposta a ele.

Deixemos isso pra lá. Me chamou a atenção a oxoacetamida. Nomes químicos me chamam a atenção. Na hora percebi que se tratava de um composto obtido através de alguma reação, afinal estamos falando de uma amida com acéticos sintetizada pelo processo Oxo Síntese para obter um aldeído.

Imagino sua cara assim agora:


Antes de explicar o processo acima é ultra recomendável que você leia a matéria sobre as escovas de ácido glioxílico para que você entenda melhor daqui pra frente:



Sobre o processo acima, vamos falar mais claramente, sem no entanto, adentrar demais em química.

A carbocisteína existe no cabelo. Ela é boa. Tem alta bioafinidade com o cabelo. Por isso os fabricantes de escovas de ácidos a utilizam para mascarar o processo destrutivo do ácido glioxílico nos fios. DESTRUTIVO.

Não continue a ler essa matéria se você não leu a de cima, não irá entender direito.

Para se obter a oxoacetamida é usado o processo conhecido como HIDROFORMILAÇÃO. Também chamado de processo oxo, ou oxosintese.

Esse processo visa obter, ou produzir, aldeídos. Aldeído é um tipo de função orgânica da química. E esta função orgânica normalmente tem um peso molecular baixo, pois possui poucos átomos de carbono. E quanto menos átomos de carbono o aldeído tiver, menos peso molecular e maior odor.

Cite-se como exemplo de aldeído o FORMOL que tem baixo peso molecular pois possui somente um átomo de carbono. Assim sendo o odor do formol nas escovas progressivas é insuportável e chega a arder as vias respiratórias como também os olhos.

Já o ácido glioxílico possui dois átomos de carbono, sendo assim pouco mais suportável que o formol, mas tão ruim quanto.

Percebam que no nome OXOACETAMIDA temos um prefixo (oxo), um infixo (acet) e sua função (amida), portanto concluimos ser a oxoacetamida nada mais nada menos que uma AMIDA do ÁCIDO ACÉTICO.

E o melhor de tudo (perceberam a ironia?) é escutar fornecedores e fabricantes dizerem que a oxoacetamida de carbocisteína é melhor que a carbocisteína.

É deve ser mesmo, afinal a carbocisteína é bakana, o cabelo a possui, ela é emoliente, MAS NÃO ALISA, tanto que os enganadores falam que ela é o princípio ativo, mas TODAS as progressivas que possuem carbocisteína possuem um ácido na formula e que geralmente é o ácido glioxílico.

Digo novamente, leia a matéria acima indicada para você entender melhor.

Sendo assim, a oxoacetamida de carbocisteína é um componente obtido através de uma síntese de hidroformilação onde se obtém um segundo composto, e que nesse caso tem uma função ácido acética de amida.

Poxa, e o pior é que ainda assim os produtos utilizam o ácido na escova que possui a oxoacetamida.

O que me deixa chateado é a busca incessante pelo lucro, que faz com que fabricantes lancem produtos e mais produtos sem se preocupar com o depois e também o profissional que não se informa direito, não questiona, come na mão de fornecedores, tem medo de falar a verdade e perder cliente...

Cada um é cada um!

Creio que quem já fez dessas escovas de ácidos acabou por afinar o cabelo e o mesmo se encontra quebradiço. Se esse é o seu caso e você quer saber como recuperar um cabelo quebrado ou como fazer o cabelo parar de quebrar leia:



Por isso pessoal eu tenho negado contato com fabricantes desde inicio de 2012, pois o pessoal quer pagar ou dar produto pra falar no blog e fazê-los crescer sendo que nem mesmo quem entra em contato comigo sabe como funciona a "mágica" do produto.

Opinião: não indico escovas e não faço escovas de oxoacetamida de carbocisteína.

E para quem fez e se arrependeu leia a matéria de como fazer o cabelo parar de quebrar e siga o CCB.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

26 COMENTÁRIOS:

  1. A cada dia surgem novos nomes de procedimentos, muitos ditos milagrosos. Minha duvida, como extremamente leiga(e aqui cabe falar que apesar de entender sua boa vontade de nos explicar tudo bem detalhado, nunca fui boa de quimica, e acabo lendo umas 6,7 vzs o mesmo post e nem sempre entendo como as quimicas funcionam e reagem mas com as outras): eles sao a mesma coisa ou sao uns bem piores que os outros? Selagem, blindagem, progressiva e etc sao a mesma coisa?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. claudiaanderson12 junho, 2013

    de tudo isso só fica: Mais um nome bonitinho e complicado,para nos desesperadas por cabelos brilhantes e hidratados e lisos sem se esquecer do super saúdaveis caírmos feito patinhos...

    ResponderExcluir
  3. edmar andrade12 junho, 2013

    muito esclarecedor essa materia, mais uma vez vc nos abrindo os olhos, parabens!

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    uns piores que outros.

    ResponderExcluir
  5. Gisele Fagundes13 junho, 2013

    Então fui enganada mais uma vez, corri tanto da carbocisteina, e agora comprei uma escova com oxoacetamide ,o vendedor me garantiu que não contém carbocisteina, pois já ouvi várias reclamações sobre a carbocisteina de que não se aplicar outra quimica depois, o cabelo fica quebradiço, é como se fosse um henê, porém bem mais fraco....

    ResponderExcluir
  6. shelygomes@hotmail.com16 junho, 2013

    Eiii Marlon, me explica uma coisa, só existe oxoacetamida de carbocisteína? E quando na descrição do produto só estar escrito oxoacetamida? Grata.

    ResponderExcluir
  7. Shely,

    o processo oxo pode fazer acetamida de outros elementos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marlon, mais uma vez, Parabéns pelo seu blog. Por favor, me ajude. O que fazer no meu cabelo: tonalizo, fiz escova progressiva, escova marroquina, a última que fiz foi em abril (escova progressiva de carbocisteína), e agora a raiz está alta, mas não sei o que faço agora, pois meu cabelo está caindo muito, inclusive já usei medicamento mais não adiantou e ainda estou usando o produto da Villa Vivace (olio maroccchino) que vc já havia me indicado, quando mencionei também que meu cabelo estava caindo, mas continua caindo. Só que este produto é para DISCIPLINA (CCB). Meu cabelo apresenta brilho, com aspecto bom, macio, fino, mas quando fico uns 4 dias sem lavar, fica bastante oleoso. Desde já agradeço. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Linda,

    vc penteia os cabelos todos os dias?

    ResponderExcluir
  10. Oi Marlon,
    sim!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Danny Ferreira25 novembro, 2013

    Maravilhosa explicação!!!! Por favor me dê sua opinião sobre este produto que tem em sua composição a carbosisteína. VOCÊ É UM EXCELENTE PROFISSIONAL!!

    ResponderExcluir
  12. Danny Ferreira25 novembro, 2013

    aQUI ESTÁ O SITE DO PRODUTO http://loja.qodhair.com/produtos/destaques-qod/qod-city-30-dias-efeito-liso-250ml.html

    ResponderExcluir
  13. Jamine Angels03 março, 2014

    Ola MArlon, achei bacana seu blog. Queria uma opniao sua. Tem um produto no mercado a base de carbocisteina e oxoacetamida, porem, não tem acido glioxilico na composição e nenhum tipo de acido na composição. O produto chama-se Organix 30 days smoothing treatment. Neste caso eu acho que a cisterna age por causa do calor da chapinha... tem que passar de 7 a 10 vezes. Voce acha que tem algum produto mascarado agindo por processo destrutivo na fibra capilar? Os ingredientes são: Water, oxoacetamide, carbocysteine, oxoacetamide amino acids, polyquaternium 67, behentrimonium chloride, cetearyl alcohol, peg-90, Shea butteramodipropyl trimonium chloride, Shea butter, cetyl ester, isopropylpalmitate, cyclopentasiloxane, dimethicol, dimethicone crosspolymer, methyl chloroisothiazolinone, methylisothiazoline, fragrance, silanetriol, panthenol
    Vou ficar no aguardo da sua resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá! estou precisando urgente de ajuda!!!! Faço progressiva a base de formol na franja a uns 5 anos.....estou com o cabelo muito fino e ralo, e com muita queda!!! Só agora pesquisando pude entender que o formol afina o cabelo!!! Gostaria de saber se o realinhamento térmico de tioglicolato de amônia pode alisar sem afinar os cabelos...e se posso usar ou tenho que esperar algum tempo? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Jamine, oxoacetamide amino acids = oxoacetamida de carbocisteina. Procure por oxoacetamida de carbocisteina + cabelosesonhos no google e leia sobre.

    ResponderExcluir
  16. Leandro F Instrutor27 março, 2014

    Ola aqui é o leandro Ferreira de Campinas. Sou técnico cabeleireiro, com extensão em tricologia. Achei bacana sua postagem e admiro quem não se rende aos efeitos milagrosos das Progressivas ácidas. Se possível entre em ctt comigo pelo face para nos falar.

    E aproveitando, o que acha da Escova Progressiva de Tioglicolato de AMP?

    ResponderExcluir
  17. Leandro, tricologia faz diferença né? Tmb tenho cursos de tricologia e histologia. Nao conheço essa progressiva, poderia me passar um link dela?

    ResponderExcluir
  18. Leandro F Instrutor03 abril, 2014

    E aí cara. Como disse sou técnico cabeleireiro. visite minha pagina para batermos um papo Leandro F Instrutor. Dia 14-04 estarei em Betim para palestrar sobre este ativo, quem sabe podemos no encontrar.

    A progressiva que me refiro, é de patente da Grandha Professional http://www.grandha.com.br/portfolio/detail/tioglicolato-de-amp/

    ResponderExcluir
  19. Andrea Miranda09 abril, 2014

    Marlon,
    Parabéns pelo Blog, muito bom e muito informativo.
    Ano passado em junho fiz uma escova que tinha como princípio ativo essa oxoacetiamida, e uns tais de oxiácidos.
    Fui usuária de guanidina turante muitos anos até me render a progressiva com formol, e depois por conta dos malefícios que esta última faz a saúde resolvi buscar uma outra forma de alisar os cabelos. E foi bem ai que surgiu minha cabeleireira com uma solução milagrosa de uma escova que era compatível com tudo e sem formol.
    minha experiência foi péssima. O cabelo fedia muito toda vez que molhava, tive que procurar um especialista para me livrar daquele fedor de esgoto na cabeça. à época busquei na internet mas não tinha muitas informações sobre o produto.
    Deste então não tenho coragem de fazer nada no cabelo, fiquei com verdadeiro pavor. Todavia, agora que a raiz está muito grande eu tenho pensado em fazer um novo alisamento, mas não sei qual seria o mais indicado para o meu cabelo.
    O que você sugere?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Aina Athayde08 maio, 2014

    Olá, Marlon
    Gostei muito da reportagem acima, gostaria de tirar uma dúvida com você, o que você acha da escova k liss, me dizeram que ela possui uma mistura da carbocisteína,com oxoácidos e aminoácidos, você sabe se eles utilizam acido-glioxilico???

    ResponderExcluir
  21. José Alves16 maio, 2014

    Olá Bom Dia Marlon Meu nome é José Alves!
    Sou de fortaleza!!

    Querido lie suas informações sobre Oxoacetamida mas então preciso saber se realmente é prejudicial?

    Principalmente aos loiros?
    Vai haver abertura de tons?
    E também todos os ácidos sejam qual for são mascarados?
    Ou seja esconde o fomol!?

    ResponderExcluir
  22. Alessandra Cristina Oliveira10 junho, 2014

    Olá, Marlon, primeiramente parabéns pelos esclarecimentos q vc posta, sou de São Paulo, nunca vi um profissional do ramo ser tão sincero como vc!!! mil vezes Parabéns!! gostaria muito de sua ajuda, pois infelismente vc não está por perto rsrs!!!! meu cabelo tem progressiva da Inoar, mas estou precisando refazer, devido a minha insatisfação, já a 4 meses, ando pesquisando sobre o assunto, e "graças" a vc pude sanar todas minhas respostas!!!mas não resolve meu problema!!, Marlon vou ser breve: o q eu faço nos cabelos para ter melhores resultados e não ter q aderir a formol, nem acidos, e nem componentes q prejudiquem futuramente, me ajude por favor!!
    grata

    ResponderExcluir
  23. Alessandra Cristina07 julho, 2014

    oi Marlon, mais uma vez eu!!!!! vc pode me dar informação sobre essa progressiva citada, eu também to interessada nela, mas não sei se devo fazer, me ajuda muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Maria Carolina19 agosto, 2014

    OIE, PRECISO SABER SE A Oxoacetamidas é a mesma coisa que caborcisteina ?

    ResponderExcluir
  25. bruno posso usar então a carbocisteína como hidratante, mas ela pura sem ácidos?

    ResponderExcluir
  26. ola bruno leio muito os seus posts tb fiquei interessada nesta escova de tioglicolato de AMP que fala sobre ela eh um Dr Ademir Carvalho Leite Júnior, ele eh formado em diversas coisa e me pareceu bem confiavel http://www.blogtricologiamedica.com.br/2013/11/tioglicolato-de-amino-metilpropanol.html#uds-search-results e pesquisando a unica marca que produz esse produto é a http://www.grandha.com.br/portfolio/detail/tioglicolato-de-amp/

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...