Postado dia 24 julho 2013

Como Escolher Tons 3D de Mechas




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

O que são mechas 3D ou tridimensionais? Como escolher tons tridimensionais para mechas que combinam entre si? A escolha errada dos tons pode acarretar em um cabelo sem graça e isso é o que temos que evitar.

Foto: reprodução Veja SP




Existem vários tipo de de mechas, ou de trabalhos que envolvam colorimetria que não a global.

Temos as luzes, reflexos, mechas, highlights, òmbre hair, californianas, tridimensionais, patchwork, invisible, enfim...

As  pessoas tem o costume de ouvir falar em um tipo determinado de trabalho e achar o nome bonitinho e querer fazer, sem no entanto dar atenção ao que realmente é cada procedimento e que efeito dará aos cabelos.

As mechas 3D, ou tridimensionais, dão um efeito no cabelo que de qualquer modo que o cabelo mexa, ou vire, ficará sempre do mesmo jeito, dando um efeito reluzente aos fios, moderno e luxuoso.

Mas a escolha errada dos tons pode acarretar um cabelo sem graça, sem chamar a atenção pela beleza. Um cabelo comum!

Os tons loiros são muito bonitos e usados mas se escolhidos da maneira errada ou se a forma de obtê-los não for adequada e sem técnica então poderá, por exemplo, resultar em cabelos amarelados-ovo, laranjados...

Me lembro que certa vez cheguei tarde ao salão e uma cliente tinha ido bem cedo para fazer mechas comigo, e uma outra pessoa a atendeu, simplesmente pelo $$$$. Mas cá pra nós: há profissionais e profissionais! Por conta disso o cabelo dela ficou daquele jeito, afinal pra fazer cabelo não basta saber, tem que ter carinho com os mesmos.

O resultado do trabalho ruim que ela fez, e posteriormente o trabalho que fiz para consertar, você pode conferir nessa matéria onde falei sobre como consertar o amarelado/laranjado dos cabelos, compare o antes e depois:




Creio que se você leu a matéria acima e viu o cabelo então você tem idéia do que é uma escolha errada de tons.

Para se escolher tons tridimensionais de mechas a primeira coisa a ser definida é que cor terá o fundo, se castanho, se loiro, que tipo de castanho (natural, dourado...) e que tipo de loiro (bege, claro, natural, marrom...).

Posteriormente devem ser definidos 3 tons que combinem com o tom de fundo. Obviamente que não precisam ser na mesma altura de tons ou mesmo tons quase idênticos.

Vamos à um exemplo.

Imaginemos que o tom de fundo de um cabelo seja o loiro natural, ou loiro médio, que é a mesma coisa.

Podemos escolher para esse cabelos 3 tons: um loiro claro bege, um loiro clarissimo acizentado e um loiro ultra claro platinado.

Podemos fazer esse cabelo usando alternadamente mechas em transparencia com mechas em costura fina e média.

Se queremos um cabelo mais claro então usamos o loiro platinado em transparencia e os outros dois tons em costura media, sempre alternando.

Se o tom de fundo do cabelo for um castanho claro, por exemplo, podemos usar tons de mechas marrom escuro acobreado, loiro médio dourado e um loiro médio acobreado. Esse cabelo ficará mais quente.

Para saber um pouco mais sobre as tendencias de tons que agitaram o inicio de 2013 veja:



O campo é muito amplo e conta também com a ousadia do profissional aliada à técnica, conhecimento, segurança e sensibilidade. O profissional não pode imaginar algo na cabeça dele e querer simplesmente usar alguém de cobaia para ver o seu plano mirabolante em pratica.


Tudo deve ser conversado com o profissional e a cliente. Diz o ditado: o combinado não sai caro! Não posso nem pensar em tons vermelhos ou acobreados (ainda que marrons) se uma pessoa me relata que tem pavor de acobreado/laranja!

Por isso antes de fazer suas tridimensionais avalie bem que tipo de cabelo você quer, o efeito. Muitas chegam aqui pedindo californianas quando na verdade querem òmbre hair e por aí vai.

E você como está seu cabelo atualmente? Pretende mudar? Pensa em fazer o quê?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.