Postado dia 17 julho 2013

Como Prevenir o Amarelado dos Cabelos Brancos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Se você chegar a uma idade mais avançada você terá cabelos brancos. Mas cabelos brancos podem ficar bonitos ou não dependendo do reflexo e nesse sentido como fazer para eles não ficarem amarelados?

Vovó lindona né...

Os cabelos brancos possuem essa cor por conta da perda contínua de melanina, que é o que dá cor aos fios, sejam eles castanhos ou loiros.

O cabelo branco tende também a ser mais grosso e mais brilhante, por conta do constante revestimento de queratina.

E muitos são os métodos de se trabalhar os cabelos brancos para quem não gosta de deixá-los assim nessa cor. Uma das formas é a tintura mas temos também as mechas.

Tratando-se de tintura as pessoas acham que é somente aplicar a tinta numero tal no cabelo, deixar a quantidade de minutos tal e ponto. Nada disso! A coloração em cabelos brancos é algo que deve ser levado muito a sério, afinal vai se dar uma nova cor aos fios, ou seja, artificial.

Se você quiser saber um pouco mais sobre cabelos brancos em termos de tintura eu sugiro que leia essa matéria:

Mas tem pessoas que preferem deixar os cabelos brancos dessa forma mesmo, naturais. Entretanto os fios com o passar do tempo acabam ficando amarelados e feios.

Esse aspecto amarelado faz com que o cabelo dê aquele aspecto de sujo e velho. Para evitar esse amarelamento dos fios há que se tomar alguns cuidados:

  1. Não ficar muito tempo sem lavar os fios,  isso faz com que os fios aderem à sujeira e também a elementos contidos no próprio ar que deixam os mesmo com aspecto pesado;

  2. Usar protetor solar é uma boa pedida haja vista que os raios UVA, UVB e UVC danificam os fios fazendo com que esses envelheçam e transpareçam uma aparência cansada além de oxidar os mesmo fazendo com que estes ganhem um aspecto amarelado;

  3. Usar shampoos específicos que contenham pigmentos irisados Estes combatem os pigmentos amarelos indesejados e deixam os fios com aquele aspecto sequinho e brilhante.

E falando em cabelo branco brilhante lembro daqueles fios brancos que não "pegam" tintura de jeito algum. Fios resistentes à coloração e que acabam por roubar tons e fazer com que após a coloração tenha-se a sensação de que a tinta não pegou.

Para esses o ideal é se fazer uma mordaçagem pois os mesmos estão tão queratinizados que as camadas de cutículas sobrepostas são maiores dificultando assim a penetração e expansão do pigmento artificial contido na tintura.

Para entender mais sobre esse processo veja:

Dicas básicas que levadas em consideração deixarão os fios brancos sempre bonitos para quem quer usá-los assim e não transparecerão aquele aspecto amarelado e de velho que as vezes não demonstra a realidade da pessoa.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.