Postado dia 23 julho 2013

Como Recuperar Cabelos Quebrados por Progressiva




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Existem vários tipos de quebras, dentre elas a que ocorre devido ao fato da pessoa ter passado por uma escova progressiva. Mas como recuperar um cabelo quebrado por progressiva?

Quebrou com progressiva? Vamos recuperar?



Eu tenho visto neste tempo de pesquisas e de escritas no blog que a grande maioria das pessoas acabam quebrando os cabelos por imprudência ou negligência. E não coloco aqui a imperícia porque quero acreditar que são poucos os que se aventuram a fazerem químicas sem conhecimento, em casa mesmo e de qualquer jeito!

Quando falo em negligência estou querendo dizer que muitas vezes a pessoa foi orientada pelo profissional ou por alguém que entende um pouco sobre cabelos que aquilo que ela queria fazer nos fios poderia não dar certo ou era imcompatível.

Essa pessoa, negligenciando a informação obtida, faz tal procedimento e acaba por quebrar os fios ou causar um dano de difícil reparacão.

De um outro modo é a pessoa que age com imprudência. Esta é aquela que supondo que o cabelo não suportará tal química e/ou procedimento, vai até um profissional que ela não conhece, não tem informações, não conhece ou nunca viu o trabalho dele e se entrega nas mãos do mesmo.

Aqui também enquadro a pessoa que chega no salão e o profissional fala que tal procedimento vai deixar o cabelo dela e ela se ilude, sim, se i-lu-de, e não pergunta, questiona, aprofunda o conhecimento do profissional, afinal ele já falou o que ela queria saber, e daí o resultado pode ser desastroso.

Neste sentido vem a quebra por escovas progressivas, que é algo quase que insano, pois para um cabelo quebrar por escova progressiva tem que ser algo de muita falta de técnica/conhecimento do profissional aliado à um desejo voraz de ganhar dinheiro misturado à ânsia da cliente de querer "ter o cabelo assim custe o que custar".

Só lamento!

Em uma outra matéria eu falei de como recuperar cabelos danificados pro escova progressiva, mas veja que falei sobre como recuperar "danificados" que é uma classe abaixo, eu diria, dos cabelos que já quebraram, veja:




Onde trabalho já tive clientes chorando na cadeira falando que precisavam a todo custo fazer uma progressiva e eu falar que não faria e que se elas quisessem tinham vários salões ao redor que teriam o prazer de fazer.

Meu compromisso primeiramente é com minha consciência, não troco uma noite de sono tranquila por saber que dei o meu melhor e sem mentiras por $100, $200, $1000 ou qualquer valor que seja!

Se você fez uma progressiva e seu cabelo quebrou, partiu, torou (em cada lugar do Brasil se usa uma palavra) provavelmente você fez uma progressiva que continha ácidos. Dessas de ácido glioxílico e carbocisteína ou qualquer outra que o principio ativo seja à base de ácidos.

Isso porque como  o ácido tem Ph muito baixo ele condensa muito os fios que se tornam quebradiços e muitas vezes quebram dias após o procedimento. 

Se o seu cabelo quebrou por conta de uma escova progressiva mau sucedida siga esses passos para recuperá-los:

  1. Faça cauterizações a frio de reconstrução e reposição de proteína: esta é a parte mais importante pois é nessa fase que o cabelo vai parar de quebrar. Se você não cauterizar seu cabelo, ou seja, tratar dele de dentro para fora, nada irá adiantar, você vai perder tempo e dinheiro. E já adianto que não é uma cauterização que resolve, os melhores resultados que tenho visto tem vindo em torno de 3 meses, fazendo 1X/mês;

  2. Corte: se quiser me xingar pode até xingar, desde que você corte! Esta é a segunda parte mais importante do processo de recuperação e que não tem como desvincular da etapa acima, pois é com o corte que você irá cicatrizar o fio e impedir que ele forme pontas duplas e continue fraco e invalidando o processo de recuperação;

  3. Manutenção: aqui irá entrar os conceitos do CCB (leia lá em cima sobre esse conceito, na aba de mesmo nome). Mas já adianto que esse cabelo terá que ter itens, pelo menos 2 (dois) de força, afinal o cabelo quebrou, então está bem fragilizado.

Não vou nem colocar mais passos porque senão você leitor que não leva tanto a sério seu cabelo (para alguns a carapuça serviu e já estão pensando em me xingar....nem ligo!) não vai seguir e vai achar complicado, e fazendo o que foi falado aqui COM CERTEZA ABSOLUTA você conseguirá dar um outro visual no seu cabelo e irá aprender a cuidar dele.

Se você não sabe o que quero dizer com progressivas de ácidos então leia essa matéria que irá lhe mostrar os malefícios desse tipo de escova além de lhe ensinar melhor sobre as mesmas:


Não é errado fazer progressiva, mechas, colorações, relaxamentos. Mas tudo deve ser feito dentro dos limites da técnica, da possibilidade e da necessidade. Esses três elementos tem que encaixar legal.

Você tem algum relato para contar sobre quebra de cabelo causado por progressiva? Conte-nos!



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.