Postado dia 06 agosto 2013

A Importância da Alimentação para os Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A alimentação é algo que dependemos desde que nascemos, para crescer, para repor energia. Mas em tratando-se do cabelo, quais os beneficios ou qual a importância de uma boa alimentação e o que deve conter em nossa alimentação para se ter cabelos bonitos?

Alimentação na cabeça...

Muita gente não sabe mas assim como a má alimentação pode causar anemia, assim também os cabelos podem nascer anêmicos. Sim, isso mesmo, anêmicos!

E o cabelo anêmico acaba ficando quebradiço por natureza, e não há muito o que ser feito apos o cabelo nascer dessa maneira porque o cabelo é formado no bulbo e após sair do folículo piloso o cabelo pode ser reconstruído mas nunca regenerado pois ele é uma fibra morta.

Uau, fibra morta! Que bapho!!!

A anemia capilar é uma doença relacionada à má alimentação. Isso quer dizer que uma boa alimentação também influencia para se ter um cabelo bom.

Lembro que um professor meu, que devia ter uns 150 kg, nos falava para observar as crianças gordinhas na rua que provavelmente iriamos observar mais gordinhos bom cabelos bonitos do que com cabelos não tão bonitos.

E o que vi é que realmente ele tinha razão.

Também falando de doenças relacionadas ao cabelo, uma que muita gente tem e não sabe como cuidar é a que causa a caspa ou seborréia, se é o seu caso então o que eu indico é que você leia essa matéria para saber como resolver esse outro problema:

O que na alimentação prejudica os cabelos?

  1. Gordura em excesso, pois pode aumentar a produção de sebo;

  2. Frituras, pois também eleva a gordura no sangue e o colesterol;

  3. Alimentação desregulada, que é aquela onde não se tem muita hora para comer e isso faz com que o organismo fique descontrolado e assim como a tendencia da pessoa é engordar a dos cabelos é de serem produzido de maneira a faltar nutrientes necessários;

  4. Fast food, por não conter nada que realmente contribua para uma boa alimentação, basta pensar em uma criança bem pequena crescendo à base desse tipo de comida

Por outro lado, uma boa alimentação pode e deve conter certo balanceamento:

  1. Proteínas, se possível vegetal, que ajudam o fio a nascer com mais corpo, mais força;

  2. Carboidratos bons, aqui estamos falando da batata doce, de mandioca, arroz integral...é o carboidrato que faz o fio ter resistência;

  3. Legumes e hortaliças, pois as mesmas possuem propriedades necessárias para o fio quando fora do folículo piloso tais como cicatrizante, além de conterem uma série de vitaminas essenciais para o próprio corpo humano;

  4. Água, pois nosso corpo (segundo já ouvi) é formado por 70% ou mais de líquidos. Sendo assim a água é altamente importante na formação pilar, ou seja, do cabelo. É ela que vai dar ao fio a elasticidade, por exemplo.

Citei alguns exemplos práticos e fáceis de serem adaptados no dia a dia de cada um e que não traz trabalho. Afina de contas, tomar um iogurte (proteína) com banana (carboidrato) e depois fechar com um suco de laranja (liquido e cicatrizante) não faz mal a ninguém.

Mas também é necessário cuidar do cabelo de forma correta no dia a dia, e isso se você não souber o produto adequado para se usar não adianta.

Neste sentido você pode e deve conhecer o CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) que criei com o objetivo de levar as pessoas a conhecerem o próprio cabelo para comprar os produtos adequados e para os profissionais não errarem quando for identificar um cabelo.

Veja sobre o conceito e entenda como funciona:


E você como é sua alimentação? Tem desejado a faltar? Você se alimenta bem e tem algo para nos contar sobre se cabelo? 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.