Postado dia 01 agosto 2013

Cauterizacao a Frio Para os Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitos tem ouvido falar dos benefícios da cauterização a frio, do "milagre" que ela faz mas o que é realmente a cauterização a frio? Para que serve a cauterização a frio? Em quais situações é indicada a cauterização a frio?


Mais que uma hidratação...

É difícil encontrar alguém que não tenha, jamais, feito algum procedimento de mudança no cabelo. Se ainda não fez, um dia fará! Fato!

E esse não é, nem de longe, o problema. O problema é fazer algo no cabelo que modifique, altere sua estrutura sem no entanto dar condições a esse cabelo de voltar ao seu estado anterior.

Quando digo estado anterior não quero dizer deixá-lo virgem, pois isso é impossível, mas digo deixá-lo com um aspecto "como o de virgem" ou seja, deixar o cabelos em perfeito estado, reabilitado. Sem mais delongas para a matéria não ficar extensa demais leia melhor sobre reabilitação abaixo:



A cauterização a frio é um tipo de tratamento (nada a ver com hidratação) que serve para recuperar, reconstruir, reestruturar, recompor, reabilitar o cabelo de DENTRO PARA FORA.

Isso é um espetáculo!!! Caraca, como sou alucinado por recuperar cabelos!!! Meu coração bate forte! Parece besteira mas eu respiro ciência capilar!

Eu digo que a cauterização a frio é um tratamento porque chamá-la de hidratação é, no mínimo, falta de respeito e consideração com ela.

É como chamar esposa de namorada, amigo de colega, rainha de princesa, patrão de gerente...

A cauterização a frio é indicada em casos de cabelos que estão com problemas específicos como quebra mecânica (escovação, chapinha), quebra química (mechas, relaxamento, progressiva) ou também para cabelos que, mesmo virgens, possuem problemas como frizz excessivo, volume sem disciplina dentre outros.

Agora o mais importante de tudo é ressaltar que em hipótese alguma a cauterização a frio irá reduzir volume! Se o seu cabeleireiro lhe disser para fazer uma cauterização, ou cauterização a frio para reduzir ou diminuir "um pouquinho" o volume, ou ainda, para deixar o seu cabelo "mais baixinho", SAIA FORA!

A cauterização a frio visa tratar o cabelo. Onde já se viu tratar o cabelo e ele perder volume ou alisar ou dar uma "diminuidazinha"?

Em uma matéria do inicio do blog, a alguns anos atrás, eu já tinha explicado sobre a cauterização a frio inclusive falando da diferença dela para a cauterização a quente:



A cauterização a frio é chamada assim pois não utilizamos a chapinha. E isso não é mera vontade não. É o procedimento e da marca. Não há queratina! Não há necessidade de quebra de moléculas. Não há desidratação na cauterização a frio como na existe na que é feita a quente.

E a cauterização a frio é personalizável, dependendo da marca, a que mais gosto é a da Redken pois posso personalizar extraordinariamente o tratamento para cada pessoa. Consigo através do CCB (não deixe de ler sobre esse conceito na aba lá em cima) identificar o que cada cabelo precisa e dar a esse cabelo exatamente o que suas necessidade pedem.

Não existe cabelo que não possa ser atingido pela cauterização a frio.

Não importa se ele precisa tratar a cor, ou ser nutrido/disciplinado, ou se precisa de reconstrução/força, ou mesmo de brilho/maciez/textura. Mesmo se o cabelo for virgem e precisar de combater o frizz com controle.

NÃO HÁ CABELO QUE RESISTA AOS TRATAMENTOS COM CAUTERIZAÇÃO A FRIO.

Mas não adianta fazer 1 cauterização e esperar milagre. As pessoas tem o costume de fazer vários procedimentos no cabelo, detonar tudo e depois quando procura pro tratamento querem da noite para o dia recuperar tudo de uma vez só.

Se o cabelo quebrou, por exemplo, e ficou poroso, quebrado, ressecado e com um volume não tão bom então temos por óbvio que essa pessoa precisará de pelo menos 4 cauterizações, 1x por mês, para poder ter o cabelo que tinha antes do problema.

Sendo assim avalie agora mesmo se você não necessita de uma cauterização a frio. Para adiantar já vou logo dizendo: as que conheço e que são show de bola são da L'Oreal e da REDKEN.

Qual eu prefiro? REDKEN, por ser personalizável e por poder usar totalmente os conceitos do CCB, mas o que tenho visto é que os profissionais não se empenham em aprofundar nesse item e mesmo tendo a cauterização não sabem qual fazer, só esta marca tem umas 20. Qual delas fazer? Aí que está a diferença...

Dê uma passadinha lá na nossa página do facebook e procure por pessoas que fizeram a cauterização a frio aqui comigo em Belo Horizonte, ou que comentaram ali na aba SALÃO e veja você mesmo o que elas tem a dizer.


Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

38 COMENTÁRIOS:

  1. você conhece o tratamento angel?
    para deixar o cabelo cacheado.

    ResponderExcluir
  2. Maria Luiza02 agosto, 2013

    Oi Bruno,


    Esses dias fui em um salão que trabalha unicamente e especificamemte com L'oreal e me falaram dessa cauterização a frio da L'oreal (óbvio) rsrs. Fiquei bem interessada e pedi a profissional que me mostrasse os produtos, e são da linha Absolut Repair, se não me engano, ai ela me explicou o passo a passo, porém vc sempre fala que, entre outras coisas, o que diferencia a cauterização quente da fria, é que a fria não necessita de uma fonte de calor para selar as proteinas e aminoácidos nos fios, mas que em compensação existe um produto específico que faz esse trabalho. Nos passos que ela me mostrou eu nao consegui identificar esse produto e ela não soube me explicar. Vc saberia me falar qual é o produto que faz esse papel na cauterização da L'oreal?

    ResponderExcluir
  3. Cristiane Abreu04 agosto, 2013

    Marlom, achei um kit de cauterização molecular da Loreal. Vale a pena comprar? Lógico, levaria no salão pra aplicar...

    ResponderExcluir
  4. Marlon...conheci seu blog hoje e estou adorando..Acho que ja li umas 15 materias..Parabens!!!
    Somente um duvida essa cauterizacao da Redken...eh um kit?Ow preciso comprar certos produtos separados??

    ResponderExcluir
  5. Dávila Rodrigues11 agosto, 2013

    A cauterização da Aneethun serve para fazer cauterização a frio? pois no site da mesma diz que pode ser usada das duas formas, a diferença é que a frio é uma reconstrução e a quente é uma cauterização.

    ResponderExcluir
  6. Dávila Rodrigues16 agosto, 2013

    Obrigada. :( ta dificil encontrar cauterização a Frio aqui .

    ResponderExcluir
  7. Encontrei da Seda vc já usou alguma vez? Acho que vou usar essa pois cauterização ar frio na minha cidade dessa marca que vc indicou tá difícil encontrar.

    ResponderExcluir
  8. Iolanda Souza28 agosto, 2013

    Queria que você viesse no meu estado, não conheço profissionais bons, todos eles dizem que cauterização "alisa" o cabelo um pouquinho e eu to fora de alisamentos. Existe algum meio de comprar a linha pela internet e fazer em casa?

    ResponderExcluir
  9. estou maravilhada com suas matérias ,elas nos ensinam muito .. estou no sexto més de curso de cabeleireiro e com voce estou aprendendo muito obrigado por nos da este prazer de compartilha com nos seus seguidores obrigado !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. ola por favor Marlon fale para mim sobre a cauterização da redken... busquei no site + não achei fale para mim o nome pq redken é a marca... por favor essa cauterização vai salvar meus cabelos... obrigada

    ResponderExcluir
  11. Natacha Mendonça06 setembro, 2013

    Ai Marlon eu fico desesperada quando leio seu blog!

    Você podia morar em São Paulo! rs
    Eu não estou com o cabelo no estado que precisa deste tratamento, mas quero fazer luzes de novo e portanto tratar.
    Como saber que o cabeleireiro não está me enrolando e está mesmo fazendo esta cauterização ao invés de uma hidrataçãozinha ?
    Conhece algum salão aqui na capital pra indicar pras paulistanas?

    ResponderExcluir
  12. Marlon voce pode por favor me informar os nomes dos produtos para c em meu cabelolllrauterização a frio da Redken??? É que vou comprar para fazer em meu cabelo....
    Soube que seria esses produtos: shampoo Cleansing Cream para limpeza, shampoo Extreme, extreme CAT, Shot Phase All Soft + Extreme, Shot Phix (spray com ph 3,5, Máscara Extreme, Extreme Anti-snap

    Esta certo esses produtos e nessa sequencia? Faltei algum?
    É que não achei nenhum salão trabalhe com a linha Redken e nem com cauterização a frio
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. Pri Oliveira17 setembro, 2013

    Olá, Marlon! A cauterização a frio pode ser feita em casa, sem auxílio profissional?
    Amo o seu blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Ola' Bruno, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!
    Passei um ano cuidando do meu cabelo para fazer luzes para o meu casamento, e entao o profissional nao conseguia chegar no tom e fez luzes 3 vezes seguidas e meu cabelo esta uma farofa...
    Se eu pudesse iria ate BH tratar com vc!!!!!
    Eu gostaria de fazer a cauterizacao a frio da Redken, mas nao conheco nenhum profissional que ja tenha feito aqui emSalvador, BA. Vc teria alguem por aqui para me indicar ou me informa onde posso comprar para aplicar sozinha (acho que pior nao pode ficar!!!) Kkkkk!!

    Muito obrigada!

    Abracos,
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Juliana Sousa06 outubro, 2013

    Oi Marlon, Adorei seu blog gostaria de pedir a indicação de um profissional que realiza a cauterização a Frio?

    ResponderExcluir
  16. Oi Marlon, vc conhece algum profissional em São José dos Campos que faz a cauterização a frio.

    ResponderExcluir
  17. Fernanda Velozo16 outubro, 2013

    ooi, em primeiro lugar.... sem palavras para te elogiar!!! Sou profissional da área, mas onde moro ñ encontro a cauterização a frio, vc vende e entrega pelo correio p mim, ou tem uma outra forma de eu adquirir???? Outra pergunta, eu fiz um teste em um cabelo, q tinha progressiva e eu fiz o tioglicolato, a´te agora beleza, e penso em fz a cauterização a frio, mas ela quer de imediato fazer uma marroquina, é um cabelo caucasiano. Aguardo sua resposta com mt sabedoria cm sempre.

    ResponderExcluir
  18. Brunoooooooo, please!!
    Pesquisando sobre a cauterização a frio encontrei seus posts, me tira a dúvida:
    Quero dar permanente no cabelo e para isso busco uma cauterização que não precise pranchar e nem escovar.
    Posso utilizar essa tal cauterização a frio, não escovar e terei o mesmo resultado?
    Bjbj e obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Tatiane Farias25 outubro, 2013

    Marlon!


    Você é uma gracinha! E o pessoal do salão também! Adorei conhece-los!
    Tá certo que fiz só uma vez a cauterização a frio mas mesmo assim amei!
    Realmente dá pra sentir a diferença ao passar as mãos pelos cabelos!
    Confesso que ficar sem "baixar" o volume da raiz é difícil ( Bota Difícil nisso....) mas acredito que vai compensar!


    Obrigada pelo ótimo atendimento!
    O mercado precisa de profissionais ( de todas as áreas) que reflitam o amor pela profissão como você!
    Sucesso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Tatiane pra mim é sempre uma alegria atender vocês, e você também é muito bakana e tenho certeza que seu cabelo ficará muito melhor a cada dia, você verá. As vezes acontece de eu nao ver os comentarios aqui pois sao muitas materias, sendo assim, pra voce que ja conhece nosso trabalho, voce pode comentar no página SALAO que fica lá em cima no menu, assim eu sempre verei. Abraçao.

    ResponderExcluir
  21. Ana Flávia Oliveira29 outubro, 2013

    Boa tarde, adorei suas dicas, mas vou te falar, ta dificil salão

    aqui onde moro que use desses produtos que vc fala, meu cabelo está precisando de ajuda,

    tenho muitas luzes, e já fiz várias progressivas, fiz o famoso botox, até achei que melhorou, mas

    na verdade deve ser ilusão, pq segundo a cabeleireira ele contém um pouco do formol, então, fora que perguntei

    a marca e era uma que nunca ouvi falar, estou muito interessada na cauterização a frio, mas moro no interior, então

    não sei se vou encontrar um salão por aqui que faça, então gostaria de saber, de algumas dicas pra ajudar em casa mesmo,

    melhores marcas, enfim qqr ajuda é bem-vinda.

    Brigadaaa

    ;)

    ResponderExcluir
  22. Joelma Pereire Sao Pedro09 novembro, 2013

    JOELMA OI, BOA NOITE ,COMO QUERIA QUE VC CUIDASSE DO MEU CABELO,HOJE EM DIA CADA ESQUINA TEM UM ''CABELEIREIRO'' E ATE HOJE NAO ACHEI UM DE VERDADE AFF!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá! gostaria de saber se posso fazer as mechas e essa cauterização logo após as mechas. Adorei os posts!! Meu cabelo está super danificado e alguns fios estão elásticos por causa das mechas, gostaria de fazer mechas novamente mas sei que tenho que trata-los.

    ResponderExcluir
  24. Viviane Reis13 novembro, 2013

    marlon descolori meu cabelo tres vezes esse mes ele ta uma bucha quebrando parece um elastico vc acha que a cauterizaçao ajuda a melhorar o que posso fazer me ajude por favor

    ResponderExcluir
  25. flor de cerejeira20 novembro, 2013

    Oi Marlon, uso Henê,a 8 meses meu cabelo natural é bastante encaracolado rs, pela minha falta de paciência e tempo comecei a usar uma selagem (kasi) na raiz só pra da uma amenizada, pesquisei antes para ver não tinha perigo de fritar ou estragar meu cabelo, mas continuei usando o hene mesmo depois da selagem na raiz, eu sempre hidratei, o aspecto dele esta bonito quando lavo e deixo natural um liso brilhoso, mesmo com chapinha, porem todo mês tenho q tirar pontas duplas e notei q a raiz tbmm está bastante danificada e alguns fios chegam a dar ate 3 pontas duplas e a maioria dos fios esta meio grosso e fino ao mesmo tempo e alguns estão frizados isso desde a raiz, parece q a raiz já esta nascendo danificada, não sei se é o excesso de calor do sol da prancha e secador, pois uso diariamente, ou se as químicas nao foram compatíveis, já rodei esses salões, já fiz até curso pra cuidar do meu problema mas tá dificil, sera que essa cauterização a frio pode me ajudar?
    Obrigado, Kisses ;*

    ResponderExcluir
  26. Marlon , fiz luzes e meu cabelo ficou elastico, fui em um cabelereiro querendo fazer uma cauterização e ele me recomendou fazer banho queratina, qual opção e a melhor?

    ResponderExcluir
  27. Marlon, você tem algum profissional de sua confiança aqui em Brasília/DF?
    Senti confiança nos seus posts, e gostaria muito de tratar meus cabelos com você, mas já que você está longe, gostaria de saber se você conhece alguém de confiança aqui.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Magna Junqueira de Andrade de26 dezembro, 2013

    Marlon, você tem algum profissional de sua confiança aqui em Curitiba Pr?
    Senti confiança nos seus posts, e gostaria muito de tratar meus cabelos com você, mas já que você está longe, gostaria de saber se você conhece alguém de confiança aqui.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Magna, procure o Allan no Torriton Taunay no Patio Batel. Diga que o Larlon Bruno especialista Master da Redken em BH te indicou.

    ResponderExcluir
  30. Joshe Rodriques Rodriques30 dezembro, 2013

    Ola me chamo Joshe, faço luzes no cabelo de 5 em 5 meses masi dessa ultima fez ele deu uma detonada o que devo fazer para recuperar?essa cauterização a frio e boa e qual a marca de temos no mercado para comprar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Marlon, e no RJ? É tão difícil encontrar algum profissional em quem possamos confiar, e que saiba o que está fazendo...

    ResponderExcluir
  32. Miquéas Assumpção20 fevereiro, 2014

    Marlon como você mesmo disse é impossível querer fazer qualquer relaxamento em casa sem nenhum conhecimento sem que haja nenhuma consequência eu particularmente fiz um relaxamento com uma pessoa que se dizia obter um conhecimento mas era falso e após o relaxamento meu cabelo começou a quebrar e cair, como eu também não possuo um conhecimento maior sobre cabelos fiquei com receio de procurar um e acontecer pior do que a primeira vez então comecei a tratar em casa com A MARCA LOREAL com um creme especial para reparo de químicas percebi que houve uma melhora porém eu gostaria de saber de você se há alguma dica em especial que eu possa usufruir sobre o assunto ??? leio sempre suas dicas e faço proveito delas alias usei a marca loreal porque vi aqui no seu blog mas por nunca ter acontecido nada do tipo comigo não entendia pois eu sempre só lavava e passava creme sem a menor vaidade não tinha contato algum com química. se for possível deixa uma dica. obrigado.

    ResponderExcluir
  33. ola Marlon quando devo fazer uma cauterização a quente? E quando faço cauterização a frio e cliente quiser escovar e pranchar eu posso?

    ResponderExcluir
  34. vanessa silva03 abril, 2014

    fiz luzes meu cabelo ficou com mais friz , ressecado e sem movimento sera que a cauterização ajuda e devolve todo o movimento e melhora o ressecamento ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...