Postado dia 01 agosto 2013

Cauterizacao a Frio Para os Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitos tem ouvido falar dos benefícios da cauterização a frio, do "milagre" que ela faz mas o que é realmente a cauterização a frio? Para que serve a cauterização a frio? Em quais situações é indicada a cauterização a frio?


Mais que uma hidratação...

É difícil encontrar alguém que não tenha, jamais, feito algum procedimento de mudança no cabelo. Se ainda não fez, um dia fará! Fato!

E esse não é, nem de longe, o problema. O problema é fazer algo no cabelo que modifique, altere sua estrutura sem no entanto dar condições a esse cabelo de voltar ao seu estado anterior.

Quando digo estado anterior não quero dizer deixá-lo virgem, pois isso é impossível, mas digo deixá-lo com um aspecto "como o de virgem" ou seja, deixar o cabelos em perfeito estado, reabilitado. Sem mais delongas para a matéria não ficar extensa demais leia melhor sobre reabilitação abaixo:



A cauterização a frio é um tipo de tratamento (nada a ver com hidratação) que serve para recuperar, reconstruir, reestruturar, recompor, reabilitar o cabelo de DENTRO PARA FORA.

Isso é um espetáculo!!! Caraca, como sou alucinado por recuperar cabelos!!! Meu coração bate forte! Parece besteira mas eu respiro ciência capilar!

Eu digo que a cauterização a frio é um tratamento porque chamá-la de hidratação é, no mínimo, falta de respeito e consideração com ela.

É como chamar esposa de namorada, amigo de colega, rainha de princesa, patrão de gerente...

A cauterização a frio é indicada em casos de cabelos que estão com problemas específicos como quebra mecânica (escovação, chapinha), quebra química (mechas, relaxamento, progressiva) ou também para cabelos que, mesmo virgens, possuem problemas como frizz excessivo, volume sem disciplina dentre outros.

Agora o mais importante de tudo é ressaltar que em hipótese alguma a cauterização a frio irá reduzir volume! Se o seu cabeleireiro lhe disser para fazer uma cauterização, ou cauterização a frio para reduzir ou diminuir "um pouquinho" o volume, ou ainda, para deixar o seu cabelo "mais baixinho", SAIA FORA!

A cauterização a frio visa tratar o cabelo. Onde já se viu tratar o cabelo e ele perder volume ou alisar ou dar uma "diminuidazinha"?

Em uma matéria do inicio do blog, a alguns anos atrás, eu já tinha explicado sobre a cauterização a frio inclusive falando da diferença dela para a cauterização a quente:



A cauterização a frio é chamada assim pois não utilizamos a chapinha. E isso não é mera vontade não. É o procedimento e da marca. Não há queratina! Não há necessidade de quebra de moléculas. Não há desidratação na cauterização a frio como na existe na que é feita a quente.

E a cauterização a frio é personalizável, dependendo da marca, a que mais gosto é a da Redken pois posso personalizar extraordinariamente o tratamento para cada pessoa. Consigo através do CCB (não deixe de ler sobre esse conceito na aba lá em cima) identificar o que cada cabelo precisa e dar a esse cabelo exatamente o que suas necessidade pedem.

Não existe cabelo que não possa ser atingido pela cauterização a frio.

Não importa se ele precisa tratar a cor, ou ser nutrido/disciplinado, ou se precisa de reconstrução/força, ou mesmo de brilho/maciez/textura. Mesmo se o cabelo for virgem e precisar de combater o frizz com controle.

NÃO HÁ CABELO QUE RESISTA AOS TRATAMENTOS COM CAUTERIZAÇÃO A FRIO.

Mas não adianta fazer 1 cauterização e esperar milagre. As pessoas tem o costume de fazer vários procedimentos no cabelo, detonar tudo e depois quando procura pro tratamento querem da noite para o dia recuperar tudo de uma vez só.

Se o cabelo quebrou, por exemplo, e ficou poroso, quebrado, ressecado e com um volume não tão bom então temos por óbvio que essa pessoa precisará de pelo menos 4 cauterizações, 1x por mês, para poder ter o cabelo que tinha antes do problema.

Sendo assim avalie agora mesmo se você não necessita de uma cauterização a frio. Para adiantar já vou logo dizendo: as que conheço e que são show de bola são da L'Oreal e da REDKEN.

Qual eu prefiro? REDKEN, por ser personalizável e por poder usar totalmente os conceitos do CCB, mas o que tenho visto é que os profissionais não se empenham em aprofundar nesse item e mesmo tendo a cauterização não sabem qual fazer, só esta marca tem umas 20. Qual delas fazer? Aí que está a diferença...

Dê uma passadinha lá na nossa página do facebook e procure por pessoas que fizeram a cauterização a frio aqui comigo em Belo Horizonte, ou que comentaram ali na aba SALÃO e veja você mesmo o que elas tem a dizer.




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.