Postado dia 15 agosto 2013

Memória de Curva para Cabelos Ondulados e Cacheados




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Cabelos ondulados e cacheados (chamarei de O&C) precisam de disciplina e definição para que fiquem bonitos, aparentes e mostrem para que vieram ao mundo. Mas como conseguir isso? Com memória de curva!

Isso não é memória: é QI de curva...


Eu sei que quem possui cabelos O&C se preocupa em defini-los e deixá-los com uma aparência legal, mas sei também que querem que os cabelos sejam fáceis de desembaraçar, macios, brilhantes...

Quando tratamos de cabelos sempre devemos pensar em partes. Não adiantar dar tiro para todos os lados, tem que definir item por item, em uma ordem, avaliar os mais e os menos importantes para que se tenha sucesso com tratamentos ou para que o cabelo dos sonhos seja alcançado.

Neste sentido vou falar de um tipo de tecnologia e/ou conceito muito bacana: a MEMÓRIA DE CURVA!

O que vem a ser a memória de curva?

É um tipo de tecnologia que faz com que os fios regenerem a maleabilidade perdida por procedimentos químicos e/ou danos ambientais, danos mecânicos.

Em suma:

memória de curva faz com que os fios "lembrem" que ele é ondulado ou cacheado e se reidratem a ponto de recuperar partes que perderam o cimento intercelular e as proteínas que fazem com que os fios fiquem fortes. (palavras minhas)

Na primeira matéria sobre O&C eu falei das bases de como tratar esse tipo de fio:


Para se criar a memória de curva nos cabelos deve-se usar produtos que possuem em sua fórmula componentes que depositem nos fios:

  1. Agentes antioxidantes;

  2. Óleos que sejam antioxidantes (basta procurar na internet por óleos antioxidantes e ver se o produto tem);

  3. Lubrificantes

Eu indicaria também produtos que tenham filtro solar pois assim você já combate os danos ambientais, que destroem os fios.

Imagino as perguntas que podem surgir por causa deste tema...

Certa vez uma cabeleireira colega de profissão, e de salão, reclamava que os cabelos naturalmente cacheados estavam retos a mais de 1 ano devido à uma progressiva de ácidos.

Indiquei à ela um produto com óleo de moringa e que possuía também um agente lubrificante/secante que fazia com que os fios voltasse a se "lembrar" que eram ondulados. Indiquei à ela que usasse o difusor toda vez que lavasse e secasse o cabelo.

Cerca de 2 meses depois eu estava falando para ela que ela parecia o leãozinho da música do Caetano Veloso, rs. 

Obviamente que este tipo de cabelo precisa ser disciplinado. Quando digo disciplinado não quero dizer sem volume, quero dizer um cabelo que não seja desajeitado, desalinhado feio.

Neste sentido não posso deixar de citar a parte disciplina do CCB como leitura para que você entenda melhor sobre o que é, entretanto o ideal seria que você lesse sobre todo o CCB, aí você aprenderia a cuidar dos seus cabelos sem depender der ninguém para te indicar produtos:


Compartilhe essa ideia, estou fazendo o melhor para trazer bastante dicas sobre cabelos O&C, por isso conto com pessoas que também queiram difundir essa ideia e aprendizado sobre esse tipo de cabelo, não custa compartilhar nas redes sociais para aquele seu amigo, amiga que tem esse tipo de cabelo concorda?

Deixe seu comentário abaixo falando do seu tipo de cabelo, assim surgem dúvidas e ideias que acabo aproveitando para falar delas aqui no blog, no caso O&C.

Um fator importante de ser ressaltado é que óleos naturais, vegetais, para cabelos, em geral, não são bons. E se você não concorda, tudo bem, eu te entendo, faça do seu jeito e use os produtos conforme você acredita. Aqui estou falando não apenas de tecnologia, mas de experiência na prática aliada ao conhecimento teórico comprovado cientificamente.

*Post atualizado em Fev/2021



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.