Postado dia 12 setembro 2013

Diferença entre Retirar e Reduzir Volume do Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Tem pessoas que amam os cabelos volumosos. E não é com movimento não, é volume mesmo! Mas muitas outras não gostam do volume e querem reduzir, ou retirar o volume. Mas qual a diferença entre essas duas palavras tão simples para o resultado final?


Aqui foi o que será hein?

Quando falamos em volume logo vem à cabeça da maioria, palavras como relaxamento, alisamento, progressiva, inteligente, definitiva, japonesa, escova, chapinha....

Uns são processos químicos e outros mecânicos, como a escova. Mas em todos eles vemos algo em comum: fazer o cabelo ficar ou estar com menos volume do que o normal.

Tem pessoas que acabam fazendo algum ou alguns desses procedimentos descritos acima para poder o cabelo diminuir de quantidade e isso não vai acontecer nunca pois em relação a quantidade já é outra coisa é densidade.

Óbvio que se parece meio estranho falar em densidade e volume como sendo algo diferente um do outro então eu sugiro que você pare de ler essa matéria aqui, leia a matéria abaixo para depois voltar aqui e continuar lendo:



O fato é que no dia a dia profissional falar em reduzir volume ou retirar volume se torna a mesma coisa. Mas eu tomo cuidado para não cair no automático e levar ou escutar a conversa com a cliente de uma forma simples demais.

As vezes uma palavra diferente da outra faz toda a diferença, talvez não para mim profissional mas para a pessoa que está com o resultado na cabeça. Vejamos.

Quando chega alguém aqui falando que quer diminuir, ou seja, reduzir, o volume do cabelo eu já logo pergunto se ela quer diminur ou se ela tem é vontade de retirar o volume do cabelo.

E a diferença será no procedimento a ser feito e também no resultado a ser obtido.

Quando falamos em reduzir, diminuir volume estamos falando, na verdade em algo TEMPORÁRIO.

É aqui que entram as progressivas (menos as de ácidos que agem nas pontes cistinas e alteram definitivamente sua estrutura) e até mesmo os tratamentos de cauterização anti frizz ou disciplinante, que NÃO irão reduzir o volume por um tempo mas que por controlar a eletricidade do fio fazem ele ficar "mais quieto".

Em contrapartida quando falamos, ou quando escuto alguém falar em, ficar liso sem precisar escovar, ou quando ouvimos alguém dizer que quer retirar, eliminar o volume dos fios, então estamos na verdade ouvindo alguém dizer que quer RETIRAR o volume dos cabelos.

Aqui entendemos ser a vez dos alisantes/relaxantes, progressivas de ácidos, japonesa, definitiva... Esses mudam, alteram a estrutura do fio e ele ficará assim até que todo o cabelo seja cortado. São DEFINITIVOS.

Falando em definitiva veja o que já falei dela:

Portanto a dica que dou a você que é profissional é que ouça atentamente seu cliente, veja se ela ou ele fala em retirar o volume ou em "dar uma abaixada" "uma diminuída" pois talvez ele está dando dica de que quer diminuir o volume sem no entanto ficar algo liso demais e definitivo.

Para você que vai fazer o cabelo em algum salão seja claro com seu profissional: diga se quer SÓ dar uma diminuída temporária no volume ou se quer SE VER LIVRE dele até que o fio venha a crescer.

Assim fica bem mais fácil né.

Alguém aí já se confundiu?




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.