Postado dia 05 setembro 2013

O que sao Luzes Invertidas no Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Luzes, reflexos, mechas, balayage, isso muita gente faz. E existem várias técnicas de aplicação para obter vários tipos de resultados diferentes. Mas também existem as chamadas luzes invertidas, ou mechas invertidas. O que são na verdade?


Jennifer Aniston de mechas invertidas

Quando alguém vai fazendo mechas atrás de mechas, ou luzes atrás de luzes, sem nunca mudar o tom ou sem nunca observar que às vezes é necessário mesclar acaba ficando com um tom uniforme.

É aí que costumamos ouvir a seguinte frase: "vou fazer luzes invertida". Ou o profissional mesmo indica: "vamos fazer umas mechas invertidas no seu cabelo". Mas como isso procede ou o que realmente é o trabalho de mechas ou luzes invertidas?

Antes de falar mais detalhadamente sobre esse tipo de mechas sugiro a você que leia o básico, ou seja, como fazer um bom trabalho de luzes e mechas em outra matéria que fiz:



A questão é que quando falamos em mechas ou luzes invertidas estamos a dizer que iremos fazer um trabalho que colocará no fio uma cor anterior à que está no fio. 

E isso se diferencia de fazer luzes ou mechas escurecendo o fio, pois nem sempre estaremos escurecendo.

Há ainda caso em que a pessoa fala que vai fazer luzes invertida voltando o cabelo para a cor do cabelo natural. Isso também não está totalmente correto. Por que?

Porque inverter nesse caso quer dizer voltar ao antes.

Por isso se o cabelo natural era castanho claro e a pessoa coloriu ele todo (fazendo assim um fundo) de loiro médio e posteriormente fez luzes/mechas loiro clarissimo as mechas invertidas então serão loiro médio e não o castanho claro natural do cabelo.

E deve ser assim feito para não manchar ou, de repente, quebrar. Inclusive se você fez luzes e está com problemas de quebra por conta disso eu aconselho urgentemente ler sobre esse assunto na matéria abaixo:

E quando as mechas ou luzes invertidas são indicadas?

Bom, não tem uma indicação certa. Eu procuro, na maioria das vezes, não repetir mechas em minhas clientes, ainda que, para isso, eu tenha que mudar 1 tom apenas. Nesse caso o cabelo pode estar legal, bonito mas ganhar mais vibração quando você salienta algumas mechas invertidas no fio.

Mas na maioria das vezes é indicado quando se faz retoques e mais retoques de luzes (na touca então nem se fala!) e o cabelo vai ficando todo de uma cor só.

Ou também quando se quer ressaltar o loiro que estará sendo feito no cabelo pode costurar mechas invertidas com as que estão sendo clareadas. São técnicas e técnicas...

E você já fez mechas ou luzes invertidas no seu cabelo? Você profissional tem costume de fazer esse trabalho?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...