Postado dia 27 setembro 2013

Pode Fazer Progressiva em Cabelo com Tintura?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Uma das dúvidas que afetam as pessoas que fazem progressiva e se podem fazer este trabalho após terem feito coloração, ou seja, quem tem tintura pode fazer progressiva no cabelo? Essa é uma das questões que apesar de ser bem simples deixa profissionais divididos mas vamos acabar com essa questão.


E agora?

A progressiva é largamente feita em qualquer salão nos dias de hoje.

Virou quase que uma febre. Mas por conta de o cabelo ser limitado sabemos que há casos em que não é possível fazer uma escova progressiva nos fios sob pena de destruir esse cabelo.

E quando as pessoas misturam duas químicas ou mais, como exemplo coloração e mechas, ou alisamento e tonalização, o perigo se torna ainda maior para poder fazer um outro trabalho que a pessoa julga necessário como a escova progressiva para reduzir o volume.

E a questão de poder ou não fazer progressiva em um cabelo com coloração não é nenhuma novidade tendo em vista que perguntas ou questões parecidas envolvendo outras químicas são frequentemente feitas aqui no blog e no salão onde trabalho.

E uma dessas questões, que já posso adiantar pra você, é se pode fazer relaxamento/alisamento em um cabelo que já tenha sido feito progressiva. Dúvida cruel que pega muitos profissionais e consumidores de surpresa e que já falamos e explicamos aqui no blog:


Agora vejamos.

Se um cabelo passou por coloração e a pessoa deseja fazer uma escova progressiva ela deve fazer algumas considerações.

Se a escova progressiva for de ácidos ela deve considerar a questão de o cabelo afinar e desbotar.

Eu sei que muitos profissionais ainda fazem aquela escova progressiva de formol e queratina, e, sendo assim após fazer a escova progressiva o cabelo ficará selado a tal ponto que não poderá durante muito tempo fazer tratamentos no cabelo com efeito.

Se você está pensando em fazer uma coloração no cabelo e posteriormente uma progressiva então leve em consideração os danos e então trate o cabelo com a devida atenção que os procedimentos que serão feitos merecem. Como assim?

Se você vai fazer uma coloração, que muda internamente o fio, então também faça tratamentos no fio que cuidem da parte interna do cabelo, como a cauterização a frio ou o botox capilar.

E tratando de botox capilar e para não deixar que você se engane e seja enganado veja sobre o botox capilar algumas considerações importantes:



Eu sempre indico para minhas clientes que tratem o cabelo antes para então passar por um procedimento que irá modificar o fio. Óbvio que tem cliente que não está nem aí e não me ouve, e aí eu também não as ouço e não entramos em acordo.

Algumas que estão lendo esse post sabem do que estou falando. Gente que chegou no salão com o cabelo quebrado, fragilizado e queria a todo custo fazer uma progressiva "pra ontem". Eu prontamente expliquei que sem condições eu não faria.

Algumas entenderam, trataram o cabelo o quanto precisou e hoje tem o cabelo bonito como sempre quiseram. Outras nem tanto.

Eu não arrisco, afinal é meu nome que estará lá fora. Primeiro condição para o cabelo, depois o cabelo dará o retorno estético. Sendo assim pode ser feito a progressiva em cabelo que já tenham sido coloridos desde que observados alguns aspectos importantes como o tipo da progressiva, o espaço de tempo entre cada procedimento e o tratamento dispensado ao cabelo.

E você leitora, leitor, já fez esses dois procedimentos nessa ordem ou na ordem tintura/progressiva? Qual o resultado?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.