Postado dia 23 setembro 2013

Secador Estraga ou Danifica os Cabelos?





Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Secar o cabelo, para as mulheres, é algo super normal nos dias atuais. A maioria, eu arriscaria dizer que escova o próprio cabelo e excelentemente bem. E uma dúvida tradicional dentro dos salões de beleza é em relação ao uso do secador, se ele estraga os fios ou não.

Preparar, apontar...



O secador é uma excelente invenção!


Imagina as pessoas que tinham que lavar os cabelos e eles acabavam secando por horas a fio no sol ou durante o dia? 

Agora vou além, mais além mesmo: imagine você, hoje, tendo que sair para encontrar com seu namorado, de surpresa, e seu cabelo está sujo, mal cheiroso e com um aspecto repugnante. E imagine que o convite dele se deu por volta das 20:00 hs?

Fala sério, você faria o quê? Iria com aquele cabelo que parece que passou manteiga e jogou um doce de leite por cima com um cheiro de pum?

Mas hoje em dia não. Você diz sim ao convite, entra no banheiro, toma banho, lava o cabelo, pega o secador e escova e param-param! Charmosa, com os cabelos lisos, ou lisos ondulados lindamente para fora, como se fosse a maravilhosa namorada AA, você sai pra arrasar naquele dia!!!

Sobre secador uma dica bacana que não posso deixar de dar é a do jato frio, veja:


O secador, ou melhor, o seu uso constante pode sim danificar os fios se estes não forem corretamente protegidos. Afinal de contas estamos falando em um tipo de dano mecânico, já falado aqui no blog e que também seria bakana você ler.

O ar quente do secador simplesmente desidrata o cabelo afinal o cabelo possui água e para que esta água seja retirada do fio é necessário que ela venha ebulir e quanto maior a ebulição maior será a desidratação deste fio, assim sendo o secador pode desidratar o fio.

A solução para isso é hidratação constante e também a proteção térmica dos fios com bons defrizantes e protetores especiais para escovação e brushing (é a mesma coisa mas eu quis ser fino!) para um bom desempenho dos fios. 

Tem gente que não gosta e prefere secar os cabelos com bobes, ou o rolinho, e muitos acreditam que ele hidrata o cabelo por conta da textura que querendo ou não fica bem diferente da escova. Mas essa história é verdadeira ou é só mais um mito? Veja a seguir:

Por isso cuide do seu cabelo, não o maltrate, use protetores térmicos sempre que for secar seu cabelo, não custam caro, e dão segurança à integridade dos seus fios.

E você tem costume de secar os cabelos sempre que lava? Protege eles? Como está o estado deles hoje? Fala pra gente.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.