Postado dia 13 setembro 2013

Tratamentos que Reduzem Volume do Cabelo sem Alisar




Às vezes o cabelo incomoda. E isso se dá de várias formas, algumas pessoas sentem-se incomodadas com o cabelo por ele ser liso demais outras por ele ser volumoso demais. E quem tem o cabelo volumoso acaba querendo, muitas vezes, reduzir o volume sem ser definitivamente, como isso é possível?






Não é nada demais. Todos tem o direito de ter o cabelo como querem desde que sejam ou tenham ciência de que o cabelo pode ficar daquele jeito ou não.

Tem pessoas sem noção, o cabelo tem dois dedos de comprimento e querem ele igual o da Rapunzel...

Já que estamos falando de mudança, que tal seguir nosso Instagram @cabelosesonhos e ficar por dentro de fotos de transformações show de bola?

Outras tem o cabelo afro tipo 5 e querem igual o da Gisele Bündchen. Na medida do possível e dentro da possibilidade do cabelo poder ou não eu creio que o esforço empregado em ter o cabelo dos sonhos é válido.

Nesse sentido algumas pessoas às vezes querem reduzir o volume dos fios, que é algo temporário, e não alisar com produtos químicos.

Para você entender melhor a diferença de reduzir volume e retirar volume leia esse artigo que falei sobre o assunto:


Assim sendo eu faço questão de ressaltar o seguinte: há como reduzir o volume do fio com tratamentos. Agora, levando em consideração que existem gente sem noção, eu quero salientar que reduzir é temporário e pode ser algo de 1%, 5%, mas nada de 20% de redução de volume, pois aí já entra na questão de ser progressiva e aqui estou falando de tratamentos.

Existe um tratamento, por exemplo, que faço aqui no studio onde trabalho em Belo Horizonte/MG que o objetivo dele é o seguinte: depositar cargas positivas (cations) nos fios, para que fiquem balanceados e parem de repelir uns aos outros.

Essa questão de um fio repelir o outro se dá por conta de os fios estarem muito carregados negativamente (ânions) e daí entra a física: cargas iguais se repelem.

Daí acontecer de o cabelo ter muito frizz, e aumentar o seu volume às vezes em até 20%, pois o espaço ocupado pela cabeleira fica grande. Quando fazemos esse tratamento os fios ficam balanceados, com cargas positivas e negativas próximas.

Nesse sentido entra novamente a física: cargas diferentes se atraem.

E essa atração faz com que os fios fiquem mais unidos e aquele volume causado por conta deles se repelirem acaba reduzido.

E para não ficar dúvida em relação a retirar o volume ou reduzir o volume do fio com hidratação, por exemplo, segue matéria sobre o assunto:

Aqui deixo alguns tipos de tratamentos que podem, vejam bem, PODEM, reduzir o volume do cabelo:

  1. Hidratações que contenham óleos densos (amêndoa, manteiga de karité, óleo de moringa...);

  2. Cauterizações a frio;

  3. Serviços específicos como a Catiônica Gloss ou o Shake de disciplina ou a Anti Frizz, ambos REDKEN (marca da qual sou especialista Master);

  4. Leave-ins que sejam mais oleicos e que sejam defrizantes. Esses reduzem o volume do cabelo temporariamente e podem ser usados todos os dias.

Isso são tratamentos. E tem outros, sendo de acordo com o CCB então fica fácil identificar o qual seja o mais correto e mais benéfico para o cabelo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.