Postado dia 25 outubro 2013

O que Faz o Vinagre nos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já ouvi falar muita coisa em relação ao uso do vinagre nos cabelos. Que ele serve para fechar as cutículas, que ele serve para balancear o PH, que ele serve para remover caspa e seborréia, enfim. Mas qual o efeito ou a utilização do vinagre nos cabelos.

Vinagre tendo o Ph medido...


O vinagre possui na sua fórmula o ácido acético. O que não quer dizer que por conta disso seja um produto que sirva para acidificar os fios.

Quando falamos em acidificação estamos falando em fazer com que o PH do cabelo, que gira em torno de 5,5, e portanto já é um Ph ácido, seja alterado a ponto de haver mudança na estrutura capilar.

Isso acontece, em regra, com escovas progressivas que usam de ácidos, e no caso os mais conhecidos nessa prática são os ácidos glioxílico e hialurônico.

O tipo de procedimento da progressiva causa, sim, a acidificação dos fios, que é maléfica para os mesmos por conta de tempo após o procedimento. Veja mais detalhes sobre acidificação dos fios em outro artigo:




As pessoas tem confundido a acidez do vinagre como algo que "limpa" ou como algo que "fecha". 

Limpar no sentido de fazer uma esfoliação do couro cabeludo para remover oleosidade, e fechar no sentido de diminuir a porosidade dos fios quando, por exemplo, passaram por um relaxamento ou uma descoloração e ficaram meio "emaranhados", embaraçados.

Só que esta questão não é verdadeira.

Quando queremos tratar a porosidade dos fios não devemos somente equilibrar o seu Ph simplesmente aplicando algo que seja ácido mas sim tratá-lo depositando ou levando para dentro desse fio nutrientes essenciais (e aqui você pode entender como aminoácidos essenciais, óleo, água, proteínas) para que haja uma compensação.

Essa compensação eu digo por conta do que se perdeu. Se você fez um dano no cabelo então você tem que reparar esse dano. E ao contrário do que alguns dizem, o cabelo pode sim ser recuperado, e isso já é algo passado e batido, que já nem cabe discussão.

O vinagre não serve para remover oleosidade dos fios. Tampouco seborréia. A oleosidade dos fios tem que ser tratada com produtos adequados que normalmente são composto de ácidos de frutas, octopirox (no caso da caspa) dentre outros componentes específicos como o Lauril, que é um agente detergente, para fazer descongestionamento capilar.

Falando em descongestionamento capilar, leia sobre:




Portanto o vinagre não serve para nada no cabelo! Não de útil. E é óbvio que acredito que virão pessoas aqui falando que usaram e que foi bom pra isso ou aquilo, ou então que uma amiga usou e ficou muito bom. 

Não irei entrar no mérito dessa questão, se você acha que é bom, se gosta de usar em você ou no seu salão então ok, todos são livres não é verdade?

Mas o vinagre só serve para uma coisa no cabelo: deixá-lo com mal cheiro! 

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

50 COMENTÁRIOS:

  1. MARIA LÚCIA MENEZES ANDRADE25 outubro, 2013

    SOU CABELEIREIRA AQUI EM GUARUJÁ LITORAL DE SP, GOSTARIA MUITO DE SABER QUE PROGRESSIVA VC USA, E QUAL A SELAGEM NO CASO GOSTARIA DE SABER AS MARCAS. A
    COMPANHO VC E GOSTO MUITO, BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  2. Genicleia Silva25 outubro, 2013

    A plastica de fio pode danifacar o cabelos?
    Ela pode ser feita após o processo de luzes?

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Garcez25 outubro, 2013

    Incrível, Marlon! Estava mesmo querendo saber disso, mas sempre esquecia de perguntar... você sempre traz a informação na hora certa :) E sobre aquelas hidratações caseiras em que usam ovos, babosa (aloe vera), cenoura ou sei lá mais o quê, o que você tem a dizer? Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, o que tenho a dizer? Irei falar em um outro post, mas ja vejo gente xingando, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Werisson Lopes26 outubro, 2013

    Realmente não ha necessidade de se passar vinagre nos fios, pois, ja existem no mercado capilar produto especifico pra isso, chama-se ACIDIFICANTE. Vamos pensar um pouco neh gente!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Claudia Silva27 outubro, 2013

    Ola,vc e muito fera parabéns,gostaria de tirar algumas duvidas sobre o delalastra vc conhece e confiável,agradeço se poder ajudar

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno, gosto muito do seu blog e tenho aprendido muitas coisas com você. Acabei de ler sobre o vinagre de maça. O meu cabelo está muito poroso e ressecado e me falaram para colocar na última enxaguada após o condicionador ou máscara vinagre em água gelada e jogar nos cabelos. Fiz e meus cabelos ficaram mais acomodados. Pelo que entendi vc acha isso desnecessário. Como tratar então a porosidade?

    Outra pergunta: um condiiconador que vem escrito que tem queratina pode endurecer os fios e quebrá-los como no caso de quem faz aplicação de queratina ?
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Garcez30 outubro, 2013

    Deixa xingar, quero saber a verdade! Apesar de que já tenho uma ideia :D

    ResponderExcluir
  9. Marcele Manuely01 novembro, 2013

    Eu diz decapagem em meu cabelo e meu cabelo ficou alaranjado o que devo fazer,Pra tira este laranja do meu cabelo e deixá lo loiro sem manchas?

    ResponderExcluir
  10. Adriano Carvalho05 novembro, 2013

    Oi Gabi, eu uso vinagre e desenvolvi um tratamentos para cabelos porosos que sem o vinagre não fica a mesma coisa, caso tenha interesse confira lá http://estiloimproprio.blogspot.com.br/2013/11/novo-tratamento-para-cabelos-porosos.html

    ResponderExcluir
  11. Gabi, o condicionador nao tem problema algum, quanto ao vinagre prefiro nao comentar ok.

    ResponderExcluir
  12. Claudia, ja os vi e sao bons profissionais.

    ResponderExcluir
  13. Genicleia, plastica dos fios é progressiva.

    ResponderExcluir
  14. bom dia oi Marlon sou cabeleireira a 8 anos aqui em Teofilo Otoni quero saber o que sabe sobre ECosmetics Salon lança SMOOTH Experience Alisamento sem Formol sera mesmo que não contem formol grande abraço

    ResponderExcluir
  15. oi Marlon eu denovo kkkkkkk num entendi nadinha disto aqui voce como um bom profissional pode me responder por favor bjo ECosmetics Salon lança nova linha de produtos SMOOTH Alisamento sem Formol Definitivamente o produto lançado recentemente pela E Cosmetics Salon é a sensação do momento. Apresentando ao mercado um novo sistema de relaxamento à base de Aminoácidos e proteínas o SMOOTH Experience, é totalmente livre de FORMOL (FORMALDEÍDO) ou qualquer um de seus geradores ou derivados. Produtos Químicos, atuam quebrando as ligações das moléculas capilares, modificando assim o formato dos cabelos, para tal processo são utilizados: Hidróxido de Sódio, Tioglicolato de Amônia, Hidróxido de Guanidina.

    ResponderExcluir
  16. Claudia Silva08 novembro, 2013

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marlon.....Gostei muito de suas explicações, porém gostaria de uma ajuda... Fiz progressiva a base de acido glioxílico sem saber e antes disso havia feito a Portier que me garantiram que não havia formol....Porém agora sabendo das informações gostaria que saber se existe algo que posso fazer para que o meu cabelo volte ao normal???
    Agradeço desde já se puder me ajudar com alguma dica....

    ResponderExcluir
  18. Valesca Isabela13 novembro, 2013

    Marlon , tenho um cabelo longo castanho , que ERA virgem .. fui fazer um ombré hair e a cabeleireira não sou fazer , ficou um lixo , e meu cabelo cabelo ficou super ressecado e danificado . Tem alguma forma de recuperar ele passando uma tinta parecida com o tom natural ? ou so cortando msm ? e quanto custa pra pintar e cortar o cabelo no salão que você trabalha ?

    ResponderExcluir
  19. Valesca, tem como voltar ao natural. Informacoes confira o menu Salao la em cima

    ResponderExcluir
  20. Mariana Fonseca16 novembro, 2013

    Conheci o Marlon no inicio desse ano pelas postagens, e passei a cuidar do meu cabelo com ele. Lembro da primeira vez que estive no salao, fui pra fazer um corte e saí de lá sabendo como escovar meu cabelo sozinha, quantas vezes deveria lavar, como lavar, o Marlon se mostrou muito atencioso e cuidadoso, fui pra casa me sentindo uma princesa! Voltei outras vezes, pra consertar a coloração, fazer a cauterização a frio ( que foi o melhor tratamento, meu cabelo nasceu de novo!) e fiz outro corte. Enfim, além de um excelente profissional e honesto, senti no meu cabelo a transformação, hoje ele tem brilho, força e consigo manter os cuidados em casa. Só tenho elogios a pessoa e ao profissional, muito obrigada Marlon, de coração, que Deus te retribua em dobro! um beijo!

    ResponderExcluir
  21. marlon meu cabelo esta muito quebrado pelo fato de molhar todos os dia e prender e esta muito ressecado quero fazer progressiva vai deixar meu cabelo melhor

    ResponderExcluir
  22. Mariana, mais prazeroso ainda é ver como seu cabelo evoluiu. Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Kamyla Silva Amorim19 novembro, 2013

    Tive a oportunidade de cuidar das minhas madeixas com o Marlon ( ele foi super hiper ultra mega blaster simpático e paciente comigo, conseguiu me encaixar num dia praticamente impossível, sem que eu nunca sequer tivesse falado com ele), há pouco tempo e só tenho a agradecer por isso! Meu cabelo está com pouquíssima elasticidade, eu fiz a cauterização a frio ( e vou continuar fazendo 1x por mês) e troquei os produtos que aplicava usualmente pelos sugeridos por ele (que eu já tinha em casa e não aplicava) , e os meus cabelos já sentiram a diferença, vou tirar fotos com o passar do tempo pra servir de exemplo pro CCB! Só tenho elogios e recomendações a todos que tiverem a oportunidade de ir a BH, eu não moro pertinho mas, com toda a certeza vou voltar!

    ResponderExcluir
  24. Miriane Xavier19 novembro, 2013

    Amigo fico tão feliz em ver o seu sucesso hoje! Me lembro qndo o blog comecou, eu era sua modelo, rs. A cada 3 meses eu estava lá no salao, cortando e hidratando as madeixas. Aprendi mto com vc, sobre como lavar, cuidar, hidratar meu cabelo, e mesmo de longe aqui no Rio, aprendo cada dia mais lendo seu blog. Além de um excelente profissional é uma ótima pessoa de bom carater, determinado. Sei que o sucesso que esta fazendo hoje é tudo recompensa de tudo que plantou um dia, tudo é feito com mto amor, dedicação. Parabens amigo!! Deus continue abencoando vc!!

    P.S: Não poderia deixar de comentar, lembro a primeira vez que mexeu no meu cabelo, achei que vc tinha uma mao pesaaada...kkkk.. Lutador e cabeleireiro? Mas eu estava enganada, tem a mão super leve e é mto cuidadoso tb!! rs

    ResponderExcluir
  25. Andreia Alvares19 novembro, 2013

    Fui no salão fiz corte e cauterização com o Marlon, foi ótimo! Não é nada parecido com aquelas hidratações que a gente faz em salão e sai 1 semana depois, já tem 3 semanas que eu fui e meu cabelo está realmente diferente!! Recomendoo! (ah e o corte ficou lindo também!)
    ps: Vou voltar com certeza, Marlon me aguarde!! hahaha

    ResponderExcluir
  26. Andreia, vou aguardar hein! (risos)

    ResponderExcluir
  27. Miriane poxa lembro direitinho da primeira vez...você deu uma força que não tem como agradecer. Sempre disposta a ajudar nas minhas "investidas" na área dos cabelos. Que ter alguém que conhece exatamente toda a luta que foi no comecinho. Que Deus abencoe muito a voce e sua familia, seja no RJ ou em qualquer lugar. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Kamyla, vou cobrar essas fotos hein! (risos)

    ResponderExcluir
  29. Julie Christie25 novembro, 2013

    Marlon, adorei o resultado da cauterização a frio nos meus cabelos. Ficaram mais resistentes, disciplinados, com brilho e macios. Todos notaram que minhas madeixas "ganharam vida" após o tratamento. Pretendo continuar cuidando dos meus fios em seu salão. Parabéns pelo profissionalismo e simpatia. Recomento a todos! Nota 10! :))

    ResponderExcluir
  30. Julie, realmente o resultado ficou, como eu diria, gostoso de ver e tocar, e vai ficar muito melhor com a regularidade. Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Carol Santos28 novembro, 2013

    Obrigada Marlon e toda equipe do Salão Elegance!!! Marlon, você é perfeito!!! Seu trabalho é fantástico!!! Adorei o resultado! Obrigada pela dedicação, atenção e carinho!!!! Que Deus continue abençoando sua vida e seu trabalho maravilhoso! Além de esbanjar simpatia, é um profissional nota mil! Recomendo à todos!

    ResponderExcluir
  32. Bella Andrade28 novembro, 2013

    Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos! Sei que ganhei O presente conhecendo um profissional de alta qualidade como o Marlon. Ele entende muito, ama o que faz e faz super bem! Obrigada pelos esclarecimentos, indicações, tratamento etc. Estou ansiosa para voltar ao salão e vou indicar para todos que verão a mudança do meu cabelo!
    Marlon, que Deus te abençoe! Sucesso.

    ResponderExcluir
  33. Carol, a maior recompensa é poder ver essa satisfação sua. Um grande abraço e conte comigo para deixa-la cada vez com os cabelos mais lindos.

    ResponderExcluir
  34. Olá
    É a primeira vez que entro no seu site, e fiquei maravilhada. Parabéns pelo seu trabalho. Eu gostaria de saber se você conhece alguém aqui em Brasília DF, que seja tão bom quanto você, se conhecer me indique, preciso fazer uma cauterização a frio, meu cabelo está todo quebrado, não aguento mais, por favor me ajude. Que Deus abençoe seu trabalho.
    Rosani -Brasília DF
    Email: Rosaniwise@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Emanuel Anderson29 dezembro, 2013

    Olá Marlon, tive a felicidade de entrar no seu blog e realmente fiquei maravilhado com a gama de informações que proporciona a todas as pessoas....Tbém sou cabelereiro, no entanto, é importantissimo essa troca de idéias...está de parabéns pelo trabalho..emanuelanderson-77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Kátia Veiga26 janeiro, 2014

    oi marlon adoro suas postagens e queria que voce me ajudasse pois meu cabelo esta caindo e quebradiço sem crescimento devido a quimicas que usei o que fazer para recuperar ele . sim e esse PANTOGAR funciona mesmo para o cabelo crescer .
    beijos obg

    ResponderExcluir
  37. oi gostei muito do seu blog mais estou aq pra dize q eu quero saber sa resposta pos meu cabelo esta com um pouco de queda mais eu queria fazer meu cabelo fazer progresiva mis estou com um pouco de medo oq eu faço me ajuda por favor vou fazer amanha me ajuda ....

    ResponderExcluir
  38. Moço graças a Deus vc mora em belo horizonte !!!!
    ja vou marcar uma visita no seu salão, tenho certeza que vc vai me ajudar a recupera-lo
    Beijos...

    ResponderExcluir
  39. AAAAAAhh quer saber!...to indo ate vc!....vc tem que dar um jeito no meu cabelo! nossa por favor!

    ResponderExcluir
  40. Queria muito minhas luzes branquinhas e ninguem consegue deixa las assim....preciso urgente delas branquinhas oi que vc me diz...dryreymsn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Marlon eu quero saber se eu posso marcar um horário pra você somente olhar meu cabelo, porque na verdade não sei o que fazer com ele! Entao quero ir até você pra você me ajudar com o que fazer com ele :)

    ResponderExcluir
  42. Sabrina Rinaldi17 março, 2014

    Olá Marlon, boa tarde! Estou em São Paulo, aqui encontramos diversos salões renomados, e em um deles o profissional indica piamente a escova de "acido", depois de ser a prova viva de que acaba com o cabelo, não sei mais o que fazer com ele, a estrutura do meu cabelo mudou totalmente, e ficou com cara de alisado, e eu odeio...já fiz cauterização a frio, botox, invisto em bons produtos como Redken, Kérastase, Senscience e nada adianta.....você tem algum parceiro de confiança em São Paulo? Muito obrigada! Sabrina

    ResponderExcluir
  43. Olá Marlon, li seus post sobre o CCB amei e vou fazer, mas gostaria de saber se atende em outros locais, pois Belvedere é muito longe pra mim. Estou precisando cortar o meu cabelo. Me indique alguém de sua confiança mais proximo do centro de BH, por favor?

    ResponderExcluir
  44. Evellyn Ribeiro03 abril, 2014

    Olá Marlon Estou Aqui Pra Dizer que depois de muita prancha meu cabelo quebrou muito e caiu muito ME AJUDE OQUE EU FAÇO

    ResponderExcluir
  45. Evellyn Ribeiro03 abril, 2014

    NOSSSA MME AJUDE MARLON MEU CABELO CAIU MUITO E QUEBROU MUITO

    ResponderExcluir
  46. Oi Marlon! Meu cabelo era virgem e uma cabeleireira me aconselhou a fazer cauterização para o cabelo ficar mais hidratado. Depois de fazer o procedimento algumas vezes notei que o cabelo ficou estático, sem vida, sem volume, sem brilho, escureceu, pesado, enfim, nem preciso dizer o quanto me arrependi. Só que isso foi há uns 2 anos e desde então não encontrei um tratamento para recuperar meu cabelo. Já fui em vários cabeleireiros, médicos tricologistas, não sei mais o que fazer. Por favor, me ajude! Tem como recuperar? Voltar ao que era antes? Qual tratamento você me indica?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...