Postado dia 25 outubro 2013

O que Faz o Vinagre nos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já ouvi falar muita coisa em relação ao uso do vinagre nos cabelos. Que ele serve para fechar as cutículas, que ele serve para balancear o PH, que ele serve para remover caspa e seborréia, enfim. Mas qual o efeito ou a utilização do vinagre nos cabelos.

Vinagre tendo o Ph medido...


O vinagre possui na sua fórmula o ácido acético. O que não quer dizer que por conta disso seja um produto que sirva para acidificar os fios.

Quando falamos em acidificação estamos falando em fazer com que o PH do cabelo, que gira em torno de 5,5, e portanto já é um Ph ácido, seja alterado a ponto de haver mudança na estrutura capilar.

Isso acontece, em regra, com escovas progressivas que usam de ácidos, e no caso os mais conhecidos nessa prática são os ácidos glioxílico e hialurônico.

O tipo de procedimento da progressiva causa, sim, a acidificação dos fios, que é maléfica para os mesmos por conta de tempo após o procedimento. Veja mais detalhes sobre acidificação dos fios em outro artigo:




As pessoas tem confundido a acidez do vinagre como algo que "limpa" ou como algo que "fecha". 

Limpar no sentido de fazer uma esfoliação do couro cabeludo para remover oleosidade, e fechar no sentido de diminuir a porosidade dos fios quando, por exemplo, passaram por um relaxamento ou uma descoloração e ficaram meio "emaranhados", embaraçados.

Só que esta questão não é verdadeira.

Quando queremos tratar a porosidade dos fios não devemos somente equilibrar o seu Ph simplesmente aplicando algo que seja ácido mas sim tratá-lo depositando ou levando para dentro desse fio nutrientes essenciais (e aqui você pode entender como aminoácidos essenciais, óleo, água, proteínas) para que haja uma compensação.

Essa compensação eu digo por conta do que se perdeu. Se você fez um dano no cabelo então você tem que reparar esse dano. E ao contrário do que alguns dizem, o cabelo pode sim ser recuperado, e isso já é algo passado e batido, que já nem cabe discussão.

O vinagre não serve para remover oleosidade dos fios. Tampouco seborréia. A oleosidade dos fios tem que ser tratada com produtos adequados que normalmente são composto de ácidos de frutas, octopirox (no caso da caspa) dentre outros componentes específicos como o Lauril, que é um agente detergente, para fazer descongestionamento capilar.

Falando em descongestionamento capilar, leia sobre:




Portanto o vinagre não serve para nada no cabelo! Não de útil. E é óbvio que acredito que virão pessoas aqui falando que usaram e que foi bom pra isso ou aquilo, ou então que uma amiga usou e ficou muito bom. 

Não irei entrar no mérito dessa questão, se você acha que é bom, se gosta de usar em você ou no seu salão então ok, todos são livres não é verdade?

Mas o vinagre só serve para uma coisa no cabelo: deixá-lo com mal cheiro! 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.