Postado dia 11 novembro 2013

Reconstruindo Cabelos Emborrachados Elasticos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Fazer químicas no cabelo é algo tão comum quanto ter cabelo. Se bem que para os homens ter cabelo nem sempre é algo tão comum... Detalhes à parte, o problema é quando ao fazer uma química e essa não ser bem sucedida os fios acabam ficando elásticos e/ou emborrachados. Nessa hora o desespero bate, então o que fazer?

*Foto: Reprodução

Os cabelos possuem várias propriedades e dentre elas está a elasticidade. Quando o cabelo perde a elasticidade é que chamamos de cabelo elástico.

Contraditório não é? Elástico é quando não tem elasticidade...

Essa propriedade do cabelo faz com que o mesmo se estique ao receber uma determinada pressão e votle ao seu estado original sem sofrer danos. Quem nunca pegou um fio de cabelo e enrolou nas pontas dos dedos e esticou de leve e viu ele se estender e voltar, não sabe o que está perdendo (que drama!).

Eu já ouvi muita coisa por aí sobre reconstrução capilar.

Também já me perguntaram muito sobre cabelos emborrachados e sobre alguns produtos modinha para tratar esse tipo de cabelo, como é o caso do Glicopan Pet, que me faz até rir.

Cada um fala o que quer, e eu não critico quem fala sobre produtos não destinados para cabelos como é o caso do produto citado acima. Diga-se de passagem que os próprios veterinários já falaram sobre o mesmo.

Se você não leu ainda sobre o glicopan pet nos cabelos então aproveite para ler e tirar suas conclusões, ou não:

Mas como viemos aqui parar tratar do assunto de recontrução de cabelos emborrachados vamos ao que interessa.

Tudo fica mais fácil de entender quando entendemos do começo.

Cabelos são estruturados em parte de fora e de dentro, cuticula e córtex. Sendo assim o que você faz nos fios danifica a parte de fora ou a de dentro ou mesmo as duas. Assim também devemos saber que tipo de dano foi causado ao fio para saber qual tipo de tratamento também é o mais adequado ao mesmo.

Neste sentido o cabelo que está elástico ou emborrachado está assim por conta do dano ocorrido dentro dele, e não por fora.

Ainda nessa linha de raciocínio vemos que se um cabelo está danificado por dentro não adiantará fazer tratamentos que tratem somente a parte externa, pois assim o nosso exito, ou seja, o resultado não será eficaz, satisfatorio.

O cabelo que passou por dano externo apenas com hidratação poderá ser recuperado. Entretanto o cabelo que teve um dano interno, do lado de dentro, no córtex, precisará de algo que também trabalhe essa área, e aí a hidratação não penetra com eficácia.

Nestes casos faz-se necessário uma Cauterização a Frio de Reconstrução. Veja que é algo específico. Não adianta fazer uma cauterização a frio para disciplina, ou para maciez, ou anti-frizz... Não!

Deve-se combater o problema com o que realmente surtirá efeito.

Para você saber melhor sobre o conceito de reconstrução e entender o que é esse procedimento leia mais:

O cabelo que fica elástico foi danificado por dentro, sim, mas obviamente que se a aprte interna foi danificado, tão mais terá sido a parte externa do fio.

Nesse sentido entendemos que o cabelo precisa ser cauterizado para reconstruir por dentro, o que não exime, ou seja, não retira o dever de você ter que hidratar o seu cabelo constantemente para recuperar a parte de fora do fio, afinal é ela quem protege a parte de dentro.

Se o seu cabelo ficou elástico por ter feito um relaxamento, luzes, mechas, alisamentos, então você deve cauterizar a frio seu cabelo no salão, e também fazer hidratações semanais, o que pode ser feito em casa com um produto que seja mais adequado ao estado do seu cabelo.

Esse é um assunto que para ser esgotado haja escrita, mas continuaremos falando dele aqui no blog e sempre trazendo novidades, até porque já falamos de cabelos elásticos aqui outras vezes, que se você procurar ali na pesquisa encontrará assuntos ligados ao que falamos aqui.

Você já teve o cabelo elástico?

____

* A foto foi retirada do blog Dirty and Gold



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.