Postado dia 16 janeiro 2014

Cauterização a frio para cabelos volumosos e indisciplinados




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Cabelos indisciplinados dão muito trabalho e também tomam muito tempo de quem os tem e quer mante-los bem tratados e...disciplinados! Para ajudar nesse aspecto temos um tipo de cauterização a frio, voltada para domar os fios. É o que passo a apresentar.



Hora de domar...


A cauterização a frio é um tipo de tratamento que visa reparar danos nos fios desde o seu interior até a parte externa, ou seja, o tratamento é eficaz porque trata de dentro para fora e não somente a parte externa.

Isso faz com que o fio, uma vez corretamente balanceado, em termos de carga, em termos de estrutura reparada e de nutrição o fio fique com aspecto saudável e também tenha maior controle, ou melhor, esteja sobre disciplina.

Como já tinha dito existem vários outros tipos de cauterizações a frio. Algumas marcas possuem e outras não. Por exemplo, a L'Oreal tem, assim como a Redken. Eu sou Especialista Master Redken e portanto minha preferência é por ela, embora onde eu trabalho hoje tem as duas marcas e ainda uma terceira.

Aproveitando a deixa quero também apresentar outra cauterização, a de reconstrução, que é hoje uma das que mais faço no salão aqui em Belo Horizonte:




A cauterização a frio da Redken é chamada de "shake de nutrição + disciplina" e a indicação é para aquele cabelo extremamente ressecado e indisciplinado .

Sua base é a linha Smooth Lock, que possui tecnologia IPN e seu principal ativo é o óleo de amêndoas.

Basicamente a cauterização consiste em:


  1. Limpeza purificante;
  2. Limpeza disciplinante;
  3. Reestruturação interna com força e disciplina;
  4. Fixação;
  5. Tratamento de cutícula;
  6. Disciplina do fio.


A manutenção também é ideal para que o fio fique sempre bem disciplinado e também catiônico, o que impede que os fios fiquem se repelindo causando assim uma volume daqueles feios de se ver.

Por obvio você deve ter percebido que essa cauterização trata-se, em sua maior parte, do item disciplina do CCB, nosso Cronograma Capilar Brasileiro. E se você não o conhece ainda está perdendo o que profissionais, consumidores e instrutores de todo o Brasil já sabem, veja:




Você já fez essa cauterização a frio de disciplina da Redken? Já fez alguma outra cauterização a frio? Nos conte sua experiência, ou mesmo sua expectativa se está pensando em fazer.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.