Postado dia 27 janeiro 2014

Fazer Babyliss Estraga Muito o Cabelo?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Duvida recorrente entre as pessoas que escovam o próprio cabelo e as que secam ou mesmo modelam é se aquilo pode prejudicar os fios, seja a curto, médio ou longo prazo. Existem algumas considerações a serem feitas para responder a pergunta do título, vejamos.

Vai ser enrolada assim viu...


Fazer babyliss não é o problema!


Aliás, quem disse que aquele aparelhinho chama-se babyliss? Está errado! Aquilo se chama MODELADOR DE CACHOS. Babyliss é a marca mais conhecida que fabrica esse tipo de aparelho.

É como a questão do bombril ou chiclets. Na verdade são esponja de aço e goma de mascar, mas vai tentar convencer do contrário...

Mas para nós profissionais vamos falar corretamente: modelador de cachos!

O modelador de cachos aquece legal a uma temperatura considerada alta, capaz até de evaporar a água do cabelo, sabemos portanto que ele aquece a mais de 100ºC.

Sem contar que existem aparelhos mais modernos, com estrutura mais acabada, que chegam a (pasmem) 230ºC. Feroz néh!!!

Assim como a dúvida se o babyliss estraga o cabelo também é a da se a chapinha, pracha, piastra estragam os fios também, o que já mostrei aqui no blog:



A questão do modelador de chachos é bem simples: se você tem cuidado do seu cabelo com tratamentos, se você não faz os cachos só para esconder falhas e de qualquer jeito e também usa um bom protetor térmico, então não há problema em se fazer os belos cachos nos cabelos.

Existem produtos próprios para usar com ferramentas de calor, que é o caso do modelador de cachos.

Mas sempre que falo algo aqui no blog eu penso muito, mas muito mesmo, no que estou falando. Afinal de contas eu sei que tem gente que lê o blog e pensa assim: "ah o Marlon falou então beleza!".

Então eu tenho que ficar pensando no que os outros vão pensar porque eu não quero que me interpretem mal, façam as besteiras nos cabelos e depois digam que eu é quem falei que podia, até porque a maioria que lê esse blog é adulto o bastante para saber o que deve ou não fazer não é.

O modelador de cachos pode sim danificar os fios se usado constantemente sem proteção, e talvez esse seja o seu caso, afinal você está lendo essa matéria somente agora.

Para tratar um cabelo que foi danificado pelo modelador de cachos a regra é a mesma para quem danificou por chapinha, então aproveite e leia a matéria:

Então se tiver dúvida, leia a matéria novamente, com cuidado, e perceba nossa posição: se usado com cautela e proteção não haverá problemas no uso do modelador de cachos.

Mas se você fizer de qualquer jeito para esconder ou maquiar os fios então...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.