Postado dia 12 fevereiro 2014

O que fazer quando o cabelo está áspero


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já teve aquela sensação de passar a mão no cabelo e perceber que ele está áspero, com um toque grosseiro que chega a arranhar? Parece que você está passando a mão em uma folha seca? Você às vezes fica até com vergonha que alguém passe a mão nos seus cabelos e ache você uma desleixada(o). Pois é, existem maneiras de corrigir esse problema.


Cabelo "arranhando"...



Isso se dá pelo fato de o cabelo estar com problemas em sua textura. Quando lancei aqui no blog o CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) um dos itens falados foi exatamente a textura.

Só para enfatizar: textura você percebe de duas formar, no brilho e no toque.

Normalmente um cabelo poroso, áspero, com problemas de textura, tende também a ser um cabelo sem brilho, opaco. Isto porque a textura está relacionada à superfície capilar, e superfície capilar está relacionada à reflexão da luminosidade, portanto brilho.

É interessante que você fique por dentro e tenha mais conhecimento sobre o assunto textura, posto que é o que mais prejudica os cabelos em termos de quantidade de pessoas que tem esse empecilho. Para isso leia a matéria sobre a explicação do item textura do CCB:



Mas a pergunta que não quer calar (piadinha velha né?): o que fazer quando o cabelo está áspero ou quando o cabelo está poroso, arranhando (ui)?

A solução é tratar o fio de dentro para fora de forma enérgica e dar manutenção trabalhando a textura (ahh vá, é mesmo?). Ok, ok, serei mais objetivo e prático.

O correto é que você faça uma cauterização a frio que vise trabalhar a textura do fio, mas, desde a parte interna até chegar ao seu exterior. Aqui em Belo Horizonte eu tenho trabalhado a textura dos fios que necessitam de reconstrução nesse aspecto com o shake de brilho e maciez.

Para saber um pouco mais sobre o que é cauterização, e mais precisamente sobre o shake de brilho e maciez que temos feito aqui para textura veja:



Claro que não basta somente fazer a cauterização a frio no salão (e o certo é fazer mensalmente). Mas há a necessidade de dar manutenção nesse fio. E essa manutenção se dá com as hidratações que devem ser feitas semanalmente, até duas vezes na semana, com o produto adequado para textura.


E para quem faz o uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha, modelador de cachos, é altamente necessário ter em mãos um produto para proteção térmica dos fios, pois nesses procedimentos que envolvem ferramentas de calor a superfície do fio é altamente prejudicada com o passar do tempo.

E o seu cabelo como está ou o que tem feito para reparar o aspecto áspero dele?

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

12 COMENTÁRIOS:

  1. Olá MArlon, sei que minha dúvida nao tem nada haver com o post, mais preciso mt de sua ajuda!
    ontem eu pintei meu cabelo com casting creme gloss, 734 mel dourado, porém na raiz ficou laranja, entrei em desespero, comprei o dekap color e passei, e ficou amarela a raiz! fiquei mais desesperada ainda, entao comprei soft color 4, castanho médio e passei apenas onde tinha ficado amarelo!

    ate agr nao entendi o que houve, apenas a raiz na parte de cima ficou assim, po restante do cabelo ficou igual a caixa!
    vc acha que agr esse castanho médio que passe ira desbotar e voltar pra esse laranja/amarelo treva?
    esotu mt preocupada, meu cabelo era virgem e eu passei casting pensando ser tonalizante, mas liguei pra loreal e me falaram que eh tintura permanente, me ajudaaaa! beijo graaande

    ResponderExcluir
  2. Lucilene Freire Do Nascimento13 fevereiro, 2014

    Bom dia quero te parabenizar, e claro fazer uma perguntinha, você está
    trabalhando com a marca da redken certo? gostaria de saber se vc não poderia
    dar os nomes dos produtos de força, textura, pois a maioria desses produtos
    profissionais usam outro tipo de vitaminas (vamos se disser assim) e não
    sabemos identificar, não são tão fácil achar na composição tipo mel, óleo
    de coco estão com nomes mais complicados... como a redken é da loreal poderia
    dar dicas tb de produtos da loreal e da kerástase (gostaria muito de
    explementar mais precisamos de muito mais informações principalmente pelo valor
    não podemos errar kkkkkk) fica a dica pois vc iria nos ajuda muito.

    obrigada e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Renata Oliveira da Silva14 fevereiro, 2014

    Meu cabelo é cacheado, e sem química. Fiz o botox ontem, mas
    com formol. Estou cm muito medo, deveria ter lido este post antes.

    E agora, o que faço? Tenho muito ciúmes e zelo pelo meu
    cabelo.

    Alguma sugestão, porque pelo visto fiz uma bobagem.

    ResponderExcluir
  4. vania lucia perin capellari18 fevereiro, 2014

    Ola Marlon gostaria de saber qual produto devo usar shampoo mascara etc... porque meu cabelo esta aspero como voce colocou nessa materia sem vida sem brilho etccc....nao sei o que usar ja usei tantos tipos obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Marlon Bruno, vc falou, falou más não disse se o fiberceutic da L'oreal é bom ou não???? Tem quimica ou não??

    ResponderExcluir
  6. Jaqueline, É BOM! Nao é quimica.

    ResponderExcluir
  7. Angélica Veríssimo22 fevereiro, 2014

    boa noite?
    Fui ao meu cabeleireiro e pedi uma hidratação, normal ok , ai me vieram com essa tal de Botox da loreal , passaram no meu cabelo fiz com escova e chapinha junto, o resultado com a escova é maravilhoso entretanto meu cabelo que era enrolado não voltou e ficou uma bucha!!! sera que sai? questionei meu cabeleireiro e ele disse que não tem química !! mas tem pois fiquei com a cabeça com feridas sou alérgica a química. já fazem 03 meses e meu cabelo não voltou o que eu faço? obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Marlon sempre leio suas dicas aqui no site e além de sinceras são muito úteis, se tivesse seu salão aqui no RJ com certeza seria sua cliente...Parabéns e bjinhos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marlon, amei seu post, foi o primeiro que eu li aqui no seu site e ja adorei. Eu tenho alguma noção de cabelos e ja imaginava que os que tem aqui na minha cidade a maioria era pra enganar as pessoas, tanto que uma colega comentou que quando foi fazer o tal Botox em um salão popularzinho aqui, a mocinha que estava aplicando perguntou pra chefe " Mais creme ou alisante?". Eu sou contra progressiva não só por tudo que falam e pelo que foi provado mas porque eu mesma ja fiz e odiei o resultado gradativo que ela da nos fios, quando ela vai saindo eles vão ficando horriveis, não faço nunca mais. Meu cabelo é grosso e liso, porém como ele esta curto ele arma um pouco, e acabei de fazer luzes ele deu uma bela frizzada e ressecou um pouco sabe? Ate achei que o resultado ia ser pior porem não foi pois meus fios estavam naturais e eu cuidava bastante deles, mas agora depois das luzes preciso de um tratamento mais potente pra ele hidratar e ficar controlado os fios, quebra etc graças a Deus não tive nada. Gostaria de saber qual produto pra Botox original vc me recomendaria? E qual shampoo, condicionador, creme e finalizador vc me indicaria? Eu não faço chapinha só seco com o secador. Muito obrigada. Beeijos.

    ResponderExcluir
  10. Jadma Mesquita28 fevereiro, 2014

    Ola Marlon.
    Conheci seu blog por acaso procurando algo que desse resultado no meu cabelo.
    Ja fiz o cronograma capilar tradicional mas meu bolso nao aguentou. Tive que parar rs
    Gostei do ccb e vou testar.
    Em breve trago os resultados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. bloguinho bom01 abril, 2014

    Post sensacionalissimo, esse mundo dos cabelos hein? Sempre uma novidade... Uma di

    ResponderExcluir
  12. bloguinho bom01 abril, 2014

    Post sensacionalissimo, esse mundo dos cabelos hein??? Sempre uma novidade, uma dica, eu adoro tudo que se refere a estetica, sou apaixonada... e devo confessar que meus cabelos tão precisando de um help...kkkk tambem que manda colorir demais,ne? Vou adotar essa cauterização para ontem. :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...