Postado dia 12 fevereiro 2014

O que fazer quando o cabelo está áspero




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já teve aquela sensação de passar a mão no cabelo e perceber que ele está áspero, com um toque grosseiro que chega a arranhar? Parece que você está passando a mão em uma folha seca? Você às vezes fica até com vergonha que alguém passe a mão nos seus cabelos e ache você uma desleixada(o). Pois é, existem maneiras de corrigir esse problema.


Cabelo "arranhando"...



Isso se dá pelo fato de o cabelo estar com problemas em sua textura. Quando lancei aqui no blog o CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) um dos itens falados foi exatamente a textura.

Só para enfatizar: textura você percebe de duas formar, no brilho e no toque.

Normalmente um cabelo poroso, áspero, com problemas de textura, tende também a ser um cabelo sem brilho, opaco. Isto porque a textura está relacionada à superfície capilar, e superfície capilar está relacionada à reflexão da luminosidade, portanto brilho.

É interessante que você fique por dentro e tenha mais conhecimento sobre o assunto textura, posto que é o que mais prejudica os cabelos em termos de quantidade de pessoas que tem esse empecilho. Para isso leia a matéria sobre a explicação do item textura do CCB:



Mas a pergunta que não quer calar (piadinha velha né?): o que fazer quando o cabelo está áspero ou quando o cabelo está poroso, arranhando (ui)?

A solução é tratar o fio de dentro para fora de forma enérgica e dar manutenção trabalhando a textura (ahh vá, é mesmo?). Ok, ok, serei mais objetivo e prático.

O correto é que você faça uma cauterização a frio que vise trabalhar a textura do fio, mas, desde a parte interna até chegar ao seu exterior. Aqui em Belo Horizonte eu tenho trabalhado a textura dos fios que necessitam de reconstrução nesse aspecto com o shake de brilho e maciez.

Para saber um pouco mais sobre o que é cauterização, e mais precisamente sobre o shake de brilho e maciez que temos feito aqui para textura veja:



Claro que não basta somente fazer a cauterização a frio no salão (e o certo é fazer mensalmente). Mas há a necessidade de dar manutenção nesse fio. E essa manutenção se dá com as hidratações que devem ser feitas semanalmente, até duas vezes na semana, com o produto adequado para textura.


E para quem faz o uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha, modelador de cachos, é altamente necessário ter em mãos um produto para proteção térmica dos fios, pois nesses procedimentos que envolvem ferramentas de calor a superfície do fio é altamente prejudicada com o passar do tempo.

E o seu cabelo como está ou o que tem feito para reparar o aspecto áspero dele?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.