Postado dia 11 março 2014

Como Acelerar o Crescimento dos Cabelos




Se Kojak estivesse vivo iria querer ler esse post. Muita gente preocupada em saber como acelerar o crescimento dos cabelos ou mesmo como fazer o cabelo crescer mais rápido. Não há grandes segredos mas sim alguns detalhes importantes a serem levados em consideração para que o cabelo cresça e permaneça.


Puxar não adianta...

É algo constante escutar nos atendimentos aqui no salão:  "Marlon meu cabelo não cresce de forma alguma!!!"...

Assim também ocorre aqui no blog, no facebook, twitter, e por aí vai...

Nos comentários então, nem se fala. Mas a questão é uma só: tirando o Kojak, ou simpatizantes dele (ok, parei com a brincadeira!) todo mundo que tem cabelo sabe que seu cabelo cresce.

O mais engraçado é que normalmente escuto isso aqui no salão onde trabalho, em BH/MG, justamente na hora que estou retocando coloração, mechas ou relaxamento. Estranho não?

Aí fico a me perguntar: Se o cabelo não cresce então por que a pessoa está retocando a raiz????

É algo óbvio. O cabelo cresce! Outra coisa é o cabelo crescer e não ganhar comprimento (isso era o que eu queria dizer Marlon...).

E de tanto perguntarem por que o cabelo não crescia, acabei por fazer uma matéria sobre isso, confira:

Então, uma vez que já estamos combinados, vocês não querem me esganar por ser direto e não irão mais falar que seus cabelos não crescem (rahhhh pegadinha do malandro!!!) então vou dar algumas dicas de como seu cabelo ganhar comprimento, bem como acelerar o crescimento:

  1. Alimentação: pessoal isso é muito sério. A alimentação adequada é o que irá fazer com que seu organismo trabalhe 100%. Para se ter uma idéia, cabelos também ficam anêmicos, ou melhor, nascem anêmicos. Já repararam que normalmente cabelo de criança cresce "muito rápido"? Meu filho direto corta a franja. Isso se deve ao fato de que os pais (tá certo, as mães) estão sempre empurrando a criança para se alimentar. E tome verdura, legume, fruta, e arroz com feijão, e leite, ovo...;

  2. Corte: eu diria que é a segunda etapa mais importante, por isso mesmo coloquei no tomo 2. O corte é encarado somente como estético, quando na verdade ele cumpre uma função bem mais importante: cicatrização. Quando se corta o fio ele cicatriza suas extremidades. Não é por acaso que existem profissionais (como eu) que investem em tesouras boas e até quentes (como a navalha quente que já apresentei aqui) que cauterizam o fio enquanto cortam. O correto é cortar os fios no máximo de 3/3 meses. Nesse período ele irá crescer de 4,5 a 6,0 cm. Se você cortar apenas 1 dedinho (de cabelo), você, no final, irá ficar com um bom ganho, e no acumulado de 6 meses ou 1 ano fará muita diferença, minhas clientes que o digam;

  3. Tratamentos corretos: vejam que não disse tratamento ou hidratação ou cauterização. Eu disse CORRETOS. Isso porque há que se levar em consideração o principio da proporcionalidade dos tratamentos, que é um conceito que estou desenvolvendo e pesquisando. Se você causa um dano no cabelo a reparação tem que ser proporcional, não adianta danificar o córtex capilar e querer tratar somente a cutícula. Por isso o tratamento deve ser adequado.

Poderia citar mais 2 ou 3 motivos para acelerar o crescimento dos fios, ou melhor, a manutenção do comprimento dos mesmos mas se você se ater nestes 3 pilares citados acima em algum tempo verá um resultado notório.

Talvez você diga que seu cabelo cresce, você tem noção disso, mas ele quebra demais. Aí já é uma outra questão e eu sugiro a você que tome nota de uma matéria importante para ajudar você a solucionar esse problema:

O que foi falado aqui, juntamento com os dois links que coloquei, se colocados em prática, organizadamente, seguindo os tratamentos adequados de acordo com o CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) não há como não ter resultado. Ninguém é melhor que ninguém, e se você seguir a risca as dicas dadas aqui, assim como a maioria dos meus clientes seguem, então você também terá o cabelo que a maioria tem.

E aí, que tal um desafio? Siga rigorosamente as dicas e daí 6 meses volte aqui e nos conte o resultado, ou mande fotos por email que eu publico aqui. Topa?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.