Postado dia 16 abril 2014

Caspa por estresse emocional




Existem várias formas de a caspa que conhecemos se manifestar, ou melhor, vários fatores podem causar a caspa. Um desses fatores é justamente a pressão do cotidiano contemporâneo que leva as pessoas a ficarem estressadas. Como identificar?


Respira fundo...


Um tempo atrás eu comecei a dar caspa, e isso não é vergonha nenhuma falar. Como eu estava fazendo alguns testes, principalmente na questão de lavar menos vezes por semana, achei que o motivo poderia ser esse.


Por óbvio comecei a lavar os cabelos todos os dias com um shampoo específico que gosto e com isso em 3 dias sumiriam as caspas, já eram, na minha opinião, caspas do tipo simplex, pois existem dois tipos, que já falei dos dois aqui no blog.

Inclusive se você, antes de continuar a ler essa matéria, quiser entender um pouco mais da caspa que eu citei acima acesse essa outra matéria, creio que irá entender melhor a que está lendo:



Pois bem. Os dias se passaram e após mais de uma semana começaram a sair caspas grandes, do tamanho de uma unha do dedo mindinho da mão (uauuuuuu como eu sou específico não?) o que me chamou a atenção.

E me chamou a atenção não só pelo tempo em que a caspa durava mas também pelo modo com o qual ela se revelava: grandes flocos.

E sendo escritor de um blog de cabelos eu não parei para analisar o que seria aquilo ali, como faço normalmente. Queria resolver o problema. Daí comentei com uma colega de trabalho sobre o acontecido e ela soltou: "será que não é estresse emocional?".

Alakazamm!! 

Na mesma hora eu liguei os fatos. Estava trabalhando tanto, tanto, e resolvendo tanta coisa que eu nem percebi que estava estressado.

E aqui eu explico melhor a questão do estresse emocional. O estresse emocional não tem ligação única e direta com terminar com o namorado ou saber que a mulher te traiu com seu melhor amigo, nada disso.

Quando falamos "emocional" estamos incluindo preocupações do dia a dia como bater metas na empresa, ficar preocupado(a) com aquela prestação que está vencendo a 2º e você não tem o dinheiro para pagar a metade da primeira, preocupação com a nota da prova, ansiedade do vestibular, de ser chamado para um novo emprego após um tempo desempregado, emfim...

Eu estava trabalhando muito, voltei a treinar jiu jitsu e querendo recuperar a prática me impondo metas, sem horários para comer adequadamente, dormindo inadequadamente (às vezes estudo sobre cabelo até de madrugada), e daí foi tiro certeiro.

Estava tão estressado (o que não tem nada a ver com nervosismo) que não raciocinei para mim mesmo. Afinal esse tipo de caspa, flocos grandes, visíveis, são típicos de estresse emocional, uma especie de defesa do organismo.

Eu deveria ter lido o post que fiz a um tempo atrás e que talvez você que está lendo se pergunte muito, veja:

Sendo assim, na hora minha ficha caiu, me coloquei, ao mesmo tempo, como profissional e cliente e fiz uma analise de mim mesmo: eu estava estressado.

Para acabar com a caspa em 1 semana foi fácil: continuei usando o shampoo e lavando os cabelos adequadamente e lancei no lixo a ansiedade do jiu jitsu, passei a trabalhar com mais tranquilidade, me alimentar melhor e dormir idem.

Resultado: sem caspa!

Eu dou muitas dicas aqui e agora vocês vêem que também pratico, e tenho que praticar, afinal cabelo é cabelo aqui e na China.

E você já teve caspa ou está enfrentando esse problema?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.