Postado dia 15 maio 2014

Como usar a máscara de hidratação corretamente




Ter produtos para os cabelos em casa é algo essencial para quem quer manter os fios sempre em boas condições levando em consideração que a maioria das pessoas fazem danos químicos e/ou mecânicos nos fios constantemente. Mas se não souber usar adequadamente nada adiantará.


Nada de por o "dedão" na máscara...



Muitas mulheres chegam aqui no salão onde trabalho, em Belo Horizonte/MG, e dizem que possuem máscaras de hidratação em casa. Muitas inclusive possuem excelentes produtos, mas acabam por não obter resultados satisfatórios porque não usam da maneira correta.

E é por isso também que quero sugerir que você me siga no Instagram @cabelosesonhos porque lá eu dou dicas constantemente e mostro o dia a dia dos cabelos que faço. E no meu canal do Youtube eu ensino o "pulo do gato" de forma mais expositiva.

Primeiramente façamos algumas considerações que você deve te-las como primordiais e não negar essa realidade:


  1. Máscara não é condicionador;

  2. Máscara não é tudo igual;

  3. Máscara não é leave-in;

  4. Máscara tem tempo de pausa. Respeite-o;

  5. Máscara oxida (azeda).

Semelhantemente em outra matéria eu ensinei como fazer uma hidratação corretamente, que serviu tanto para profissionais quanto para consumidores normais fazerem uma hidratação em casa, veja:

As explicações dos itens acima eu faço agora. Não se deve usar a máscara no lugar do condicionador, ela deve ser usada no máximo duas vezes na semana, se lavar mais que isso terá de ser usado o condicionador.

Máscara não é tudo igual, portanto não vá imaginando que se seu cabelo é fino e você usar uma para cabelos grossos você hidratará mais o cabelo. Use a máscara adequada para seu fio.

Máscara não é leave-in portanto não deve ser deixada nos fios mas sim enxáguadas e retiradas completamente.

Máscara tem seu tempo de pausa correto. Cada marca determina o tempo então respeite-o, não fique mais tempo do que o determinado pela marca, a não ser que ela dê essa liberdade.

Máscara oxida, ou seja, se perde, azeda. Não use as mãos para pegar o creme dentro do pote, por isso mesmo prefira máscaras que venham em bisnagas, caso contrario use uma espátula para pegar o creme.

E ainda falando sobre usar a máscara correta sugiro que você leia sobre o Cronograma Capilar Brasileiro para saber identificar que tipo de produto é o ideal para o seu tipo de cabelo a fim de conseguir os resultados que você almeja:

E a maneira correta de usar a máscara é: após lavar os fios com shampoo adequado para seu tipo de cabelo retire a umidade com a toalha. Em seguida aplique pequenas quantidades no fio sem fazer aquela massagem, mas apenas espalhe de forma igual.

Posteriormente penteie os fios para que o produto seja distribuído uniformemente. Deixe o tempo de pausa e depois enxágue completamente.

Se for secar use um produto térmico para proteger e se for deixar secar natural use um leave-in.

Faça dessa maneira e veja os resultados diferentes do que você tem visto e conte pra gente.

E como eu disse tem ainda o "pulo do gato" que originalmente não estava nessa matéria quando ela foi escrita mas que agora ao atualizá-la eu resolvi inserir fazendo um vídeo no Youtube que você pode assistir nesse link.

É importante você assistir o vídeo todo até o final para entender cada parte e ver porque às vezes mesmo usando o produto certo você não consegue ter resultado satisfatório.

Por isso estou sempre atualizando as matérias, para deixar vocês sempre em dia com o melhor para tratar e cuidar do seu cabelo.

Você já faz assim como descrito aqui? Deixe seu comentário.

*Este post foi atualizado em 28/05/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.