Postado dia 15 maio 2014

Como usar a máscara de hidratação corretamente




Ter produtos para os cabelos em casa é algo essencial para quem quer manter os fios sempre em boas condições levando em consideração que a maioria das pessoas fazem danos químicos e/ou mecânicos nos fios constantemente. Mas se não souber usar adequadamente nada adiantará.


Nada de por o "dedão" na máscara...



Muitas mulheres chegam aqui no salão onde trabalho, em Belo Horizonte/MG, e dizem que possuem máscaras de hidratação em casa. Muitas inclusive possuem excelentes produtos, mas acabam por não obter resultados satisfatórios porque não usam da maneira correta.


Primeiramente façamos algumas considerações que você deve te-las como primordiais e não negar essa realidade:


  1. Máscara não é condicionador;

  2. Máscara não é tudo igual;

  3. Máscara não é leave-in;

  4. Máscara tem tempo de pausa. Respeite-o;

  5. Máscara oxida

Semelhantemente em outra matéria eu ensinei como fazer uma hidratação corretamente, que serviu tanto para profissionais quanto para consumidores normais fazerem uma hidratação em casa, veja:

As explicações dos itens acima eu faço agora. Não se deve usar a mascara no lugar do condicionador, aquela deve ser usada no máximo duas vezes na semana, se lavar mais que isso terá de ser usado o condicionador.

Máscara não é tudo igual, portanto não vá imaginando que se seu cabelo é fino e você usar uma para cabelos grossos você hidratará mais o cabelo. Use a máscara adequada para seu fio.

Máscara não é leave-in portanto não deve ser deixada nos fios mas sim enxaguadas completamente.

Máscara tem seu tempo de pausa correto. Cada marca determina o tempo então respeite-o, não fique mais tempo do que o determinado pela marca, a não ser que ela dê essa liberdade.

Máscara oxida, ou seja, se perde. Não use as mãos para pegar o creme dentro do pote, por isso mesmo prefira máscaras que venham em bisnagas, caso contrario use uma espatula para pegar o creme.

E ainda falando sobre usar a máscara correta sugiro que você leia sobre o Cronograma Capilar Brasileiro para saber identificar que tipo de produto é o ideal para o seu tipo de cabelo a fim de conseguir os resultados que você almeja:

E a maneira correta de usar a máscara é: após lavar os fios com shampoo adequado para seu tipo de cabelo retire a umidade com a toalha. Em seguida aplique pequenas quantidades no fio sem fazer aquela massagem, mas apenas espalhe de forma igual. Posteriormente penteie os fios para que o produto seja distribuído uniformemente. Deixe o tempo de pausa e depois enxágue completamente.

Se for secar use um produto térmico para proteger e se for deixar secar natural use um leave-in.

Faça dessa maneira e veja os resultados diferentes do que você tem visto e conte pra gente. Você já faz assim?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...