Postado dia 06 maio 2014

O shampoo bomba funciona ou não




Receitas caseiras é o que não faltam na internet. E na área de cabelos então... Mas o que para muitos pode ser uma oportunidade, para todos pode acabar sendo uma rede de problemas que, para resolver, será ainda mais complicado. O "shampoo bomba" tão falado na internet ganha agora um novo olhar.


Cabelo destruído em 5, 4, 3, 2, 1...


Febre na internet e uma constante nos comentários aqui do Cabelos E Sonhos, o shampoo bomba apareceu como uma "solução" para quem quer fazer o cabelo crescer rápido e sua fórmula promete fazer com que os fios cresçam até 6 centímetros por mês.



Foi exatamente essa cara que fiz quando li isso em algum blog por aí.

Estudos, médicos e estudiosos já afirmaram que o fio de cabelo cresce em média (boa) 1,5 centímetros/mês. Também estudos apontam que o fio cresce no máximo 2 centímetros ao mês e que o crescimento de 1 centímetro também é considerado normal.

Em minha jornada de profissional, que em 2014 completa 10 anos, eu tenho visto na pratica que isso é verdadeiro.

Normalmente as pessoas que fazem retoque de mechas, coloração, relaxamento, tem um crescimento médio de 1 dedo por mês (o que representa 1,5 cm).

Sendo assim já cai o mito do cabelo crescer até 6 centímetros por mês.

Mas continuemos.

A "formula" do shampoo bomba (que não vou ensinar aqui como vi em alguns blog que falaram mal mas ensinaram a fazer e como usar) leva shampoo sem sal, o medicamento veterinário Monovim A e Bepantol.

Sobre o Monovim A vou dispensar comentário, tendo em vista que: esse medicamento é de uso veterinário e não tópico. Para ler o que eu falei especificamente sobre o Monovim A em outro post siga o link abaixo:



Só para ilustrar aqui nesse post, quero dizer que o Monovim A nada mais é que um concentrado de vitamina A, voltado para ANIMAIS e seu uso é intramuscular (injeção no músculo).

Também está presente na "fórmula" do shampoo bomba o Bepantol, que nada mais é do que um ácido, o pantotênico, mais conhecido como vitamina B5, que não tem nada a ver com crescimento de cabelo, afinal a B5 interfere na resposta do corpo ao stress, no metabolismo de gorduras/carboidratos/proteínas em fonte de energia dentre outros aspectos.

E a "poderosa formula" também usa de shampoo (note-se: sem sal). Mas a pergunta é: o que tem a ver o shampoo sem sal com o crescimento do cabelo? Dizem os mais ligados na produção da "fórmula" que é porque o sal oxidaria a vitamina A.

Mas só esquecem que o sal serve apenas para dar viscosidade e densidade ao produto, não interagindo com o fio...

Para acelerar o crescimento do cabelo (mas nada como 6 centímetros/mês) existem algumas atitudes que podem ser tomadas e que eu já salientei em outra matéria, confira:

O certo é: já viram eu prometer alguma mágica aqui no blog ou falar de algo extraordinário? Claro que não! O que existem são atitudes corretas que quando praticadas de forma reiterada (contínua) trazem um resultado aparente, satisfatório e eficaz.

Ressalto ainda que em relação ao Monovin A, médicos observaram que em casos excepcionais as pessoas que tiveram algum aumento no crescimento do cabelo por uso do Monovin A estas mesmas notaram posteriormente um aumento na queda do cabelo.

E isso é fácil de explicar pela Tricologia (ciência que estuda o cabelo): o cabelo possui três fases de crescimento quais sejam a anágena, catágena e telógena, e quando você adianta o ciclo obviamente a ultima fase (telógena) vai ser também adiantada, ou seja, a do repouso, onde acontece a queda.

Mas se você quiser usar a dinamite, quer dizer, "shampoo-bomba" faça por sua conta, risco, perda de dinheiro e... deixa pra lá...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.