Postado dia 08 maio 2014

Qual a melhor lua para cortar o cabelo




Fala-se muito em cortar o cabelo em determinadas fases da lua para dar diferentes resultados no cabelo. Lua nova, quarto-minguante, lua cheia, enfim... Muitos são os mistérios envolvendo essa filosofia e que aqui também resolvemos tratar de uma forma simples e fácil de entender.

Só faltou o Lobisomem...


Uma cliente chegou aqui no salão questionando sobre em qual lua estávamos para poder cortar o cabelo. Daí então percebi que ela falava sério e expliquei que não sabia mas que para mim estava na melhor lua.


Brincadeiras à parte expliquei para ela essa questão e acabamos cortando os fios que ficaram muito mais bonitos e com uma aparência muito mais elegante.

Mas essa questão das fases da lua terem envolvimento com o resultado nos cabelos ao cortá-lo É MITO.

Esta "cultura" vem dos povos agrícolas que acreditavam nas fases da lua para fazerem seus planos de plantações e acabaram por levar isso também para os cabelos.

Há pessoas que perguntam em qual lua está para saber se irão fazer um bom corte de cabelo ou não. Afirmo que se cortarem o cabelo com quem não sabe a lua pode estar maravilhosa que o cabelo ainda assim irá ficar horrível!

Aqui no blog eu já dei algumas dicas sobre como fazer um bom corte de cabelo, que apesar de ser essa matéria mais voltada para o profissional nada impede que você leitor "cliente" se mantenha bem informado de alguns princípios básicos na hora de se fazer/escolher um corte para não ter surpresas na hora H:


E há inclusive salões que exploram muito essa questão da lua para corte de cabelo. E esses mesmos acabam por afirmar que "a lua tem influencia sobre tudo que é liquido (marés, chuvas, etc...) e que por nosso corpo ser formado de praticamente 70% de liquido então a lua teria influencia sobre os cabelos".

Entretanto já saliento que é tão errôneo essa posição uma vez que o cabelo é formado de apenas 10~15% de água e a água nos fios é responsável pela flexibilidade, nada tendo a ver com brilho, crescimento ou coisa parecida.

Talvez a lua tenha influencia sobre o LOBISOMEM já que nosso corpo é formado de 70% de água e a lua tem influencia sobre todo tipo de liquido....

O certo e confirmado é que os fios crescem um pouco menos (eu diria que 0,2cm) no inverno, e isso tem uma explicação plausível e cientifica.

A melatonina é um hormônio que é associado à luminosidade do ambiente e os fios reagem a esse hormônio presente em nosso organismo. Esse hormônio, por exemplo, quando estamos em um ambiente com luz deixa nosso metabolismo mais "acelerado" fazendo com que tenhamos menos sono.

Por isso é importante que se retire qualquer luminosidade do ambiente quando queremos dormir, ou "pegar no sono" pois com baixa luminosidade a melatonina age menos e nosso organismo fica "mais calmo" causando assim o sono.

Levando isso para os cabelos temos que no inverno a luminosidade ambiente sempre é menor, o que influencia no crescimento dos fios por conta da menor ação do hormônio citado.

Já no verão, e em épocas com boa luminosidade ambiente, o crescimento é normal (veja que não falei que o cabelo cresce mais no verão). Isso já percebi aqui no salão no inverno, mas nada que faça as pessoas deixarem de retocar a coloração mensal, por exemplo.

Mas já que você está aqui lendo sobre cortes e os meios de o cabelo ficar melhor com o corte então por que não aproveitar e ler sobre o corte feito com a navalha elétrica (que aquece a 180 ºC) e os beneficios advindos dela? Veja na matéria abaixo:

Agora que você sabe um pouco mais da lenda do corte de cabelo de acordo com as fases da lua que tal pensar em um corte que seja mais adequado ao seu rosto, à sua rotina, ao seu biotipo físico para que os fios estejam sempre bonitos?

Lembre-se também que o ideal é cortar o cabelo entre 60 e 90 dias do ultimo corte, pois nesse período os fios começam a formar aqueles pontinhos brancos (que já ate falei aqui no blog) e que depois acabam por formar as pontas duplas que tanto prejudicam o ganho de comprimento dos cabelos.

E você, já cortou o cabelo olhando fases da lua? Tem ainda esse costume?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.