Postado dia 04 junho 2014

Cabelo cresce menos no inverno




A maioria das mulheres está sempre em busca de algo que faça o cabelo crescer mais ou mais rápido mas não se dão conta de aspectos biológicos e ás vezes até climáticos. E em certas épocas do ano o cabelo pode crescer mais ou menos.


É...pode crescer menos...

Sempre ouvi as pessoas questionarem aqui no salão que o cabelos delas cresciam em umas épocas mais do que nas outras, mas nunca tive certeza de nada, afinal nunca tinha pesquisado sobre o assunto.

Já ouvi falarem muita coisa. Dentre as quais que era bom escovar o cabelo para ajudá-lo a crescer, o que até nos incentivou a fazer uma matéria sobre o tema e explicar mais detalhadamente sobre esse assunto, veja:


Mas uma outra questão que já foi levantada, e ainda o é constantemente, é sobre a questão de o cabelo parecer crescer menos em determinadas épocas do ano, como no caso do inverno

E essa premissa é verdadeira. Vejamos o fato de uma forma simples.

Existe um hormônio (melatonina) que é associado à luz ambiente e os fios reagem à esse hormônio. Estudos demonstraram que em ambientes com baixa luminosidade os fios tendem a crescer em torno de 0,2 cm a menos.

Por isso esses mesmos estudos constataram que em épocas de baixa iluminação natural, caso do inverno, os fios tendem a crescer menos.

Muitos se perguntam como fazer para o cabelo crescer mais rápido e isso acabou virando matéria aqui no blog também um tempo atrás, confira:



Fato é que não adianta ficar pensando somente em fazer o cabelo crescer mais ou menos, tem sim que cuidar dos mesmos e procurar trata-los e corta-los com regularidade para que os fios estejam sempre bem cuidados e cicatrizados para então crescerem com saúde.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.