Postado dia 11 junho 2014

Quando fazer o botox capilar




Existem vários tipos de tratamentos para o cabelo, dentre eles o botox capilar. Mas a questão mais importante não é se o botox capilar é bom ou ruim, mas sim quando ele é indicado para o cabelo, afinal o melhor tratamento funciona quando ele é necessário.




Vai encarar

Muitas pessoas tem ido atrás do famoso botox capilar. E muitos nessa busca acabam por desvirtuar a real necessidade de se fazer esse procedimento e até mesmo confundido esse procedimento com outro distinto de redução de volume.

Já falei aqui no blog que o botox capilar mais conhecido e difundido é o Fiberceutic da L'Oreal, que acabou ganhando esse apelido carinhoso de nós profissionais por causa da seringa usada para aplicar a ampola que realmente lembra a maneira de aplicar a famosa toxina botulínica.

Muitos falam hoje do botox capilar como um tipo de alisamento ou redutor de volume, é onde entram os outros "botox" que prometem reduzir volume mas na verdade são um tipo de escova progressiva.

Para melhor esclarecimento sobre isso leia:


O botox o qual me refiro aqui nesta matéria é o da L'Oreal, portanto saibam que é do tratamento que estou me referindo.

O botox capilar da L'Oreal deve ser feito quando se tem cabelos multiprocessados e que necessitam de um "endurecimento". Vou detalhar melhor.

Há cabelos que passaram por vários tipos de químicas e essas químicas danificaram o fio a ponto de ele estar digamos, "mole". Um fio sem aspecto de força alguma, de resistência alguma, melhor dizendo.

O botox capilar trabalha enrijecendo o fio capilar e fazendo com que esse tenha maior resistência à quebra, pelo menos é a proposta.

Neste aspecto há pessoas que me questionam da diferença do botox capilar e da cauterização a frio e qual seria melhor entre eles.

Normalmente eu tenho preferido trabalhar na cauterização a frio de reconstrução da Redken, marca da qual sou especialista master, visto que o tratamento é feito em mais etapas e não trabalha com queratina mas os aminoácidos que formam a mesma (nem todos, óbvio).

Veja as diferenças básicas entre os dois tratamentos nessa matéria que fiz a algum tempo atrás quando começaram a questionar qual seria melhor:

Portanto, o botox capilar, tratamento, deve ser feito quando o fio necessita de um "endurecimento", ou "enrijecimento" do fio. Isso fará com que o fio fique mais rígido.

E como muitos ainda irão perguntar coisas do tipo "se o cabelo estiver fraco qual dos dois é mais indicado" já me adianto logo: depende muito do cabelo, normalmente a cauterização a frio de reconstrução dá um resultado mais satisfatório.

E você qual dos dois já fez? Ou pretende fazer com base nessas informações?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.