Postado dia 05 agosto 2014

Cabelos com anemia




A maioria das pessoas não consegue ver o cabelo como uma parte do corpo humano, o que não é bom, porque assim não vêem a real necessidade de investir pesado nos fios. Assim como o corpo pode ter uma anemia o cabelo também pode ter mas existem formas de se evitar isso e também de voltar a ter cabelos normais.


A anemia deixa ralinho né???


Normalmente, e principalmente mulher, se preocupa muito com a estética do cabelo em termos de fazer química: luzes, mechas, relaxamento, progressivas, colorações. E se preocupam menos em relação a tratar dos fios.


E se preocupam menos em tratar dos fios com produtos cosméticos que diremos da preocupação com a alimentação voltada para os cabelos?

Quando digo alimentação voltada para os cabelos é porque TUDO que consumimos em termos de alimentação reflete nos cabelos.

Já reparou, por exemplo, que quando a pessoa faz uma dieta errada daquelas que ela só come alface e tomate, ela perde peso errado mas também fica com os cabelos finos? Então!

Falando em cabelos finos eu fiz uma matéria recentemente que vem a calhar com relação aquelas pessoas que possuem cabelos finos e/ou ralos, veja:



Por isso que sempre questiono quando alguém diz estar com cabelos ralos "de uns tempos para cá". Porque se a pessoa sempre teve cabelos finos, ralos, então é porque ela sempre teve também pouca densidade capilar, e isso não mudará.

Entretanto há pessoas que percebem que os fios estão sendo produzidos mais fracos. Cabelos que nascem mais leves, mais finos em termos de espessura mesmo.

Isso se dá por conta da alimentação faltosa, ou seja, inadequada ou mesmo uma má alimentação com déficit de nutrientes essenciais e necessários. Isso faz com que o organismo deixe também de enviar ao bulbo capilar os nutrientes necessários para uma boa produção dos fios de cabelo.

Sendo assim se uma pessoa está com anemia isso refletirá nos fios e na produção dos mesmos. Nascerão fios anêmicos. E fios anêmicos quebram com facilidade, são difíceis para ganhar comprimento devido às quebras no meio do caminho e assim a pessoa fica sempre com o mesmo cabelo, até resolver o problema do organismo.

Não obstante eu indico as vezes que a pessoa procure um médico ortomolecular ou mesmo um endocrinologista a fim de ver se está tudo normal com seu organismo.

Mas quem está somente com as pontas ralas dos cabelos o motivo pode ser outro, veja nessa outra matéria:


Saiba que em relação a fios que nascem fracos o que deve ser feito é a "manutenção" do organismo, de dentro para fora, deve-se averiguar com exames o que está ocorrendo e se necessário e indicado pelos médicos, para corrigir algum problema interno, tomar remédios e fazer tratamentos.

Vale ressaltar que a alimentação, se faltosa, nem mesmo a medicação para uma anemia, por exemplo, fará com que os fios sejam produzidos em bom estado, haja vista que uma coisa é o combate ao problema ostensivamente e outra é preventivamente, caso da alimentação.

Cuide da sua alimentação, seu cabelo agradecerá.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.