Postado dia 22 setembro 2014

Óleos vegetais para cabelos ondulados e cacheados




Cabelos cacheados e ondulados, mais o primeiro do que o segundo, são mais sensíveis para cuidar. Digo isso porque quanto mais fechado for um cabelo mais são as dificuldades para cuidar dele. Mas existem inúmeras maneiras de tratar esses fios e aqui vamos dar uma opinião sobre os óleos vegetais nos fios.


Bom até onde?
Sei que não tem como agradar a todo mundo, se bem que não procuro o fazer, mas sempre procuro escrever sobre o que conheço em química e em cabelos e sobre a união dos dois para galgar um melhor resultado para os fios.

Infelizmente nem todos entendem isso.

Como a um tempo existe um "boom", principalmente no Brasil, sobre a questão dos óleos vegetais, e de tanta gente pedir para eu expor meus pensamentos resolvi aqui compartilhar o que tenho feito nesses últimos anos em relação aos óleos vegetais.

Os óleos vegetais, ou, o trabalho com os mesmos nos fios foi uma grande descoberta para a ciência capilar. Lembro da era do Tutano, do Casco de cavalo, da Queratina disso e daquilo (ei pera lá, eu não sou assim tão velho quanto parece nessas lembranças ok!) e hoje, podendo presenciar a transformação na industria cosmética, vejo o quanto os cabelos ganharam.

Recentemente até falei sobre a questão da umectação com óleos vegetais nos cabelos, que muitos pediam e até coloquei uma foto que vai de contra o que todo mundo fala, de um cabelo que eu fiz, veja:


Mas a questão é que não basta ser óleo e não basta ser vegetal. Sei que muitos que defendem os óleos vegetais 100% naturais (veremos se é 100% mesmo) não irão gostar do que falo mas paciência, eu não obrigo ninguém a concordar comigo, como não sou obrigado a concordar com ninguém.

Os óleos vegetais são excelentes para os fios, mas com uma ressalva: os mesmos tem que ter algo que os faça penetrar nos fios e levar a propriedade deles para dentro da fibra (tais como antioxidantes, amaciante, proteção...).

Quando eu digo algo digo de tecnologia. E é engraçada ver uma minoria de menos de 0,01% dizer aqui no blog que essa questão de tecnologia em cosméticos é coisa de cabeleireiro capitalista, de cabeleireiro que tem medo de perder cliente ou de cabeleireiro que tem parceria com empresas para vender produtos e alimentar a industria. Conversa pseudo-politizada.

As mesmas pessoas que dizem isso geralmente o fazem de um smartphone onde ela usa skype, whatsapp, email, tem tela grande, e até comandam seus blogs por esses aparelhos cheios de....TECNOLOGIA.

E para que você entenda um pouquinho melhor sobre tecnologia em cabelos quando eu falo do assunto leia sobre o que falamos sobre nanotecnologia em produtos capilares:



Quando eu falei sobre óleos vegetais para cabelos ondulados e cacheados no título desse post eu o fiz porque geralmente quem faz uso dos mesmos são pessoas que possuem esse tipo de cabelo, mas se você leu a matéria do primeiro link que indiquei você viu que mesmo em cabelos lisos o uso é muito bom, mas tem a questão da tenologia.

E diga de passagem, até quem fabrica os óleos vegetais "naturais" o fazem como? Na mão? Porque o óleo vem limpinho, límpido? Será que pegam o côco ou a amêndoa colocam em uma máquina de moer cana e o óleo sai como vem no frasco? Ou ele é tratado antes?

Já disse aqui no blog (até mesmo na matéria sobre umectação) que eu uso óleos vegetais,  de amêndoas, argan, moringa, camelina, coentro, dentre outros, mas que são desenvolvidos com tecnologia que propicia a penetração deles no fio.

Vejam que não falei de marca alguma para não dizerem que estou "puxando sardinha" para meu lado.

Acho excelentes os óleos vegetais e a dica que dou é: procurem óleos que são desenvolvidos com tecnologia ao invés dos "naturais".

Mas se você achar que estou errado e não sei do que estou falando, continue fazendo da sua maneira, eu da minha, e todos vivemos felizes para sempre: eu aqui no salão com os cabelos que posto no INSTAGRAM e você com seu cabelo lindo como você gosta. 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.