Postado dia 10 novembro 2014

Como encorpar os cabelos




Quem tem cabelos finos ou também quem hoje está com os fios finos por conta de químicas que o diga. Encorpar os fios é dar aos mesmos uma vitalidade, um visual mais seguro além de, também, transmitir um aspecto de cabelo forte.





Quando falo em encorpar os cabelos não estou dizendo em somente aumentar o volume. Como também não estou dizendo em aumentar a quantidade de cabelo. Estou dizendo em aumentar, digamos, a espessura do fio (agora sim estou com dificuldade de explicar).


Geralmente aqui no salão em Belo Horizonte/MG quando falo com alguém que precisamos fazer um tratamento nos fios para dar corpo aos mesmos estou me referindo a tratar os fios de maneira que os mesmos ganhem massa.

Isso não quer dizer necessariamente aumentar o volume dos fios. Mas sabe quando você passa a mão nos fios e parece que ele vai se desfazer? Parece que você está passando a mão em fios de algodão? Você literalmente sente que o fio está "fraquinho", "esmirradinho". E isso confunde muito as pessoas, a questão de volume e quantidade de fios.

Por isso fiz uma matéria a um tempo atrás mostrando com exemplos a diferença entre eles, e se eu fosse você, pararia aqui nessa matéria e leria a outra primeiro para então voltar aqui, daí você irá ter uma compreensão melhor no que digo daqui pra frente:


Para encorpar os fios, o que consequentemente pode acarretar no ganho de volume, é necessário o uso de produtos que tenham em sua fórmula proteínas e aminoácidos.

Os aminoácidos são menores que as proteínas, e são eles que irão formar as mesmas. Sendo assim, um fio que está bem tratado e "balanceado" de aminoácidos tende a ficar mais forte, consistente, resistente e com sua "massa" mais encorpada.

Daí uma ressalva que faço é em relação à queratina, que é também uma proteína, muito importante na formação do cabelo, mas que aqui não é indicada por conta de seu resultado final. Por isso eu indico proteínas que sejam vegetais, e hoje temos vários produto que usam proteínas vegetais no lugar da queratina que é animal.

Em relação à dúvida da queratina, e para não alongar demais o post, vou sugerir que você leia o porquê da queratina não ser indicada nem mesmo no CCB, que é o programa de tratamento que lancei alguns anos atrás aqui no blog e que vem demonstrando resultados em todo mundo através de pessoas que nos enviam fotos de antes e depois, confira:

Sendo assim invista em produtos que contenham aminoácidos em sua fórmula como fonte principal. E aqui no blog já indiquei vários.

Hidrate os cabelos com esse tipo de máscara, procure sempre usar um leave-in também e sempre que for escovas os fios não deixe de protegê-los e para isso use um protetor térmico que contenha proteínas e aminoácidos.

Os resultados são visíveis (acho que agora eu consegui explicar o sentido de encorpado!).



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.