Postado dia 19 novembro 2014

Quanto se deve lavar os cabelos semanalmente




Sem dúvida essa é uma das 5 perguntas mais feitas aqui no salão de todos os tempos. Quantas vezes por semana devo lavar os cabelos Marlon? E isso é muito importante saber, de uma forma geral, porque está diretamente envolvido com o nível de saúde dos cabelos.



Lava, lava, lava

Eu sempre digo a mesma coisa: não basta usar uma excelente marca de produtos se a linha não for a adequada para o fio. Não adianta lavar os fios uma vez por semana somente se ao lavar não for utilizados bons produtos.


Enfim, existem questões a serem analisadas antes de simplesmente chegar à uma resposta final simples e pura.

Quando falamos na quantidade que se deve lavar os fios semanalmente também devemos perguntar algumas coisas antes de dizer 2, 3, 4 vezes simplesmente. O cabelo é oleoso na raiz? Tem química? Que tipo de química? Quantas quimicas? Qual é o modo que a pessoa mais gosta de usar os fios: escovados ou naturais?

Viu como é necessário um profissional que se preocupa com os cabelos para analisar caso a caso e indicar a melhor maneira? Antes de falar sobre isso quero aqui deixar o link de uma matéria onde ensinei como se deve lavar corretamente os cabelos, e você pode conferir antes de continuar lendo esse presente artigo:



Para quem tem cabelos normais a oleosos na raiz o máximo que se deve lavar os fios, é duas vezes na semana. Levando em consideração o bom tratamento dos fios pelo menos uma vez na semana é indicado que se hidrate os fios.

Já para aquelas pessoas que possuem cabelos com relaxamento ou descoloração não é indicado lavar os fios mais de duas vezes na semana. Sei que algumas vão dizer que não dá, que é impossível, mas a verdade é que dá sim e tranquilo.

Isso porque geralmente essas pessoas escovam os fios sempre que lavam, e quem fica só 2 dias com escova? Difícil.

E digo: é melhor escovas os fios duas vezes na semana do que lavar quatro!!! Claro, usando um termoprotetor específico para não danificar os fios e protege-los.

E quem faz academia? Malha todo dia, sua horroooooooores (é assim que falam aqui no salão!)? Também no máximo três vezes na semana. Sempre questionam que não tem como, mas sempre ensino que pode, dia sim, dia não, apenas secar os fios ao chegar da academia, e isso não irá deixar os fios sujos ou mau cheirosos, porque é água o suor.

E como falei ali em cima de hidratar os fios pelo menos uma vez na semana, que tal conferir uma matéria ensinando como hidratar os mesmos, sozinha, em casa?

Siga as dicas que demos aqui nessa matéria. Principalmente você que lava todos os dias, que vai a academia. Faça um teste. 30 a 60 dias. Depois volte aqui no blog e conte o resultado. Se você adicionar uma hidratação semanalmente então (vish), irá ter resultados que irão te surpreender.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.