Postado dia 30 janeiro 2015

Qual a melhor máscara para cabelo quebrado




Tratar e cuidar de cabelo é sempre uma questão boa de se discutir. E quando falo em discussão quero dizer no termo compartilhar. Sim, pois é sempre bom sabermos o certo e correto a fazer. E tratando então de recuperar cabelos danificados temos que nos aprofundar o máximo em conhecimento para não errar e perder tempo.



Escolha certo e seja feliz

Venhamos e convenhamos: se não fosse o exagero das pessoas em querer sempre mais e mais e mais, não haveria tantos cabelos quebrados! Claro e óbvio que nesse aspecto o profissional ajuda a destruir porque é ele quem devia dizer sim ou não para o precedimento que levará ao dano.

Mas a experiência também tem mostrado que a pessoa está ali com um profissional capacitado, que lhe diz que tal procedimento não pode ser feito (como ficar mais loira, por exemplo), e a pessoa insatisfeita com a opinião dele, procura um outro que mal vê o cabelo e diz que sim, que pode ser feito.

O resultado você já conhece. Quebra! Aliás, é importante ressaltar que QUEBRA não tem nada a ver com QUEDA, e essa confusão faz com que as pessoas escolham produtos errados para tratar os fios, e se você não quer correr esse risco aproveite para ler sobre o assunto:


Recentemente até postei uma foto no Instagram de um teste de mechas que fizemos para ver se o cabelo passaria por um relaxamento, onde o cabelo se desfez em pouco tempo. Sugiro que você, inclusive, siga nosso Instagram @cabelosesonhos para ficar por dentro de fatos e fotos que não postamos aqui no blog.

Para tratar um cabelo quebrado, ou recuperá-lo, melhor dizendo, se faz necessário que você utilize do item de FORÇA que já falamos no CCB (se você não conhece, basta ver o menu superior e clicar em CCB) que é o Cronograma Capilar Brasileiro.

O item força, é o que vai fazer com que seu cabelo seja reconstruído, sem levar em consideração maciez, disciplina e outros aspectos, Aqui estamos falando de cabelos que quebraram. Cabelos que precisam se fortalecer, parar de quebrar, se reconstruir.

Não dá para citar aqui uma marca e dizer: essa é a melhor máscara do universo para cabelos quebrados! Seria imaturidade. Tenho preferências? Sim. Mas existem várias marcas e que você, de repente, até se dá muito bem com aquela ali ou aquela lá. Mas sempre ressalto: produto profissional é muito melhor que produto comercial.

Veja que falei enfaticamente desse assunto:

Daí qual máscara é a melhor para cabelos quebrados? Resumindo: que seja profissional, que tenha itens de força ( aminoácidos, proteínas vegetais...), e que tenham o objetivo de recuperação do fio danificado.

Veja que, a principio, uma máscara para cabelos com mechas, pode parecer de reconstrução mas no caso, e geralmente, esses produtos visam mais a manutenção de cor do que a recuperação. Porque normalmente o fabricante não pensa em criar uma máscara para "reconstruir cabelos que quebram com luzes" por exemplo. Nesse caso são máscaras de fortalecimento mesmo.

Muitos devem questionar a questão da queratina nas máscaras. Se você ler o CCB que indiquei vai observar que excluí a queratina do quesito tratamento. Isso porque ela é de origem animal e só age externamente no fio, isso não faz diferença nenhuma pra nós, que queremos reconstruir o cabelo de dentro para fora.

E aí, você usa alguma? Qual?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.