Postado dia 05 março 2015

Quais as fases de crescimento do cabelo




Fazer cabelos é relativamente mais fácil que entender dos mesmos. Afinal, aplicar uma coloração de farmácia, ou mesmo fazer uma hidratação em casa, com um produto qualquer, é uma coisa. Saber como o cabelo funciona, seus desenvolvimento, é outra. E vamos abordar as fases de crescimento do cabelo para mostrar o porquê de algumas coisas.



São 3 fases


O cabelo nasce, cresce e morre (que dó!). Isso mesmo, o cabelo "morre". E eu coloquei a palavra morre entre aspas porque no sentido literal o cabelo é uma fibra queratinizada, mas é recuperável. O que isso quer dizer?


Se você pegar um fio de cabelo de uma ponta a outra, sem puxar a raiz, mas estica-lo, você não sentirá dor, isso porque não há terminação nervosa no fio, a não ser na parte onde ele se prende ao folículo e bulbo capilar. Sendo assim, o que ingerimos não irá atingir o fio já formado, mas será fundamental para o fio que está sendo formado.

Também desta forma o fio que já foi formado, ou seja, o comprimento, pode ser recuperado, que é o que fazemos em relação aos tratamentos capilares. Isso tudo eu disse a fim de explicar que o fio é "morto" mas é recuperável, mas o morrer no qual eu me refiro nesta matéria é a ultima fase dos fios, quando eles se soltam naturalmente e são substituídos. Vou explicar melhor.

Aproveito o ensejo para convidar você a seguir nosso Instagram, @cabelosesonhos para ficar por dentro de fotos que não publicamos aqui no blog. E uma dica que vai contra o que você tem ouvido, leia:




A fase de criação dos fios é chamada de Anágena, é a gênesis do cabelo. É nessa fase que o cabelo é formado dentro do bulbo, e sai pelo folículo. É a fase mais longa do fio, onde o mesmo está crescendo. Considera-se que 85% dos fios estão nessa fase.

Já a segunda, chamada de Catágena é a fase de repouso dos fios, onde, digamos, eles estão na fase de repouso, aguardando para a troca de fios novos.

E a terceira fase é chamada Telógena, que é a fase de "morte" dos fios, onde os mesmos caem para dar lugar à outros fios. Estima-se que cerca de 15% dos fios estejam nessas duas fases, catágena e telógena. Ou seja, estão em repouso ou em troca de fios. Daí entende-se o porquê de todos os dias caírem cerca de 150 fios.

Viu como cair cabelo não tem nada demais, assim como nada a ver cair cabelo com quebrar cabelo? Se seu cabelo está ficando mais ralo e você não conseguir distinguir se ele está caindo ou quebrando, leia a matéria que vou indicar abaixo para saber como entender o que está acontecendo com seus fios:



Essas fases do cabelo são, na teoria, parte dos estudos relacionados à Tricologia capilar, ramo que analisa os cabelos conhecendo-o a fundo.

Outro fator importante para conhecer o cabelo, ou de cabelo, é saber sobre Histologia capilar, que em uma outra oportunidade podemos abordar aqui no blog. Se você ler ou ouvir falar sobre Eflúvio, saiba que são tipos de queda, mas que abordaremos também em outra oportunidade.

Quanto ao que você leu, deu para aprender um pouco mais?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.