Postado dia 15 maio 2015

É melhor fazer escova ou chapinha




Essa foi a pergunta de uma pessoa que atendi pela primeira vez hoje no salão. Qual é melhor fazer no cabelo, escova ou chapinha? A minha resposta para ela foi bem simples e objetiva, mas também expliquei o porquê da resposta, e que também vou abordar aqui.




Qual o melhor?



Diante dessa pergunta, que eu já tinha ouvido muitas vezes, mas não tinha atinado para essa questão, fiquei raciocinando na hora e ali mesmo comentei com a cliente que iria fazer, hoje mesmo uma matéria sobre o assunto que deve, inclusive, ser a dúvida de muita gente.


Tanto escova quanto a chapinha são usados por alguém que quer um visual diferente nos fios. Óbvio. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa (clichê antigo né, mas eu queria tanto dizer isso!!).

Falando em visual, já tá seguindo a gente no Insta @cabelosesonhos para acompanhar visuais vistos somente por lá? Vai vacilar não né? Segue lá.

Aproveitando a deixa, e também o assunto deste post, creio que lhe interessa saber como se fazer uma boa chapinha no cabelo não é? Se esse for o seu caso, confira nosso post sobre o tema:



Fato é que a escova serve para modelar os fios. Mesmo que esses sejam lisos, afinal usamos o procedimento de escova para dar volume também (ohhhhhh). Entretanto quando alguém quer um cabelo mais liso, mais escorrido, mais (ahh vá, você já entendeu!), acaba-se optando por passar uma chapinha nos fios.

Não é meu caso. Quando alguém diz que quer um cabelo mais liso, eu prefiro usar produtos específicos para escovar os fios dando mais acabamento, o que alisa mais.

Entretanto algumas pessoas, ou muitas confundem a chapinha com a escova com, simplesmente, tempo de arrumar os cabelos.

NÃO SE DEVE USAR CHAPINHA NOS FIOS SEM ESCOVA-LOS ANTES!

Acho que respondi objetivamente né?

Se você acha que bom mesmo é fazer chapinha porque você não sabe fazer escova, então que tal abrir um pouco mais a mente lendo esse post onde eu dei dicas de como se fazer uma boa escova?

A escova vai alinha os fios, e secá-los, mas a chapinha vai seca-los ainda mais. A chapinha serve para deixar os fios mais planos. Eu disse MAIS planos. Ou seja, o cabelo já está plano. E se o cabelo já for liso eu posso fazer chapinha? Aí eu pergunto: se o cabelo já é liso para que fazer chapinha?

Primeiramente devemos alinhar os fios, com proteção térmica adequada para depois fazer uma chapinha nos mesmos. Caso contrário você irá danificar seu fio continuamente e o mesmo ficará quebradiço.

Sei que irão surgir perguntas aqui colocando algumas situações, mas creio que a resposta para elas seja quase sempre a mesma: não se deve usar a chapinha somente!

Eu raramente uso chapinha nos fios. E claro, uma pergunta que alguns já devem ter feito a si mesmos enquanto liam essa matéria: ahh mas eu uso a chapinha para fazer cachos e não para alisar, e aí? A resposta está lá em cima em letras maiúsculas. Tendeu?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.