Postado dia 18 junho 2015

Corte masculino Pompadour e SkinFade




Eu não tive nem coragem de falar no título que são os cortes de 2015, em relação ao cabelo masculino, porque o certo mesmo é que essa "new wave" dos cabelos já vem desde fins de 2013, cresceu em 2014 e surtou agora em 2015. Vou mostrar dois estilos aqui nesse post.




The pomp e skinfade

Para quem dizia que homem é relaxado, que não liga para o visual, e para aqueles bonitões super machos que pregavam que homem que é homem só corta o cabelo e corta unha tenho um recado: vocês estão desatualizados!

É que de dois anos para cá o publico masculino se envaideceu de uma forma tão grande, tão grande, que assim como a mulher que não trabalha hoje é vista como uma estranha, assim também o homem que não se cuida e não tem "dado um jeito" de usar um novo hair é visto como estranho.

Óbvio que eu mesmo digo que não somos obrigados a seguir tendencias e muito menos ficar reféns delas. Eu mesmo fiz mechas no meu cabelo uma única vez nesses 11 anos de profissional e nunca mais. Não combina nada comigo nem tem a ver com meu estilo!

Inclusive já falei aqui sobre homens que se cuidam numa matéria super bacana confira:


Os cortes mostrados acima são exemplos de POMPADOUR e SKIN FADE.

O Pompadour é o icônico estilo Elvis Presley, talvez um dos mais enstusiastas do corte. Se caracteriza, basicamente, por um topete mais que avantajado, bem maior que as laterais, beeeeem maior, porém penteado de forma impar e normalmente modelado de forma lisa e com pomada,

Diga-se de passagem, nos EUA a industria de pomadas masculinas é grande, grande, grande. Cada uma melhor que a outra, é quase impossível um homem que curte arrumar o cabelo ficar com uma única pomada (sou suspeito, tenho umas 4, fora as ceras e pastas...).

Muita gente confunde o Pompadour com o Razorpart que é um corte com risca lateral, e por ter também as laterais mais baixas alguns acabam confundindo, isso também se dá ao fato de o cliente às vezes pedir um Pompadour e depois querer fazer uma "risca" com navalha lateral. Mas para definir devemos observar o estilo de penteado e altura do cabelo.

Também fiz matéria falando sobre o Razorpart, e você pode conferir e aproveitar para ver a data que foi publicada, para perceber que não é algo de agora tão recente essa "vibe":

Já o outro corte dito aqui é o Skin Fade, e esse é mais caracterizado por um degrade de altura que pode ir de uma máquina 2 até o raspado "skin" com navalha. Fade basicamente é "desaparecer gradualmente" ou graduação para nós.

Então imagine um cabelo raspado na lateral com maquina 1,5 - 1 - 0,5 - 0 - navalha! Sem linhas entre uma e outra altura. Esse seria o Skin Fade, que também, vale lembrar, no alto é um corte mais curto, mas tratando-se do atual publico exigente masculino, variações surgem e estão aí para serem testadas.

Abaixo vou deixar alguns trabalhos que eu fiz nesses estilos, aqui no salão (inclusive o meu, rs)!





Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.