Postado dia 04 abril 2016

Shampoo a seco é bom ou ruim




Quando se ouve falar em shampoo a seco logo vem à cabeça a pergunta de que se é pra lavar com shampoo como ser a seco? Existe esse tipo de produto e muitos perguntam se é bom ou ruim usar um shampoo a seco e quando ele é indicado. Vamos falar então.




Lavou tá novo


Primeiramente: já curtiu nossa página do Instagram @cabelosesonhos onde mostramos nosso dia a dia no salão? Então que tal?


O shampoo a seco é um tipo de produto que vem com a iniciativa de "lavar" os fios sem ter que passar por aquele processo de entrar debaixo do chuveiro, ou mesmo lavar no salão (as espertinhas vão falar que lavam no tanque, eu sei...haha).

O fator mais bakana é justamente de poder "lavar" os fios em segundos. Mas para mim particularmente o mais bakana do shampoo a seco é poder deixar os fios com aspecto limpo e ao mesmo tempo prolongar um tratamento feito nos fios e ainda: manter a escova por mais tempo de forma esteticamente higiênica.

Muitos perguntam se teria algo a ver com o Co-wash que é basicamente a técnica de "lavar" os cabelos com condicionador. Não, não tem nada a ver. Para saber mais sobre essa técnica, e o que EU penso a respeito segue o link direto:



O shampoo a seco basicamente faz secar o óleo que o couro cabeludo produz. Alguns até já disseram (pasmem) que é a mesma coisa que passar talco (cruz credo!). Mas garanto: não tem o minimo de cabimento essa afirmação.

Primeiramente porque o talco deixa resíduo, segundo porque o talco também dá um tom esbranquiçado nos fios até imitando um grisalho, e outra que pesa os fios, e outra que suja a roupa, e outra que quando vier nova oleosidade irá formar uma meleca, e outra que... bom vou parar por aqui.

Já ouvi falar em shampoo a seco liquido, que nesse caso seria o tipo de você friccionar no couro e não enxaguar. Acho péssimo particularmente. Mas a maioria é em spray, o que é bem melhor. A "química" podemos assim dizer, contida nesses produtos vai, como dito acima, basicamente, neutralizar, se posso dizer assim, ou eliminar, ou esconder, maquiar, abduzir (abduzir foi forçado!) a oleosidade dos fios que é o que passa o aspecto de sujo.

Aí alguns perguntam quantas vezes pode ser feito isso no cabelo até lavar. Isso depende de cada cabelo. Até falei em outra matéria sobre a quantidade ideal para se lavar um cabelo, por semana, para manter os fios limos e tratados, acho que vale a pena dar um conferida:

Um shampoo a seco que gosto muito é o Two Day Extender, da Redken. Inclusive já usamos ele para finalizar e dar acabamento em penteados acredita?

Sobre o "shampoo a seco caseiro": sem comentário...

Mas existem vários outros por aí que muitos usam e gostam. Você usa? Ou já usou e gostou? Ou odiou? Que tal deixar nos comentários suas experiências?

Ah, sabe aquela sua amiga que reclama de lavar o cabelo todos os dias embora você ache que não precisa? Que tal mandar essa matéria direto no whatsapp dela clicando no botão no inicio da matéria?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.