Postado dia 15 junho 2016

Tratamentos que abaixam o volume e não agridem




Para quem tem cabelos indisciplinados, e volumosos, controlar o mesmo tem sido tarefa rotineira. Será que existe uma forma de tratar o cabelo para abaixar o volume sem agredir? Confira.




Será que abaixa?

Sabe aquela inspiração que você as vezes precisa para dar um up no seu cabelo? Aquela informação privilegiada? Pois é, você encontra no nosso Instagram @cabelosesonhos e tenha certeza: se não tiver algo muitíssimo interessante não publico. Segue lá.

Atualmente, em 2016, o que mais temos visto é as pessoas procurarem redução de volume dos cabelos, porém, sempre em busca de não agredir.

Eu tenho dito aqui no blog que tudo o que causa alteração de estrutura do cabelo irá de alguma forma danificar. Claro, sempre saliento que danificar puro e simples é um termo destrutivo. Até porque quando se vê cabelos que fizeram mechas e estão maravilhosos vem a afirmação: não danificou nada!

Óbvio que danificou. Mas existe o dano natural da química e existe o dano que é prejudicial para o cabelo. O dano natural você consegue reparar até no mesmo dia fazendo uma pós química adequada. Também se faz necessário dizer que não podemos confundir redução de volume com retirar o volume. Veja as diferenças na matéria abaixo:

Os tratamentos que podemos dizer que "abaixam" o volume, geralmente dependem de escova, aquela normal, do dia a dia, e menor quantidade de lavagens. Isso porque não há como retirar o volume dos cabelos com tratamentos somente.

Tá bom, você leitor mais assíduo desse humilde, simples, e carinhoso blog (tá bom, nem tããão carinhoso assim) já leu por aqui eu falando que existem tratamentos que podem até disciplinar o cabelo.

Mas você leu também que esses tratamentos são eficazes no caso de o volume ser causado por falta de tratamento. Sim, por falta de tra-ta-men-to. Você tem um cabelo normal, daí começa a fazer químicas, lavar a noite e dormir com ele molhado, fazer escova duas, três vezes na semana sem proteção térmica adequada, lavar o cabelo todo dia com xampú xing ling e, quando passa condicionador, é aquele yang ping...

Existem tratamentos que auxiliam sim na redução de volume desse tipo de cabelo, inclusive já citei aqui no blog, confira comigo no replay:

Mas entenda que se você está pensando em um tratamento que reduza o volume como faz uma escova progressiva, você nunca jamais na história desse país (lembrou de alguém?) irá encontrar. Simplesmente porque progressiva é progressiva, alisamento é alisamento, e tratamento é tratamento.

E como dizia Carlson Gracie: "leões andam com leões e elefantes com elefantes. Eles não andam juntos". Isso se aplica aos cabelos. Tratamento é tratamento e alisamento/mudança/progressiva é alisamento/mudança/progressiva. E eles fazem coisas diferentes.

Mas e os óleos? Eles não reduzem volume? Não! Absolutamente não! A pessoa dizer que o cabelo dela reduziu de volume apenas usando óleo de coco, óleo disso ou daquilo é mentira. Mentira! Você pode até lambrecar o cabelo de óleo e ele abaixar ou ficar controlado enquanto estiver com o produto. Mas deixe o cabelo sem. Já com a progressiva por exemplo, ou os alisamentos isso não acontece.

Eu consegui domar meu cabelo volumoso fazendo o que disse a você lá em cima: tratando o cabelo, lavando menos vezes, escovando com proteção térmica. Mas quando eu lavo ele volta à forma normal, claro que está bem mais tratado, mas a forma não muda. O volume ficou mais controlado, mas nada que diga considerável.

Se quero um cabelo com redução de volume mesmo a solução é alisamento, como já mostrei passo a passo aqui no blog, ou mesmo uma progressiva, que alguns insistem em chamar de selagem, botox, inteligente...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.