Postado dia 10 agosto 2016

Como tratar cabelos porosos em casa




Porosidade é algo que incomoda muito. Primeiro porque deixa o fio embaraçando a qualquer vento, difícil de pentear, e, segundo porque aumenta o volume em alguns casos e vários outros problemas. E aqui vou dar algumas dicas simples para tratar em casa.




Eita

Primeiramente que tal seguir nosso Instagram @cabelosesonhos?  Lá postamos fotos que não estão aqui (98%) e você pode ver alguns de nossos trabalhos.

Porosidade seria mais fácil identificar como textura (ahhh lembrou da textura feita na parede né? Não? Ok, prossigamos...) que é basicamente o tato ao cabelo, mas, contudo, porém, não é só isso não. A porosidade também pode deixar os cabelos fracos, sem vida, sem brilho, sem... bom não vou descer a lenha!

Basicamente você consegue perceber se seu cabelo está poroso passando os dedos ao longo do fio. Tá com aspecto de liso (atenção: cabelos com progressiva enganam enquanto estão com o efeito da mesma) então ele não está poroso. Está com aspecto "arranhando" ou parece que a superfície não está "plana"? Está poroso.

É uma das maneiras mais fáceis de identificar, mas você consegue perceber também quando o cabelo embaraça demais, principalmente se for cabelos finos.

Inclusive eu dei dicas sobre cabelos finos e ralos noutra matéria:

Para tratar os cabelos porosos em casa você vai precisar basicamente de produtos para textura. Lembra do nosso Cronograma Capilar Brasileiro, o CCB? Se você não conhece vale a pena dar uma conferida, principalmente no item textura.

Mas o mais importante aqui para nós serão os óleos do item textura, que são óleos que reestruturam, recuperam, reconstroem a parte externa do fio até mesmo com poucas aplicações. E quando eu falo em óleo não quero dizer somente o óleo que vem no vidrinho não, vale também, e principalmente, o óleo contido na máscara de hidratação do item textura.

Dica de expert? Potencialize usando os dois, óleo para deixar nos fios e a máscara para hidratar. É óbvio que estou seguindo o título da matéria, afinal você entrou aqui por isso não foi leitor? Entretanto eu ressalto, ou melhor, complemento, que é interessante (na minha humilde e pesquisadora opinião, necessário) que você faça junto um, ou alguns tratamento mais "contundentes" ou mais ativos, como uma cauterização a frio (sem chapinha, para não desidratar) no salão.

Cada cabelo é uma sentença. Existem níveis e níveis de porosidade. Há pessoas que dirão que hidratam o cabelo há algum tempo e não veem resultados. E isso é até "entendível" posto que a escolha dos produtos irá fazer a diferença.

Existe cabelos porosos secos, e existem os ressecados, que não vou explicar aqui pois já tem matéria sobre o assunto e eu quero que você leia trezentas matérias aqui do blog (hehehe). Mas falando sério, acho importante você adquirir conhecimento, para juntar as peças e entender. Veja a matéria:

Agora que você virou expert em cabelos porosos, com alto renome e autoridade nesse tipo de cabelo, que tal por a mão na massa, já que leu sobre o item textura do CCB, e começar a tratar sua porosidade, digo, a porosidade do seu cabelo?

Mais dica: hidrate o cabelo 2x/semana com a máscara. Não misture o óleo na máscara. Use o óleo no cabelo úmido, secando ou não. Quando o cabelo estiver seco, e você perceber que ele está ressecado, passe óleo e deixe no cabelo.

No começo você talvez tenha que usar o óleo nos fios até duas vezes ao dia, e talvez durante 1 mês ininterrupto. Mas vai por mim, eu faço isso o tempo todo, e o resultado é show. E como não poderia deixar de ser, daqui a pouco irão ter vários blogs falando isso aqui, mas com outras palavras. Não importa, o bacana é você leitor ser nosso privilegiado.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.