Postado dia 24 agosto 2016

Silicone faz mal aos cabelos ou não




O silicone já foi, e talvez até hoje seja, um grande vilão quando o assunto é cabelo. Mas o silicone faz mal ou faz bem aos cabelos? Existe um limite seguro ou deve ser abolido?




Eis a lenda

Existem várias pessoas que são formadoras de opinião na internet em vários assuntos, dentre elas o assunto "cabelos". Eu não acredito ser um formador de opinião, na verdade acho que estou mais para semeador de discórdia (risos) pois geralmente as pessoas falam algo e eu falo o contrário. Mas enfim...

Bom, você gosta de mim? Não gosta? Independente disso siga nosso Instagram @cabelosesonhos para ficar por dentro de nossa rotina de trabalho.

O silicone é muito utilizado na industria cosmética. Na capilar então nem se fala. É difícil ver um produto sem silicone, e até existem vários, mas até sua densidade e pureza denunciam que não possuem silicone. Como os óleos, por exemplo.

Se você pegar um óleo sem silicone, e um óleo que tem silicone, irá ver que o sem silicone é bem mais liquido que o que tem o componente. Isso é bom, isso é ruim, faz bem, faz mal, hidrata?

Primeiramente é necessário que você saiba que, mesmo que você tenha uma excelente máscara de hidratação, se você não souber usar a mesma de forma adequada irá fazer um péssimo procedimento, e nada adiantará. Por isso indico que você leia essa matéria sobre como hidratar os cabelos corretamente para então pontuarmos a pergunta gigante de cima:


Bom pessoal, eu sei que quem gosta deste blog gosta por conta da objetividade do mesmo e da nossa completa falta de "mimimi". Então vamos direto ao assunto.

Silicone não faz mal ao cabelo!

Deixei em uma única linha para não confundir e ficar gravado na sua cabeça. Repetindo: silicone não faz mal ao cabelo! Ele faz bem então? Depende do ponto de vista. Vamos ver quando.

O silicone é um ótimo protetor térmico. Isso mesmo. lembra que acima eu falei de dois óleos? Então. O que não possui silicone (cito um exemplo: Diamond Oil Shatterproof Shine Intense, da Redken) também não possui proteção térmica, e quando o uso (sim eu amo de amor ele) eu tenho que, juntamente, usar um protetor térmico caso vá secar os fios.

Já o óleo que tem silicone (maioria) possui certa proteção térmica em razão do silicone. Isso não quer dizer que o óleo seja bom, tampouco estou dizendo que você deva comprar qualquer óleo que simplesmente tenha silicone como protetor térmico. Nada disso. Afinal ninguém age assim com várias outras coisas de consumo (mulheres com relação a sapatos que o digam!).

Isso é tão importante e procurado no salão que fiz um post ensinando como escolher um óleo para vários tipos de cabelo, confira:

Entretanto devemos ter em mente que o silicone não hidrata o cabelo. Ele não trata o cabelo. Mas boné também não trata o cabelo, mas usamos para proteger do sol não é? Megahair não faz o cabelo crescer, mas as pessoas usam para ganhar comprimento e/ou densidade não é?

Aí surge a pergunta: "Mas Marlon, então porque muitas pessoas e/ou outros sites falam que o silicone é prejudicial ao cabelo?". Por desconhecimento e/ou pesquisa de wikipédia aliado à simples pesquisa em outros sites que elas consideram confiáveis mas nós, brasileiros principalmente, sabemos como funciona a industria jornalistica. E creio que até mesmo jornalistas que estejam lendo essa matéria concordam comigo.

Eu li e um site, que falava que "a pessoa deveria jogar fora todo produto que continha silicone" que também não se deveria usar protetor térmico porque esse prejudica os fios e a Kim Kardashian não usa! Sério, eu li isso. Esse mesmo site falava que não se deve usar produtos que tenham proteínas e também não deveria usar escovas com cerdas de plástico.

Fiquei pensando no quanto sou burro, pois todas essas "dicas" desse site eu faço...

Portanto, saiba que o silicone não vai tratar seu cabelo, mas não irá danificar. E se for pra colocar em uma balança irá pesar mais o fato de ele ser um bom protetor térmico, bem como um aliado ao "espalhamento" do produto do que qualquer dano.

Quanto aos comentários que ele faz uma "maquiagem" no cabelo, não vou nem comentar. Como dito lá em cima o silicone não é para tratar.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.