Postado dia 17 março 2017

Qual a diferença entre volume e forma capilar




Voltando ao assunto sobre volume, forma, cabelão... Vamos falar da diferença básica entre volume e forma, que leva muitos a tomarem decisões erradas baseados na identificação errada.




Quase liso...mas com volumon


Não pretendo me estender. Afinal, você veio aqui para ganhar conhecimento e/ou sanar uma dúvida não é? Mas antes, curta nosso Instagram @cabelosesonhos e deixe lá seu feedback sobre nosso trabalho.


Recentemente eu estava falando sobre como diminuir o volume no cabelo de criança. Claro que por conta da dúvida mencionada no título desse post algumas pessoas questionaram algumas coisas porque entenderam errado. Então resolvi falar um pouco mais aqui.

Se você também gostaria de ler sobre a diminuição de volume no cabelo de crianças (gente o neném da foto é muito fofo...) confira no link abaixo:



Entretanto quando eu falei ali naquele post sobre diminuir o volume eu não estava me referindo a alisar, ou fazer uma escova progressiva como entenderam antes de ler a matéria.

Por isso se faz necessário a melhor explicação aqui. Vejamos.

Volume é "o espaço ocupado pela cabeleira"! Veja bem, eu falei de espaço, e não de quantidade. Se você falar que tem MUITO cabelo então não estamos falando de volume, mas sim de densidade. E eu falei sobre a diferença entre volume e densidade capilar em outro post.

É até interessante que, você que tem interesse por volume capilar, leia esse post aqui, o post do link que eu coloquei acima, e o post do link que irei colocar abaixo. Assim, após ler as 3 matérias sobre volume eu duvido que você se confundirá mais sobre esse assunto:

Então o volume é aquele espaço que o cabelo ocupa sobre a cabeça. Digamos que é aquela parte que fica "voando" acima da cabeça (deu pra entender gente???? Sim ou não?). Você pode ter o cabelo liso, liso, lisinho. Ainda assim ele terá volume. Baixíssimo, mas tem.

Você pode ter dez fios de cabelo, que ainda assim poderá ter um mega volumão (agora complicou?). Por isso oriento: leia as 3 matérias!

Já a forma do cabelo diz respeito ao formato que o fio possui. Seja ele liso (reto), ondulado (curvo), ou anelado (espiral). Daí alguns podem questionar a questão do afro. Mas o afro está aqui entre esses três. Já vi afros que crescem Black Power e são espiralados, já outros ondulados bem juntinhos.

Meu cabelo, por exemplo, quando está natural, sem escovar, tem menos volume do que quando eu escovo. Isso mesmo! Pois quando ele está ondulado, fica colado na cabeça, caído, mas quando escovo ele, fazendo o famoso topete que me rendeu o apelido de "Johnny Bravo" (miseráveis colegas de trabalho...), ele fica bem mais volumoso.

Então a forma do cabelo não tem nada a ver com volume, não necessariamente. Quando você disser que quer reduzir o volume do seu cabelo, veja se, na verdade, você não está querendo dizer que quer é alisar os fios.

Volume é espaço. Forma é o estético.

Ah, se quiser nos seguir no Facebook fique a vontade.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.