Postado dia 18 maio 2017

Adolescencia muda o cabelo ou não




A chegada da adolescência não é algo novo somente em relação às relações sociais. Pode ocorrer também mudanças estéticas não imaginadas antes, como nos cabelos. Mas quais?



Mudanças à vista



A adolescência é marcada por mudanças na vida dos boys and girls, garotos e meninas, piás e gurias, e por aí vai.


Mudanças de ordem emocional, física, estética, hormonal, enfim, haja mudança. Mas aqui quero tratar da mudança relacionada aos cabelos. E veja só: não existe cabelo feminino ou masculino! Tanto meninos como meninas podem sofrer mudanças nos fios (eu sou um exemplo...).

De repente você que está aí lendo essa matéria esteja desesperado porque seu cabelo está mudando muito rápido, como você nunca tinha visto antes. Talvez você diga que nos dois últimos anos tem percebido uma mudança gigantesca, ou no último ano, nos últimos três talvez.

Mas o fato é que você deve estar com idade entre 12 e 16. Bingo?

Ou você é uma mãe/pai que está lendo a matéria por conta da mudança no cabelo do filho(a) não é verdade? Inclusive pais (também sou) eu fiz uma matéria recentemente falando sobre a mudança no cabelo dos filhos, e seria legal que você lesse, ainda que não tenha, a principio, muito a ver com o que você está procurando aqui agora, mas vai lhe ajudar:



 Repare que quando a criança nasce, e até os 2 anos de idade, máximo 3, o cabelo é de uma forma, e normalmente acaba mudando. O cabelo fica definido até por volta dos onze ou doze anos de idade, e, a partir daí, o cabelo pode sofrer drásticas mudanças.

Isso se deve ao fato das mudanças hormonais. Aqui no salão eu atendo adolescentes que vi crescer, desde quando tinham cinco, sete anos, e alguns desde que tinham meses de idade ainda. E a voz muda, a altura muda, o corpo muda... Com os cabelos acontece também. não todos. Mas mesmo os que os cabelos não mudam na forma, as vezes mudam na textura. Ficam mais secos ou mais oleosos, enfim.

Mas o fato é que o cabelo muda, eu diria, na metade dos casos. Eu e meus irmãos tivemos mudanças de cabelo na adolescência. Meu cabelo era liso, caía no olho, penteava de lado, e hoje ele é ondulado. A única coisa que não mudou foi que ele continua fino.

Se é seu caso, de cabelo fino, veja a seguir uma matéria onde ensino a cuidar desse tipo de fio, vai lhe ajudar:

Mas entenda: se seu cabelo está passando por mudanças agora na adolescência, ou o cabelo da sua prole, saiba que é normal. O que pode ser feito é minimizar os efeitos da mudança, tratando o fio e agindo preventivamente, pois é nessa fase que começam os "vacilos" como fazer progressiva e outras coisas que, para o momento, não são adequadas.

Para não me estender demais, vou parar por aqui, mas irei fazer outra matéria falando de como cuidar do cabelo na adolescência e como minimizar os efeitos da mudança capilar nessa fase.

E você, está com os cabelos mudando, ou seu filho(a) está passando por essa fase? O que você tem feito ou pensado em fazer? Conta pra gente nos comentários.

Se gostou dessa matéria me siga no Instagram e no Facebook.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.