Postado dia 22 maio 2017

Como deixar o cabelo liso sem frizz com escova




Muitas mulheres me questionam como deixar o cabelo liso e sem frizz, somente escovando, sem usar progressiva ou relaxamento. Até homens já perguntaram como faço para deixar o meu, que é enrolado, liso e polido. Vou dar essa super dica aqui.



Fica calma

Nos tempos atuais aprender a controlar o próprio cabelo, escovando principalmente, não é questão de saber além. já virou questão de ganhar tempo bem como de se manter sempre mais arruada no dia a dia, afinal hoje a mulher está mais inserida no mercado de trabalho do que o homem em alguns casos, o que exige dela sempre uma aparência apresentável.

E com isso muitas pessoas tem aprendido a fazer escova nos próprios cabelos, mas acabam por desanimar ou recorrer às escovas progressivas por conta de a escova ficar assim não tão bonita ou apresentável. E acaba não agradando porque fica com aspecto espigado ou cheia de frizz ("palecendo" o Cebolinha da "tulma" da Mônica)!

Mas vou dar duas dicas infaliveis para se deixar o cabelo liso somente com escova. Primeiramente quero sugerir que você saiba quais são as causas do frizz nos cabelos, pois pode ser que você esteja agravando isso sem saber, então quem sabe você não se dá uma ajudinha sabendo disso? Confere lá



Um dos motivos que leva os fios a ficarem com frizz após uma escova é o rápido aquecimento do fio gerando um certo estresse no mesmo. Afinal o secador tem um vento forte, é bem mais quente que o ar, então obviamente que o fio seca bem mais rápido. Mas não é só isso.

O cabelo também perde mais água do que se secasse ao natural, afinal a temperatura do secador é bem maior do que a ambiente não é? A água dá peso nos fios, mas já reparou que o cabelo fica mais "grudado" próximo ao couro cabeludo quando ele está oleoso? Vai juntando as informações...

Outra questão é que usa-se uma maior temperatura e uma maior velocidade para secar, mas...NÃO SE USA UMA MAIOR PROTEÇÃO DISSO!

Exatamente! Menos água, menos óleo, mais calor, mais rapidez é igual a FRIZZ e SECAMENTO (e em muitos casos ressecamento).

Como acabar com isso? Igualando a equação: se você está usando mais calor, e retirando mais água, então deve-se ter mais proteção.

Aí vem minha dica blindada: protetor térmico defrizante junto de um óleo próprio para cabelos (não pode ser sérum, ou óleos vegetais naturais), pois o óleo próprio para cabelo tem, na maioria deles, proteção térmica também.

Não sabe fazer escova direito também não? Então pegue algumas dicas nessa matéria:

Quando for escovar o cabelo use um protetor térmico defizante e use também um óleo, ainda nos fios úmidos. Eu faço assim: depois de lavado os cabelos eu aplico o óleo (no nosso Instagram tem todas as dicas de como usar), espalho nos fios, e depois aplico o defrizante por cima. As escovas ficam sempre bem alinhadas, macias da raiz às pontas (como você pode ver no Insta e no Face) e duram muito tempo bonitas.

Com um detalhe: sem a necessidade de fazer progressiva.

Portanto sempre use um óleo e um defrizante juntos para diminuir e exterminar o frizz dos cabelos e ter uma escova com mais brilho, mais maciez e mais tempo de duração.

Gostou da matéria? Me segue então no Instagram e no Facebook.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.