Postado dia 19 setembro 2017

Os 3 Segredos para ter cabelos mega brilhantes




Cabelo bonito tem que ter brilho! Mas conseguir brilho é uma tarefa que a maioria não consegue realizar. Mas com esses 3 segredos você irá ter cabelos muito brilhantes.



Feitos aqui no salão


Eu digo que cabelo bonito tem que ter brilho porque como pode um cabelo ser bonito, saudável e não ter brilho? Estranho não é? Já viu os cabelos que posto lá no Instagram @cabelosesonhos? Se não viu segue lá.


Primeiramente entenda que cabelo bonito e bom não tem nada a ver com cabelo liso. O cabelo pode ser liso e ser um cabelo fosco. áspero, mal cuidado. Mas pode o cabelo ser anelado, cacheado e ser aquele cabelo de parar o trânsito (bi-bi/fon-fon)!

Então, antes de pensar em brilho pense em saúde. Isso mesmo. Ou você quer somente aquele brilho "make-up"? Aquele que só na hora é brilhante devido uma chapinha (apesar que duvido muito) e depois é tão seco mas tão seco que só dos outros olharem dá sede?

Na última matéria eu contei 4 segredos para ter cabelos fortes porque, para mim, ter cabelos fortes é o mínimo necessário para lidar com os fios de outras formas, seja na textura, na cor ou na disciplina. Lembrando que quando falamos em brilho no cabelo estamos falando, obviamente, de textura.

Agarre esses 3 segredos meus para ter cabelos muito brilhantes e veja a diferença no dia a dia:


  1. Use, abuse, e "reuse" dos óleos para cabelos: veja que nesse aspecto eu ensejei que seja óleos para cabelos. Não, não vale óleos vegetais naturais, como de côco, de rícino, mamona, ou qualquer outro, tem que ser óleo de cabelo, e de boa qualidade. Use nos fios úmidos e depois de secos também. Eu uso todos os dias;

  2. Mantenha a textura dos fios plana: seja liso, seja cacheado, não importa. Um princípio da física nos ensina que "superfícies mais planas refletem maior luminosidade"! Portanto, seja para escovar os fios, e deixa-los lisos, ou mesmo para deixar os fios cacheados, procure usar leavein/defrizantes próprios para dar textura nos fios. Mesmo o cabelo cacheado precisa ter sua superfície plana, ou seja, as cutículas planas, alinhadas, se assim o for o cabelo irá refletir um brilho formidável;

  3. Use pomadas de polimento: essas pomadas podem também ser substituídas por sérum. Quando você dá "acabamento" nos fios, com um produto adequado, e de boa qualidade, você leva aos fios uma textura melhor, e textura melhor significa superfície mais plana, e superfície mais plana...(lembrou do segredo número 2?).

Tem pessoas que irão reclamar que possuem o cabelo oleoso e por conta disso não podem passar óleo nos fios. Isso não é verdade pois eu uso óleo em 100% dos cabelos que trato aqui no salão. Nem pergunto se a pessoa tem cabelo oleoso ou não.

Veja que falei, aliás, escrevi, a solução para cabelos oleosos na raiz e seco nas pontas para quem reclama que o cabelo é oleoso . A verdade é que não existe cabelo oleoso, e sim raiz oleosa. Mas essa oleosidade não atinge mais do que 4 dedos (cerca de 6/8 cm de cabelo).

Atualmente os grandes cabeleireiros tem postado vídeos, fotos, stories no Instagram/Snapchat/Facebook mostrando o brilho do cabelo após as mechas e/ou coloração. Isso se deve ao fato e necessidade de mostrar para quem não está ali para tocar nos fios que esses estão saudáveis, pois cabelo saudável e sem brilho, na verdade, não está saudável.

Na minha Fanpage do Facebook eu posto alguns mini vídeos, e transmissões ao vivo, falando sobre tratamentos do fio, inclusive sobre como dar brilho nos mesmos. Segue lá.

E você, tem tido sucesso com o brilho nos seus cabelos? Se não, e com base nos segredos aqui revelados, o que tem faltado? Comente abaixo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.