Postado dia 01 setembro 2017

Por que sua progressiva só dura poucos dias




Quem faz progressiva tem uma preocupação séria com manter o cabelo sempre bem alinhado e com aspecto proporcional. Claro, existem os que não se importam, mas são minoria, e uma reclamação de muitos é que a progressiva dura pouco. Por que?



Não se desespere


Aqui no salão, e pela internet também, escuto muita gente falar a seguinte frase: fiz escova progressiva tem pouco tempo e o cabelo já está volumoso novamente!


E olha que muitas dessas pessoas nem teriam o porquê de reclamar, afinal é pouco perceptível essa "saída" da escova progressiva. Lá no Instagram @cabelosesonhos tem várias pessoas que fazem progressiva mas o cabelo fica tão bacana que nem se percebe que fazem, por que?

É simples a resposta: essas pessoas tem uma rotina de tratamento! Isso mesmo, o quão tratado é um cabelo vai fazer a diferença de durabilidade de uma progressiva em um cabelo e outro. Se realmente o que você está fazendo é uma escova progressiva então não existe um motivo diferente para não durar o procedimento.

Mas se você acha que está fazendo progressiva e não é, então está explicado. Eu já até ensinei como saber se é progressiva ou não para que as pessoas não sejam enganadas fazendo um procedimento achando que é outro. Vale a pena ler.

Mas uma coisa posso te afirmar com total convicção: se a progressiva é de ácidos então o alisamento será definitivo, não vai sair, não vai voltar ao normal com o passar do tempo! Mas se a progressiva não é de ácidos então o cabelo vai voltar com o tempo. Isso é normal.

Veja que eu disse "com o tempo", e esse "tempo" não algo de dias apenas. Um detalhe importante é que um cabelo bem tratado, aquele que a pessoa cauteriza no salão, trata em casa, usa leaveins bons, usa boas máscaras de tratamento, vai ter melhor efeito com a progressiva do que um mal tratado.

Isso se deve ao fato, principalmente, da porosidade. Cabelos mal tratados são ásperos, com cutículas (escamas) abertas, e com isso recebem tudo mais fácil, mas não retém. Já os cabelo bem tratados absorvem o necessário mas retém os produtos. Simples assim e sem complicação.

Alguns perguntam se é por que fizeram uma "progressiva mais leve" que o cabelo pode não ter durado muito. Não existe progressiva leve ou natural. Eu já expliquei também se escova progressiva natural existe ou não nesse link, onde mostrei de forma simples o entendimento.

Então, para concluir, quero lhe fazer a seguinte pergunta: você cuida, trata, cauteriza seu cabelo com a mesma preocupação, ou maior, do que você se preocupa em fazer a escova progressiva no seu cabelo? Se sua resposta for NÃO então você já sabe a resposta do título da matéria!

Quer saber mais sobre cabelos? Siga nossa página no Facebook e nossas outras redes sociais.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.